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O conhecimento da microestrutura dos materiais possibilita a compreensão de suas propriedades e de seus comportamentos. Em muitos casos, podem ser feitas previsões detalhadas do comportamento do material. A importância desse conhecimento tem levado a um desenvolvimento contínuo de técnicas experimentais, particularmente da microscopia, cujos aumentos máximos têm crescido e as resoluções, melhorado continuamente. Acerca da microscopia óptica, julgue os itens subseqüentes.
Em um microscópio óptico, o contraste é uma propriedade inerente da amostra e, portanto, não depende da interação da luz com a própria amostra.
Um veículo passou às 7 horas e 20 minutos pelo quilômetro 112 de uma rodovia e às 10 horas estava exatamente no quilômetro 368 dessa mesma rodovia. Nesse intervalo de tempo esse veículo manteve a velocidade média de:
Controles sem fio, como os de de abertura de portas de garagem geralmente fazem uso da radiação infra-vermelha, enquanto que telefones sem fio e celulares utilizam radiofreqüências. A escolha dessas diferentes faixas de radiação eletromagnética se deve a
uma consideração de ordem econômica, em função da demanda de energia das baterias.
diferentes decaimentos da intensidade em função da distância, ou seja, diferentes alcances.
razões práticas dadas em função da diferente radiotransparência das paredes a cada freqüência.
princípios de segurança no uso e na privacidade estratégica das radiações nas comunicações.
opção dos fabricantes, pois pode-se operar celular com infravermelho e controle com rádio freqüência.
O conhecimento da microestrutura dos materiais possibilita a compreensão de suas propriedades e de seus comportamentos. Em muitos casos, podem ser feitas previsões detalhadas do comportamento do material. A importância desse conhecimento tem levado a um desenvolvimento contínuo de técnicas experimentais, particularmente da microscopia, cujos aumentos máximos têm crescido e as resoluções, melhorado continuamente. Acerca da microscopia óptica, julgue os itens subseqüentes.
O contraste da imagem de materiais isotrópicos pode ser melhorado utilizando-se microscópios de luz polarizada, pois tais materiais são capazes de transformar luz polarizada em luz não polarizada.
Física - Educação em Física - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
O professor de Física deve desenvolver permanentemente atualização e aperfeiçoamento profissional. Nesse sentido, considere as seguintes afirmações:
I. Ele deve fazer pesquisa em Física, como ciência básica ou aplicada.
II. O seu trabalho como professor constitui parte essencial de seu campo prático de investigação científica e pedagógica.
III. A sua cultura científica, e também a geral, precisam ser continuamente promovidas.
Dentre essas afirmações, são plausíveis a um professor de Física da educação básica
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Durante o século XX apareceram várias técnicas de microscopia de alta resolução, muitas delas designadas por siglas. Microscópio eletrônico de transmissão (MET), microscópio eletrônico de varredura (MEV), microscópio de tunelamento varredura (STM) e microscópio de força atômica (AFM) são aparelhos associados a algumas dessas técnicas. Em relação às microscopias eletrônica, de tunelamento varredura e de força atômica, julgue os itens que se seguem.
As lentes do MET são feitas de material semicondutor, geralmente silício, e, portanto, não apresentam aberrações.
Física - Educação em Física - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
O aprendizado de Física, assim como sua pesquisa, envolve observações, experimentações, interpretações e verificações. Considere, nesse sentido, as atividades formativas:
I. observações qualitativas, feitas pelos alunos, de processos naturais ou tecnológicos em seu cotidiano;
II. demonstrações semiquantitativas orientadas pelo professor em sala de aula;
III. verificações quantitativas realizadas por grupos de alunos em laboratório didático.
Você diria que constitui parte integrante da dimensão prática e experimental do aprendizado escolar de Física o apresentado em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Durante o século XX apareceram várias técnicas de microscopia de alta resolução, muitas delas designadas por siglas. Microscópio eletrônico de transmissão (MET), microscópio eletrônico de varredura (MEV), microscópio de tunelamento varredura (STM) e microscópio de força atômica (AFM) são aparelhos associados a algumas dessas técnicas. Em relação às microscopias eletrônica, de tunelamento varredura e de força atômica, julgue os itens que se seguem.
Um mecanismo de contraste possível na imagem formada por elétrons retroespalhados em um MEV é o contraste de composição.
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Tendo em vista, de um lado, o caráter de etapa conclusiva da Educação Básica atribuído ao ensino médio pela LDB/1996 e, de outro, as rápidas e contínuas mudanças no mundo do trabalho trazidas pelas inovações científico-tecnológicas, é adequado que o ensino atual da Física na escola básica esteja voltado à
formação profissional específica, em lugar de qualificação de caráter geral.
preparação propedêutica para o ensino superior em lugar da formação técnica.
formação geral que qualifique para a vida social e profissional e para o aprendizado permanente.
preparação para o aprendizado crítico e abstrato em detrimento de qualificação para intervenções práticas.
formação técnica que capacite para dominar os princípios e instrumentos voltados à investigação científica.
Durante o século XX apareceram várias técnicas de microscopia de alta resolução, muitas delas designadas por siglas. Microscópio eletrônico de transmissão (MET), microscópio eletrônico de varredura (MEV), microscópio de tunelamento varredura (STM) e microscópio de força atômica (AFM) são aparelhos associados a algumas dessas técnicas. Em relação às microscopias eletrônica, de tunelamento varredura e de força atômica, julgue os itens que se seguem.
A formação de imagem no MEV depende fundamentalmente do número de neutrinos emitidos pela amostra quando o feixe primário incide sobre ela.
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