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A figura acima mostra quatro caminhos em um diagrama p-V ao longo do qual um gás ideal é levado de um estado inicial (i) para um estado final (f ).
De acordo com essas informações e a primeira lei da termodinâmica, julgue os itens a seguir.
A classificação dos caminhos por ordem crescente de trabalho realizado é W1 > W2 > W3 > W4.
A figura acima mostra quatro caminhos em um diagrama p-V ao longo do qual um gás ideal é levado de um estado inicial (i) para um estado final (f ).
De acordo com essas informações e a primeira lei da termodinâmica, julgue os itens a seguir.
A classificação dos caminhos por ordem crescente em magnitude de calor transferido (Qi) é Q1 < Q2 < Q3 < Q4.
A figura ao lado mostra um barco atravessando um rio. Considere que a velocidade do barco em relação à margem é vBM = 2,40 m/s, que vBA é a velocidade do barco em relação à água e que vAM = 1,20 m/s é a velocidade da água em relação à margem, ou seja, a velocidade da correnteza.
Com relação à situação acima ilustrada e aos movimentos relativos, julgue os itens abaixo, sabendo que sen 30º = .
Para atingir a margem oposta do rio na mesma longitude do local de partida, o ângulo deverá ser igual a 30º.
A figura ao lado mostra um barco atravessando um rio. Considere que a velocidade do barco em relação à margem é vBM = 2,40 m/s, que vBA é a velocidade do barco em relação à água e que vAM = 1,20 m/s é a velocidade da água em relação à margem, ou seja, a velocidade da correnteza.
Com relação à situação acima ilustrada e aos movimentos relativos, julgue os itens abaixo, sabendo que sen 30º = .
O vetor velocidade é dado pela seguinte soma vetorial:
Há 140 milhões de anos, América do Sul e África deixaram de ficar fisicamente ligadas. A figura acima ilustra as diferentes etapas do processo de separação desses continentes. Desconsiderando o movimento de rotação dos continentes e supondo que a distância atual entre os dois continentes é igual a 4.000 km e que um ano tem 365 dias de 24 horas, é correto concluir que
a velocidade média de afastamento dos dois continentes é maior que 10-5 km/h.
A figura acima mostra dois barcos comunicando-se por ondas de rádio. As ondas senoidais emitidas pelo barco A atingem um receptor no barco B por incidência direta e por reflexão na ionosfera. Nessa situação,
haverá interferência construtiva das ondas de rádio no ponto B, quando , em que o comprimento de onda e n é um número inteiro.
Observe as figuras abaixo.
Através desta simples demonstração realizada pelo professor, na 4ª série do Ensino Fundamental, ele poderá desenvolver algumas competências de seus alunos, exceto uma das relacionadas abaixo. Assinale-a.
Conhecer os processos de magnetização de um corpo.
Conceituar magnetismo.
Distinguir fenômenos físicos de fenômenos químicos de um corpo.
Conhecer as propriedades dos ímãs.
Conhecer algumas aplicações do magnetismo.
A velocidade escalar de um móvel, que percorre uma trajetória retilínea, varia com o tempo de acordo com o gráfico.
É correto afirmar que, no intervalo de 0 a 20 s,
o movimento é sempre acelerado.
o movimento é sempre retardado.
a velocidade escalar média é de 10 m/s.
a aceleração média é de 4,0 m/s2.
a variação de espaço é nula.
Um caixote, inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa, é impulsionado por uma força horizontal constante, de intensidade 20 N, durante 20 s. Após esses 20 s, a velocidade do caixote é de 90 km/h. Nessas condições, a massa do caixote, em kg, vale
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9,0
4,0
2,0
Um corpo é lançado verticalmente para cima, com velocidade inicial de 20 m/s, em um local onde a aceleração da gravidade vale 10 m/s2. Desprezando a resistência do ar e tomando como referencial o ponto de lançamento, a altura em que a energia potencial gravitacional do corpo é o triplo da sua energia cinética, em metros, vale
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