Questões sobre Educação em Física

Lista completa de Questões sobre Educação em Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação às novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), julgue os itens que se seguem.

A relação entre ensino e NTIC tem sido investigada a partir de diferentes perspectivas, por exemplo, com o uso de softwares de animação e simulação que possibilitem uma abordagem mais interativa dos conteúdos de física.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), julgue os itens que se seguem.

A inserção de NTIC na prática docente, como ferramenta de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, substitui as teorias de aprendizagem tradicionais na formação de uma melhor base para a produção de conhecimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    O recurso a métodos ativos só é importante nos ramos da iniciação às ciências.

  • B.

    As noções qualitativas de base são aquelas de toda a pedagogia da inteligência.

  • C.

    A escola é responsável por toda a verdade adquirida pelo estudante.

  • D.

    As atividades científicas dos estudantes devem ser fruto de uma redescoberta ou de uma reconstrução.

  • E.

    Para Piaget, o despertar de vocações científicas não se aplica ao ensino médio.

  • A.

    Efeitos fisiológicos geralmente são danosos quando a corrente elétrica é menor que 30 mA.

  • B.

    Elevada probabilidade de efeitos fisiológicos irreversíveis ocorrem se a corrente elétrica for de 200 mA, aplicada durante 200 ms.

  • C.

    Uma corrente elétrica de 50 mA aplicada durante 100 ms causa fibrilação cardíaca.

  • D.

    Uma corrente elétrica de 3.000 mA durante 20 ms não causa nenhum efeito perceptível.

  • E.

    50% de probabilidade de fibrilação ocorre se a corrente elétrica for maior que 2.000 mA.

  • A.

    A resolução de problemas-exemplo é suficiente para que o aluno resolva problemas que lhe são propostos.

  • B.

    O problema-tipo é aquele em que o aluno aplica a teoria aprendida e não gera dúvida e nem exige tentativas.

  • C.

    A didática usual de resolução de problemas é suficiente para gerar conhecimento no ensino de Física.

  • D.

    A resolução de problemas e a resolução de exercícios de aplicação são atividades equivalentes.

  • E.

    O exercício de aplicação é condição suficiente para que o aluno se lance à resolução de problemas que lhe são propostos.

Texto para as questões 73 e 74

As novas tecnologias da informação e comunicação vêm impondo inúmeros desafios ao ensino de ciências, de uma maneira geral, e de física, em particular, uma vez que exigem, além da infraestrutura adequada do sistema educacional, uma formação do profissional de educação, sobretudo do professor, que o habilite a propor e coordenar situações e ambientes de aprendizagem que envolvam as referidas tecnologias.

Com base nas ideias acima, assinale a opção correta.

  • A.

    A adoção das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física garante o sucesso do processo de ensinoaprendizagem.

  • B.

    Identificar as novas tecnologias da informação e comunicação com a mera adoção de equipamento eletrônico e computacional é reduzir-lhes o verdadeiro papel na educação, embora muitas delas façam uso de tais equipamentos.

  • C.

    Com a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física, a ênfase do trabalho do professor volta a concentrar-se na transmissão de informações aos alunos.

  • D.

    Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) estão excluídos da categoria de novas tecnologias da informação e comunicação, pois seu uso se restringe à modalidade de educação a distância.

  • E.

    O processo de avaliação da aprendizagem, por suas características especiais, é incompatível com o uso de novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física.

  • A.

    A avaliação da aprendizagem possibilita ao professor a definição de caminhos na condução do processo de ensinoaprendizagem dos alunos.

  • B.

    A definição da aprovação ou reprovação dos alunos é incompatível com o uso de avaliações da aprendizagem.

  • C.

    A avaliação deve ser usada como mero instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno.

  • D.

    Processos avaliativos dificultam a compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontram os alunos.

  • E.

    O uso de provas objetivas como instrumento de avaliação impede o diagnóstico do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno.

De uma maneira geral, mapas conceituais (MC) podem ser usados como instrumentos de ensino ou de avaliação da aprendizagem. Além disso, eles têm se mostrado úteis como auxiliares no planejamento e na análise de currículos. Seu uso como ferramenta de avaliação da aprendizagem tem sido explorado no ensino de física, visto que eles proporcionam a representação gráfica, esquemática e hierárquica de conceitos de um dado campo de conhecimento e podem explicitar relações conceituais significativas existentes na estrutura cognitiva dos alunos. A respeito dos mapas conceituais (MP) como instrumento de avaliação da aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A.

    Eles permitem avaliar o que o aluno sabe em termos conceituais, isto é, como ele estrutura, hierarquiza, diferencia, relaciona, discrimina e integra conceitos de uma determinada unidade de estudo.

  • B.

    Eles são instrumentos mais adequados a uma avaliação quantitativa.

  • C.

    Eles são incompatíveis com a integração e reconciliação de relações entre conceitos e promoção da diferenciação conceitual.

  • D.

    Eles representam superficialmente os conhecimentos prévios dos alunos.

  • E.

    Embora úteis na determinação do conhecimento prévio do aluno, eles dificultam a investigação de mudanças em sua estrutura cognitiva.

Texto para as questões 77 e 78

Nas orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as competências em Física relacionam-se principalmente com a investigação e compreensão dos fenômenos físicos, utilização da linguagem física e de sua comunicação e com a contextualização histórica e social dos temas abordados.

A propósito das competências relacionadas a investigação e compreensão dos fenômenos físicos, é correto afirmar que, no âmbito da sala de aula,

  • A.

    atividades experimentais dificultam o seu desenvolvimento.

  • B.

    elas incluem não somente a identificação de informações ou variáveis relevantes em uma dada situação-problema, mas também as possíveis estratégias para resolvê-la.

  • C.

    elas não devem ser objeto de avaliação por parte do professor.

  • D.

    elas devem ser desenvolvidas pelo professor, evitando a utilização de instrumentos de medição e de cálculo.

  • E.

    como são específicas da física, seu desenvolvimento deve ocorrer de maneira independente de outras áreas de conhecimento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...