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Física - Educação em Física - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A reforma curricular do Ensino Médio, regulamentada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, propôs uma reorganização curricular em três áreas de conhecimento com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de conteúdos e habilidades, em uma perspectiva de interdisciplinaridade e contextualização, o que envolve o ensino e aprendizado de Física na área de Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias. Dessa perspectiva decorrem, por exemplo,
a criação, na grade curricular, de novas disciplinas que integrem e utilizem conhecimentos contextualizados de diferentes áreas de conhecimento.
a substituição das antigas disciplinas da grade curricular por outras que possibilitem a justaposição dos conteúdos específicos, dadas pela vivência do aluno em seu cotidiano.
a fusão de diferentes disciplinas a partir de múltiplos olhares e conhecimentos práticos presentes no cotidiano imediato dos estudantes ou decorrentes da evolução científica e tecnológica.
a utilização e inter-relação de conhecimentos de várias disciplinas, centradas na preparação para a solução de problemas reais e compreensão de fenômenos sob diferentes pontos de vista.
a recomendação do desenvolvimento do ensino não mais em disciplinas, mas através de projetos interdisciplinares, de âmbito local, que preparem o educando para a vida em sua comunidade.
Durante o século XX apareceram várias técnicas de microscopia de alta resolução, muitas delas designadas por siglas. Microscópio eletrônico de transmissão (MET), microscópio eletrônico de varredura (MEV), microscópio de tunelamento varredura (STM) e microscópio de força atômica (AFM) são aparelhos associados a algumas dessas técnicas. Em relação às microscopias eletrônica, de tunelamento varredura e de força atômica, julgue os itens que se seguem.
No STM, é possível obter informações a partir da corrente elétrica que flui entre a ponta de prova do microscópio e a amostra.
Física - Educação em Física - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A nova organização do currículo do Ensino Médio nas três áreas de conhecimento incorporam, em suas denominações, o termo ... e suas tecnologias. O sentido desse acréscimo na designação da área Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias é, sobretudo, o de
mudar o ensino de caráter geral e universal para um de caráter prático que prioriza o conhecimento científico e tecnológico contemporâneo.
priorizar a educação técnica profissional, tendo em vista as profundas mudanças na sociedade tecnológica contemporânea.
incorporar novos recursos tecnológicos na educação, como computador e vídeo, para promover a inclusão digital dos educandos.
centrar o aprendizado na familiarização com novas linguagens e com o manuseio de equipamentos de produção e consumo.
integrar processos tecnológicos próprios de cada área de conhecimento, que são meio ou finalidade da formação básica.
Durante o século XX apareceram várias técnicas de microscopia de alta resolução, muitas delas designadas por siglas. Microscópio eletrônico de transmissão (MET), microscópio eletrônico de varredura (MEV), microscópio de tunelamento varredura (STM) e microscópio de força atômica (AFM) são aparelhos associados a algumas dessas técnicas. Em relação às microscopias eletrônica, de tunelamento varredura e de força atômica, julgue os itens que se seguem.
O princípio de funcionamento do AFM é a medida das deflexões da ponta de prova do microscópio enquanto essa ponta varre a superfície da amostra sob análise.
Física - Educação em Física - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Tendo em vista o ensino de ciências e as novas diretrizes educacionais, essa frase de Einstein,
é questionável, pois reforça a idéia de que a ciência não é uma construção histórica e social, mas construída de idéias subjetivas e pessoais.
é questionável, pois atribui à ciência um caráter pessoal e subjetivo, de verdade provisória sujeita a erros e controvérsias.
é contraditória, pois ao mesmo tempo promove uma idéia de ciência como construção histórica e impessoal e outra, como construção pessoal e particular.
é educativa, pois comprova, a partir do depoimento de um grande cientista, que a ciência é um empreendimento humano e social inquestionável.
é elucidativa, pois não vê a ciência como um saber natural absoluto e aponta o caráter histórico-social de seu desenvolvimento, por vezes também subjetivo e pessoal. www.pciconcursos.
A difração de raios X é uma das principais técnicas de caracterização microestrutural de materiais, tendo grande aplicação em campos como geologia e ciência dos materiais. Julgue os próximos itens, relacionados à geração e à difração de raios X.
É possível gerar raios X fazendo com que um feixe de elétrons com energia cinética da ordem de dezenas de keV incida sobre um alvo metálico.
A difração de raios X é uma das principais técnicas de caracterização microestrutural de materiais, tendo grande aplicação em campos como geologia e ciência dos materiais. Julgue os próximos itens, relacionados à geração e à difração de raios X.
O comprimento de onda mínimo no espectro de raios X gerados em um tubo comercial é inversamente proporcional à voltagem de aceleração dos elétrons.
Em um circuito RC série é aplicada uma tensão DC de 15 V. Sendo R = 100 kΩ, C = 2200 μF e estando o capacitor inicialmente descarregado, determine a constante de tempo τ do circuito e o valor aproximado da tensão VR no resistor após um intervalo equivalente a τ.
A difração de raios X é uma das principais técnicas de caracterização microestrutural de materiais, tendo grande aplicação em campos como geologia e ciência dos materiais. Julgue os próximos itens, relacionados à geração e à difração de raios X.
Na técnica de Laue de difração de raios X, a amostra deve estar na forma de pó.
A difração de raios X é uma das principais técnicas de caracterização microestrutural de materiais, tendo grande aplicação em campos como geologia e ciência dos materiais. Julgue os próximos itens, relacionados à geração e à difração de raios X.
A difração de raios X obtida pela técnica de Debye-Scherrer exige o uso de um feixe de raios X policromáticos.
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