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Física - Física Atômica e Nuclear - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A energia de ionização do átomo de hidrogênio no seu estado fundamental é 13,6 eV. A energia do estado ligado n = 4 é
0,85 eV
0,85 eV.
10,2 eV
3,4 eV.
3,4 eV.
Física - Física Atômica e Nuclear - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O lítio tem número atômico 3 e, portanto, um íon de lítio Li++ se comporta como um átomo hidrogenoide. Sabendo que a energia de ionização do hidrogênio, em seu estado fundamental, é 13,6 eV, qual será a energia necessária para transformar um íon Li++, em seu estado fundamental, em um íon Li+++ ?
13,6 eV.
122,4 eV.
81,6 eV.
40,8 eV.
54,4 eV.
Num circuito de corrente alternada RLC série, a corrente eficaz é 5 mA, a resistência do resistor é 1 kΩ e as quedas de tensão eficazes no condensador e indutor, são, respectivamente, VL = 30 V e VC = 18 V.
A tensão eficaz aplicada ao circuito é5,0 V.
9,0 V
13,0 V.
15 V.
51 V.
O efeito de Compton é baseado
na interferência de elétrons, devido ao seu comportamento ondulatório.
na interferência de raios-X de diferentes comprimentos de onda espalhados por elétrons.
na interferência de ondas de luz de diferentes comprimentos de onda espalhados por electros.
no espalhamento de fótons por elétrons em órbitas ligadas internas dos átomos.
no espalhamento de fótons por elétrons fracamente ligados nas camadas externas dos átomos.
54.
72.
90.
62.
66.
Ao ser expelido do cano de 50 cm de comprimento de uma arma em repouso relativamente ao solo, um projétil leva 0,10 s para percorrer, em linha reta e com velocidade constante, a distância de 100 m. Supondo que a massa do projétil seja de 25 g e que seu movimento no interior do cano seja realizado com aceleração constante, a intensidade da força propulsora resultante sobre ele no interior do cano deve ser, em newtons, de
4,0.103.
2,5.105.
2,5.103.
4,0.104.
2,5.104.
Em um trecho curvilíneo de uma rodovia horizontal, o motorista de determinado veículo, dirigindo em velocidade excessiva, perdeu o controle da direção e, atravessando a pista, caiu na vala que havia além do acostamento. Chovia muito naquele momento e várias hipóteses foram levantadas para explicar o fato. Em relação a um referencial inercial, assinale a alternativa que apresenta a hipótese correta.
A repentina diminuição do atrito entre os pneus do carro e o asfalto da pista fez com que ele prosseguisse em linha reta ao invés de completar a curva.
A potência do motor do veículo foi insuficiente para corrigir a trajetória original a ser descrita e resultou na derrapagem observada.
A repentina diminuição do atrito entre os pneus do carro e o asfalto da pista fez com que ele derrapasse para fora da pista descrevendo uma trajetória curvilínea.
A força centrífuga sobre o carro foi mais intensa que a força centrípeta e empurrou o carro para fora da pista, seguindo uma trajetória curvilínea.
A energia cinética do veículo era maior do que a energia potencial elástica da borracha dos pneus, daí a derrapagem.
Um projétil, de massa m = 10 g, feito de metal de calor específico c = 0,10 cal/(g.ºC), atinge um colete à prova de bala com velocidade v = 600 m/s, parando antes de atravessá- lo. O equivalente mecânico do calor é admitido com o valor 4,2 J/cal e o colete é tido como adiabático. A quantidade de calor dissipada integralmente no projétil deve elevar a temperatura dele, em ºC, de aproximadamente
360.
430.
480.
300.
390.
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