Lista completa de Questões sobre Educação em Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), julgue os itens que se seguem.
A relação entre ensino e NTIC tem sido investigada a partir de diferentes perspectivas, por exemplo, com o uso de softwares de animação e simulação que possibilitem uma abordagem mais interativa dos conteúdos de física.Em relação às novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), julgue os itens que se seguem.
A inserção de NTIC na prática docente, como ferramenta de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, substitui as teorias de aprendizagem tradicionais na formação de uma melhor base para a produção de conhecimentos.O recurso a métodos ativos só é importante nos ramos da iniciação às ciências.
As noções qualitativas de base são aquelas de toda a pedagogia da inteligência.
A escola é responsável por toda a verdade adquirida pelo estudante.
As atividades científicas dos estudantes devem ser fruto de uma redescoberta ou de uma reconstrução.
Para Piaget, o despertar de vocações científicas não se aplica ao ensino médio.
I.
V.
IV.
III.
II.
Efeitos fisiológicos geralmente são danosos quando a corrente elétrica é menor que 30 mA.
Elevada probabilidade de efeitos fisiológicos irreversíveis ocorrem se a corrente elétrica for de 200 mA, aplicada durante 200 ms.
Uma corrente elétrica de 50 mA aplicada durante 100 ms causa fibrilação cardíaca.
Uma corrente elétrica de 3.000 mA durante 20 ms não causa nenhum efeito perceptível.
50% de probabilidade de fibrilação ocorre se a corrente elétrica for maior que 2.000 mA.
A resolução de problemas-exemplo é suficiente para que o aluno resolva problemas que lhe são propostos.
O problema-tipo é aquele em que o aluno aplica a teoria aprendida e não gera dúvida e nem exige tentativas.
A didática usual de resolução de problemas é suficiente para gerar conhecimento no ensino de Física.
A resolução de problemas e a resolução de exercícios de aplicação são atividades equivalentes.
O exercício de aplicação é condição suficiente para que o aluno se lance à resolução de problemas que lhe são propostos.
Texto para as questões 73 e 74
As novas tecnologias da informação e comunicação vêm impondo inúmeros desafios ao ensino de ciências, de uma maneira geral, e de física, em particular, uma vez que exigem, além da infraestrutura adequada do sistema educacional, uma formação do profissional de educação, sobretudo do professor, que o habilite a propor e coordenar situações e ambientes de aprendizagem que envolvam as referidas tecnologias.Com base nas ideias acima, assinale a opção correta.
A adoção das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física garante o sucesso do processo de ensinoaprendizagem.
Identificar as novas tecnologias da informação e comunicação com a mera adoção de equipamento eletrônico e computacional é reduzir-lhes o verdadeiro papel na educação, embora muitas delas façam uso de tais equipamentos.
Com a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física, a ênfase do trabalho do professor volta a concentrar-se na transmissão de informações aos alunos.
Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) estão excluídos da categoria de novas tecnologias da informação e comunicação, pois seu uso se restringe à modalidade de educação a distância.
O processo de avaliação da aprendizagem, por suas características especiais, é incompatível com o uso de novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de física.
A avaliação da aprendizagem possibilita ao professor a definição de caminhos na condução do processo de ensinoaprendizagem dos alunos.
A definição da aprovação ou reprovação dos alunos é incompatível com o uso de avaliações da aprendizagem.
A avaliação deve ser usada como mero instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno.
Processos avaliativos dificultam a compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontram os alunos.
O uso de provas objetivas como instrumento de avaliação impede o diagnóstico do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno.
De uma maneira geral, mapas conceituais (MC) podem ser usados como instrumentos de ensino ou de avaliação da aprendizagem. Além disso, eles têm se mostrado úteis como auxiliares no planejamento e na análise de currículos. Seu uso como ferramenta de avaliação da aprendizagem tem sido explorado no ensino de física, visto que eles proporcionam a representação gráfica, esquemática e hierárquica de conceitos de um dado campo de conhecimento e podem explicitar relações conceituais significativas existentes na estrutura cognitiva dos alunos. A respeito dos mapas conceituais (MP) como instrumento de avaliação da aprendizagem, assinale a opção correta.
Eles permitem avaliar o que o aluno sabe em termos conceituais, isto é, como ele estrutura, hierarquiza, diferencia, relaciona, discrimina e integra conceitos de uma determinada unidade de estudo.
Eles são instrumentos mais adequados a uma avaliação quantitativa.
Eles são incompatíveis com a integração e reconciliação de relações entre conceitos e promoção da diferenciação conceitual.
Eles representam superficialmente os conhecimentos prévios dos alunos.
Embora úteis na determinação do conhecimento prévio do aluno, eles dificultam a investigação de mudanças em sua estrutura cognitiva.
Texto para as questões 77 e 78
Nas orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as competências em Física relacionam-se principalmente com a investigação e compreensão dos fenômenos físicos, utilização da linguagem física e de sua comunicação e com a contextualização histórica e social dos temas abordados.A propósito das competências relacionadas a investigação e compreensão dos fenômenos físicos, é correto afirmar que, no âmbito da sala de aula,
atividades experimentais dificultam o seu desenvolvimento.
elas incluem não somente a identificação de informações ou variáveis relevantes em uma dada situação-problema, mas também as possíveis estratégias para resolvê-la.
elas não devem ser objeto de avaliação por parte do professor.
elas devem ser desenvolvidas pelo professor, evitando a utilização de instrumentos de medição e de cálculo.
como são específicas da física, seu desenvolvimento deve ocorrer de maneira independente de outras áreas de conhecimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...