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Na situação de equilíbrio, a força resultante sobre o quadro é nula.
A figura acima ilustra esquematicamente um percurso circular vertical, no qual um móvel se desloca com velocidade escalar constante, sem atrito. Considerando o móvel nas posições I, II, III e IV indicadas na figura, julgue os itens seguintes.
Na posição II, a energia potencial gravitacional do móvel é igual à metade da energia potencial gravitacional na posição I.
A figura acima ilustra esquematicamente um percurso circular vertical, no qual um móvel se desloca com velocidade escalar constante, sem atrito. Considerando o móvel nas posições I, II, III e IV indicadas na figura, julgue os itens seguintes.
O diagrama de forças que melhor representa a situação do móvel na posição II é .
A figura acima ilustra esquematicamente um percurso circular vertical, no qual um móvel se desloca com velocidade escalar constante, sem atrito. Considerando o móvel nas posições I, II, III e IV indicadas na figura, julgue os itens seguintes.
Se a velocidade do móvel na posição I fosse mínima, então a força normal nesse ponto seria maior que o peso do móvel.
A figura acima ilustra esquematicamente um percurso circular vertical, no qual um móvel se desloca com velocidade escalar constante, sem atrito. Considerando o móvel nas posições I, II, III e IV indicadas na figura, julgue os itens seguintes.
A energia potencial gravitacional do móvel na posição IV é máxima.
As leis de Kepler, embora tenham sido empíricas, foram importantes para a compreensão do movimento dos planetas. Coube a Newton dar o grande passo de associar a aceleração de um planeta na sua órbita a uma força. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Considere que um satélite artificial descreva uma órbita circular em torno da Terra. Nessa situação, duplicando-se a massa desse satélite, o raio de sua órbita pode permanecer constante desde que sua velocidade aumente 4 vezes.
Física - Teorias, Leis, Princípios e Propriedades Físicas de materiais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As leis de Kepler, embora tenham sido empíricas, foram importantes para a compreensão do movimento dos planetas. Coube a Newton dar o grande passo de associar a aceleração de um planeta na sua órbita a uma força. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Considere que astronautas, em órbita a 400 km de altura em um ônibus espacial, sintam-se imponderáveis. Nessa situação, é correto concluir que a força da gravidade da Terra sobre esses astronautas, na referida posição, é nula.
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As leis de Kepler, embora tenham sido empíricas, foram importantes para a compreensão do movimento dos planetas. Coube a Newton dar o grande passo de associar a aceleração de um planeta na sua órbita a uma força. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Considere que a Terra, mantendo sua massa, tenha seu raio reduzido à metade. Nessa situação, a aceleração da gravidade na superfície dessa nova terra será quadruplicada.
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As leis de Kepler, embora tenham sido empíricas, foram importantes para a compreensão do movimento dos planetas. Coube a Newton dar o grande passo de associar a aceleração de um planeta na sua órbita a uma força. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Em uma altura equivalente a 2 vezes o raio da Terra, a aceleração da gravidade é igual à metade do seu valor ao nível do mar.
A mola esquematizada na figura acima sustenta um bloco imerso na água, de volume igual a 1 L e densidade 1,2 g/cm 3 . Nessa situação, e considerando que a densidade da água seja igual a 1.000 kg/m 3 e que a constante gravitacional seja 10 m/s 2 , julgue os itens subseqüentes.
Caso o bloco não estivesse imerso na água, e considerando a constante da mola igual a 100 N/m, a mola se distenderia mais de 10 cm.
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