Lista completa de Questões de Fisioterapia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A artrite reumatóide é uma doença sistêmica caracterizada pelas manifestações articulares, as quais são frequentemente precedidas por fadiga, mialgia, febre e emagrecimento. Afeta ambos os sexos, com predominância pelo sexo feminino e taxa de incidência maior entre os 35 e 45 anos de idade. O Colégio Americano de Reumatologia propôs critérios diagnósticos da Artrite Reumatóide com alta sensibilidade e especificidade. Assinale a alternativa que NÃO se correlaciona com os critérios diagnósticos da Artrite Reumatóide segundo o Colégio Americano de Reumatologia.
Rigidez matinal por pelo menos 1 hora.
Poliartrite simétrica de pelo menos três articulações.
Presença de quantidades anormais de fator reumatóide.
Erosões ou rarefações ósseas justa-articulares demonstradas por exame radiográfico.
Compromete preferencialmente coluna lombossacra poupando as articulações interfalangianas das mãos e dos pés.
vNa avaliação clínica de um paciente geriátrico com comprometimento articular por quadro de osteoartrose avançada de joelho, o qual relata dor intensa no local que compromete a função de deambulação, qual alternativa melhor traduz as características desse componente álgico?
Dor que é exacerbada com o repouso devido o componente inflamatório ser o principal responsável pelo desencadeamento do quadro álgico.
Dor que acontece apenas na movimentação ativa com resistência, sendo que a movimentação passiva realizada pelo fisioterapeuta durante a avaliação é sem dor.
Dor mais intensa no início do que no final do dia, principalmente devido à rigidez matinal, não apresentando crepitações.
Dor acompanhada de grande aumento de volume, com hiperemia e hipertermia no local comprimindo estruturas periarticulares sendo este o principal mecanismo álgico.
Dor mecânica, acompanhada de crepitação com deformidade da articulação comprometida com piora geralmente no final do dia devido ao estresse mecânico imposto pela posição ortostática.
A Ventilação Mecânica Não-Invasiva por Pressão Positiva (VNIPP) é um método de assistência ventilatória em que uma pressão positiva é aplicada à via aérea do paciente através de máscaras ou outras interfaces sem a utilização da intubação endotraqueal. De acordo com o III Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica, os maiores avanços das duas últimas décadas no campo da ventilação mecânica foram com a VNIPP. Das alternativas abaixo relacionadas, qual NÃO tem um bom nível de evidência e, consequentemente, de utilização da VNIPP, em consonância com o III Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica?
BIPAP na Exacerbação da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
BIPAP na Insuficiência Respiratória Hipoxêmica, como por exemplo, na SARA.
CPAP no edema pulmonar cardiogênico.
CPAP no período de pós-operatório imediato de cirurgias abdominais ou torácicas.
BIPAP em pacientes terminais com Insuficiência Respiratória potencialmente reversível.
Reflexos humanos primitivos são originados do sistema nervoso central e estão presentes em crianças novas, especialmente bebês, mas não em adultos com sistema nervoso intacto. Estes reflexos desaparecem ou são inibidos pelos lóbulos frontais à medida que a criança se desenvolve pela maturação do cérebro, pela mielinização, arborização e formação das sinapses das células nervosas, com crescente controle voluntário de cada uma das atividades com estes reflexos relacionadas. Das alternativas abaixo relacionadas qual se correlaciona com o reflexo que é estimulado pela rotação da cabeça e causa a extensão dos membros para o lado em que a cabeça foi rodada e diminuição de tónus extensor com aumento da flexão dos membros para o lado occipital da cabeça, sendo iniciado por volta do segundo mês e integrado no quarto mês?
Reflexo de Moro.
Reflexo de Landau.
Reflexo de Galant.
Reflexo Tônico Cervical Assimétrico.
Reflexo Tônico Cervical Simétrico.
Paciente portador de alterações inflamatórias e/ou degenerativas do aparelho gênito-urinário e reprodutor, incluindo incontinência esfincteriana e/ou vesical, associada a distúrbio de retroalimentação. Qual dos recursos fisioterapêuticos abaixo relacionados melhor se enquadra como opção terapêutica para esta clientela?
Uso de diuréticos.
Correção da hipermobilidade do colo vesical.
Eletroestimulação com biofeedback.
Utilização de adesivos uretrais.
Utilização de slings para correção da insuficiência esfincteriana.
NÃO é atribuição do profissional fisioterapeuta que presta consultoria, assistência e assessoria geral em fisioterapia do trabalho, de acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Realizar Exame Admissional e Demissional cinesiológico-funcional.
Analisar a biomecânica da atividade produtiva do trabalhador para emissão de laudo técnico.
Prestar assistência clínica pré e pós-operatória de cirurgia eletiva ao trabalhador.
Prescrição e gerenciamento da assistência fisioterapêutica preventiva das doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho.
Analisar e qualificar as demandas observadas através de estudos ergonômicos aplicados ao trabalhador.
A Asfixia perinatal é uma injuria sofrida pelo feto ou pelo Recém-Nascido devido à má oxigenação (hipóxia) e/ou má perfusão (isquemia) de múltiplos órgãos, decorrentes das mais variadas situações tanto maternas, quanto fetais e durante o trabalho de parto. Assinale a alternativa INCORRETA sobre esse tema.
Partos prematuros cesáreos são fatores de risco importantes, sendo que partos normais de fetos macrossômicos não são considerados fatores de risco para asfixia perinatal.
A asfixia perinatal no recém-nascido de termo é considerada a causa principal de lesão cerebral.
A interrupção do fluxo sanguíneo umbilical pode ser considerada causa de asfixia durante o trabalho de parto.
Falha em insuflar os pulmões do recém-nascido após o nascimento devido à obstrução de via aérea por corpo estranho ou edema pulmonar pode levar à asfixia perinatal.
Uso de fórceps, apresentação anômala com parto prolongado, desproporção céfalo-pélvica e parto cesário são fatores de risco para asfixia perinatal.
A gestação inicia-se após a fecundação do óvulo pelo espermatozóide. Durante este estágio inicial, o corpo da gestante passa por inúmeras transformações, incluindo alterações físicas, hormonais e psicológicas, sendo que o período gestacional dura por volta de 40 semanas. Sobre esse período, assinale a alternativa INCORRETA:
Ocorre aumento da frequência cardíaca e do débito cardíaco por volta da sexta semana de gestação.
A hidroterapia pode ser indicada para a gestante como forma de melhorar a qualidade de vida da gestante e permitir que a mesma tenha mais confiança durante o trabalho de parto.
As atividades físicas leves, mesmo com exercícios resistidos e as caminhadas de até 50 minutos resultam em benefício para a gestante e o feto.
Nos últimos meses da gestação com o aumento do volume uterino e, consequentemente, abdominal, a gestante pode relatar dispneia em decorrência de um distúrbio restritivo de caixa torácica.
O exercício físico deve ser contraindicado em casos de mulheres que desenvolvem hiperlordose durante a gestação em virtude do novo posicionamento do centro de gravidade, devido o aumento do volume e do peso uterino.
Técnica de tratamento fisioterapêutico feito exclusivamente na posição horizontal, onde são utilizadas as propriedades físicas da água (flutuação, turbulência, pressão hidrostática e tensão superficial) para se criar um programa de resistência para execução dos padrões de movimentação visando o fortalecimento muscular, a reeducação muscular, o alongamento de tronco, o relaxamento e inibição de tônus, a propriocepção e a analgesia, podendo utilizar padrões em diagonal espiral onde o fisioterapeuta é o ponto fixo, ou seja, o estabilizador do movimento, além da possível utilização de flutuadores para dar suporte ao paciente. Tal método de tratamento denomina-se:
Bobath
Bad Ragaz
Halliwick
Watsu
Bag squeezing
A terapia de expansão pulmonar inclui uma variedade de técnicas respiratórias destinadas a corrigir ou prevenir a atelectasia, a unidade shunt e a hipoxemia, tendo como efeito o aumento da complacência pulmonar, a diminuição do trabalho da musculatura ventilatória e o aumento da oxigenação arterial. Das alternativas abaixo relacionadas, qual NÃO se correlaciona diretamente como uma técnica ou instrumento utilizado para a expansão pulmonar?
Pressão Positiva Expiratória nas Vias Aéreas (EPAP).
Inspirômetro de incentivo à Volume (Voldyne).
Padrão ventilatório com inspiração fracionada ou em tempos.
Válvula de Flutter.
Sistema de CPAP.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...