Lista completa de Questões de Fisioterapia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a ventilação não-invasiva (CPAP ou BIPAP), é incorreto afirmar que:
melhora a oxigenação por diminuir o shunt pulmonar (recruta unidades alveolares colapsadas).
diminui o trabalho respiratório (em situação normal usamos 5% do VO2 e em situação % do VO adversa 50% do VO2)
diminui CO.
aumenta o trabalho dos músculos respiratórios e favorece as trocas gasosas.
em algumas situações de emergência pode ser usada antes de colocar o paciente na ventilação mecânica invasiva.
Nos pacientes idosos, além da patologia a ser tratada, deve-se levar em consideração que o sistema respiratório também sofre os efeitos do envelhecimento. Sobre as alterações encontradas nos sistemas cardiopulmonar e vascular, decorrente do envelhecimento, é correto afirmar que:
nos idosos, o aumento da pressão arterial é decorrência do aumento no débito cardíaco.
dentre as adaptações dos vasos decorrentes do envelhecimento, é observada a redução da resistência vascular periférica, que induz um aumento na pressão arterial sistêmica.
no pulmão, observa-se a redução do recolhimento elástico, levando a aumento do volume residual e do volume de fechamento.
a bomba muscular periférica, representada pela contração dos músculos esqueléticos, e o aumento na resistência vascular periférica, levam a um aumento do retorno venoso.
as variações nos níveis da PaCO2 constituem o principal estímulo para os quimioreceptores das pessoas idosas e dos portadores de patologias respiratórias crônicas.
No pós-cirúrgico de cirurgia abdominal, os espirômetros de incentivo vêm sendo usados para estimular a recuperação dos volumes e capacidades pulmonares. Sobre os dois tipos de incentivadores, assinle a aalternativa incorreta.
Para o espirômetro a fluxo, o volume inalado é em função do tempo de sustentação e do fluxo.
Para o espirômetro a fluxo, o fluxo é variável com o tempo de incentivo.
O espirômetro a volume tem como vantagem não incrementar o trabalho respiratório.
No espirômetro a volume, o volume varia até atingir a capacidade inspiratória máxima.
No espirômetro a fluxo,o fluxo é turbulento apenas no inicio da inspiração.
Segundo o Código de Ética Profissional,
A insuficiência respiratória aguda (IRA) pode ser definida como a incapacidade de o sistema respiratório manter a o lação a essa síndrome, assinale a alternativa incorreta.
A IRA tipo I caracteriza-se por déficit de oxigenação e a tipo II por déficit de ventilação.
A presença de acidose de origem respiratória é fundamental para caracterizar IRA crônica agudizada.
A IRA é definida a partirda PaO2, mas do ponto de vista fisiológico o mais importante é a oferta de O2 aos tecidos.
A PaO diminuída está presente em todos os tipos de IRA e a PaCO2 está normal ou aumentada na IR tipo I
As variações nos níveis da PaCO E) ses em excesso na gasimetria podem modificar o pH sangüíneo 22. cirurgia abdominal alta, qu a 2, PaO2 e a quantidade de ba nos quadros de IRA.
No caso de uma possível contratação por clínica ou empresa que não esteja registrada no Conselho Regional de Fisioterapia, a atitude correta a se tomar
Dentre os parâmetros de avaliação da mecânica pulmonar realizada à beira do leito no pré e pós-operatório de um paciente com cirurgia abdominal alta,qual ds alternativas abaixo tem um maior significado para a avaliação fisioterápica?
Ausculta pulmonar e gasometria arterial.
Pressão expiratória máxima e gasometria arterial.
Raio-X de tórax e pressão inspiratória máxima.
Capacidade vital lenta e freqüência respiratória.
respiratória.
Ao se avaliar um paciente, devemos nos ater
Sobre a contração muscular, analise a afirmativa a seguir.
A cabeça da __________ empurra os filamentos de __________, gerando a contração muscular. Em condições de relaxamento, este ponto de conexão entre os filamentos está ocupado por uma terceira proteína denominada ___________.
Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
As atelectasias são comuns como complicação em pós-operatório. Sobre elas, é incorreto afirmar que:
a maioria dos pacientes no pós-operatório apresenta tosse ineficaz, decorrente da que podem levar ao colapso alveolar, mais freqüente nas porções basais do pulmão. redução da capacidade de realizar inspirações profundas, podendo levar à formação de áreas de atelectasia.
o repouso prolongado no leito pode levar à retenção de secreções e a atelectasias decorrentes da formação de tampões mucosos.
os incentivadores respiratórios (triflo, respiron, voldyne, etc.) podem ser usados para reverter as atelectasias no pós-operatório e devem ser realizados em altas freqüências respiratórias, para evitar alcalose respiratória.
os fatores que contribuem com a atelectasia pós-operatória incluem anestesia geral, a respiração superficial e alterações na produção de surfactante.
é freqüente se observarem alterações nos volumes e capacidades pulmonares podem levar ao colapso alveolar, mais freqüente nas porções basais do pulmão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...