Lista completa de Questões de Fisioterapia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Existem alguns mecanismos causadores da Síndrome do Impacto. Tem sido proposto que o impacto mecânico pode ser resultado tanto das causas funcionais como de causas estruturais. Dentre as alternativas abaixo, qual se enquadra nas causas estruturais de uma Síndrome do Impacto?
Fraqueza do bíceps e tríceps.
Falha do Manguito rotador e enfraquecimento dos rombóides e trapézio.
Fraqueza do Serrátil anterior e desalinhamentos posturais.
Frouxidão da Cápsula articular e os desalinhamentos posturais.
Frouxidão capsular e fraqueza do manguito rotador.
Com relação ao movimento de extensão da coluna cervical, assinale qual a alternativa INCORRETA:
O núcleo migra anteriormente.
O movimento está bloqueado pela tensão do ligamento comum vertebral anterior e sobre tudo pelo choque das espinhosas.
A apófise espinhosa se afasta da apófise espinhosa subjacente.
Durante este movimento a vértebra superior rola posteriormente em relação à vértebra subjacente e no final do movimento ocorre um deslizamento anterior, em relação à vértebra inferior.
O centro do movimento é o núcleo.
É o componente fundamental estrutural e funcional do sistema nervoso. Possui a capacidade de responder a estímulos originando e conduzindo sinais elétricos. Podem ser curtos ou bem longos, como o nervo isquiático que sai da medula e vai até o hálux. É formado por um corpo celular (soma), e um ou mais prolongamentos contendo citoplasma que partem do corpo celular. Esses prolongamentos podem ser de dois tipos: dendritos e os axônios, sendo que o primeiro transmite os impulsos ao corpo celular (receptor) e o segundo conduz os impulsos do corpo celular (condutor). Assinale a alternativa CORRETA para a definição acima:
Nervo Femoral.
Neurônios.
Neuroglias.
Células de Schwann.
Nervo Mediano.
Aceleração da síntese de colágeno, diminuição dos microorganismos, aumento da vascularização, redução da dor, ação antiinflamatória, elevam a taxa de cicatrização das feridas e de úlceras pelo aumento do metabolismo celular. Esses efeitos fisiológicos são respectivos a qual aparelho da eletroterapia?
Ondas curtas.
Microondas.
Corrente Interferencial.
Laser.
TENS.
O mecanismo mais comum de lesão não envolve contato. Ocorre um movimento torcional do joelho com o pé fixo no solo. Geralmente o paciente esta mudando de direção, o que cria uma desaceleração,um estresse em valgo e uma rotação externa do joelho. Ocasionalmente o mecanismo de lesão envolve a desaceleração, o estresse valgo e a rotação interna. A hiperextensão do joelho combinada com a rotação interna também pode produzir o mecanismo de lesão. Assinale a alternativa CORRETA com relação ao diagnóstico do mecanismo descrito acima.
Lesão do Colateral Medial.
Lesão Meniscal.
Tendinite Patelar.
Osteoartrose.
Lesão do Cruzado Anterior.
Em um paciente DPOC em franco broncoespasmo, apresentandose cianótico, dispneico, com sibilos expiratórios e roncos difusos à ausculta pulmonar, a sequência de condutas mais adequada seria:
Inaloterapia broncodilatadora, manobras de reexpansão pulmonar, manobras de higiene brônquica com altos fluxos expiratórios.
Inaloterapia broncodilatadora, manobras de higiene brônquica com altos fluxos expiratórios, ventilação não invasiva com pressão contínua nas vias aéreas.
Inaloterapia mucolítica, manobras de reexpansão pulmonar, ventilação não invasiva com pressão contínua nas vias aéreas.
Inaloterapia broncodilatadora, manobras de higiene brônquica com baixos fluxos expiratórios, ventilação não invasiva com dois níveis de pressão nas vias aéras.
Inaloterapia mucolítica, inaloterapia broncodilatadora, manobras de higiene brônquica com altos fluxos expiratórios, ventilação não invasiva com dois níveis de pressão nas vias aéras.
Ocorre quando há comprometimento do espaço subacromial sob o arco coracoacromial. Quando os estabilizadores dinâmicos e estáticos do complexo do ombro, por alguma razão, falham em manter esse espaço subacromial, as estruturas constituídas de tecidos moles são compridas, levando à irritação e à inflamação. Qual alternativa está corretamente relacionada ao diagnóstico descrito acima?
Capsulite Adesiva.
Lesão do Plexo Braquial.
Síndrome do Impacto.
Fratura de Clavícula.
Fratura de Úmero.
O treinamento de flexibilidade é considerado como um importante meio para aumentar a amplitude de movimento e como forma de prevenção para um conjunto de problemas musculares associados ao trabalho. Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo sobre programas de exercício de flexibilidade conforme estejam ou não de acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM).
( ) Os alongamentos devem ser sustentados por períodos que variam entre 10 e 30 segundos em uma amplitude que ofereça resistência ou leve desconforto. ( ) A facilitação proprioceptiva neuromuscular é um dos métodos que propicia os maiores ganhos de flexibilidade e é obtida pela ativação isométrica, que excita os fusos musculares e causa um maior relaxamento, permitindo que o músculo seja alongado por uma força externa. ( ) Os exercícios de flexibilidade devem ser a base dos programas de atividade física na empresa. ( ) A maior efetividade dos programas de flexibilidade ocorre quando eles são ministrados entre duas e três vezes por semana, mas podem ser desenvolvidos de forma diária, para reduzir as tensões geradas pelas demandas ocupacionais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.Os principais fatores relacionados ao aparecimento de LER/DORT são:
1. resistência. 2. vibração. 3. posturas viciosas. 4. compressão mecânica. 5. repetitividade. 6. força. 7. frio/calor. 8. estresse psicológico. Assinale a alternativa correta.O "strain index" de Moore e Garg (1995) foi proposto como uma forma de determinar o risco de desordens músculoesqueléticas relacionadas ao trabalho das extremidades distais superiores (mão, punho e cotovelo). Em relação a essa ferramenta de análise, considere as seguintes afirmativas:
1. A percepção subjetiva do esforço (Escala de Borg) é fortemente considerada. 2. A duração do ciclo, número de esforços por minuto e a velocidade de execução compõem a análise do risco dessa ferramenta. 3. É possível realizar análises separadas referentes aos lados direito e esquerdo do corpo. 4. O número de horas diárias possui o menor fator de menor impacto quando comparado aos demais fatores. 5. Tarefas com índices acima de 7 são consideradas perigosas ao desenvolvimento de problema músculoesquelético. Assinale a alternativa correta.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...