Lista completa de Questões de Fisioterapia do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de setenta e seis anos de idade, portadora de DPOC e de neoplasia pulmonar, deu entrada no pronto-socorro de um hospital queixando-se de tosse e dispneia intensa desde 4/12/2014. Ela apresentou piora do quadro, sendo necessária a intubação orotraqueal (IOT) em 8/12/2014. Quinze dias depois da IOT, foi necessária a realização de traqueostomia, pois a paciente não tinha condições clínicas para a evolução do desmame ventilatório. Ela permanece internada na UTI com ventilação mecânica no modo assistido-controlado por ventilação mandatória contínua por pressão controlada (A/C - PCV), FiO2 = 50%; PEEP = 8 cmH2O; pressão inspiratória = 25 cmH2O; gasometria arterial (pH = 7,26; PaCO2 = 58 mmHg; PaO2 = 68 mmHg; HCO3 = 31 mmol/L; BE = 5 mmol/L e SpO2 = 92%) e mecânica ventilatória (Cest = 88 mL/cmH2O; Pplatô = 26 cmH2O e RAW = 18 cmH2O/L/s).
Considerando o caso clínico acima, julgue os itens seguintes.
A paciente tinha indicação de traqueostomia precoce, até sete dias após a intubação orotraqueal, devido ao quadro clínico apresentado.Uma paciente de setenta e seis anos de idade, portadora de DPOC e de neoplasia pulmonar, deu entrada no pronto-socorro de um hospital queixando-se de tosse e dispneia intensa desde 4/12/2014. Ela apresentou piora do quadro, sendo necessária a intubação orotraqueal (IOT) em 8/12/2014. Quinze dias depois da IOT, foi necessária a realização de traqueostomia, pois a paciente não tinha condições clínicas para a evolução do desmame ventilatório. Ela permanece internada na UTI com ventilação mecânica no modo assistido-controlado por ventilação mandatória contínua por pressão controlada (A/C - PCV), FiO2 = 50%; PEEP = 8 cmH2O; pressão inspiratória = 25 cmH2O; gasometria arterial (pH = 7,26; PaCO2 = 58 mmHg; PaO2 = 68 mmHg; HCO3 = 31 mmol/L; BE = 5 mmol/L e SpO2 = 92%) e mecânica ventilatória (Cest = 88 mL/cmH2O; Pplatô = 26 cmH2O e RAW = 18 cmH2O/L/s).
Considerando o caso clínico acima, julgue os itens seguintes.
Na modalidade ventilatória em que a paciente se encontra, o volume corrente é variável e depende da impedância do sistema respiratório e da pressão inspiratória preestabelecida.No que diz respeito à DPOC, julgue os próximos itens. A DPOC gera hiperinssuflação pulmonar dinâmica, que decorre do desequilíbrio entre a taxa de esvaziamento expiratório do sistema respiratório e o tempo expiratório.
No que diz respeito à DPOC, julgue os próximos itens. Os pacientes portadores de DPOC possuem um fluxo expiratório forçado reduzido, associado a um tempo expiratório aumentado.
No que diz respeito à DPOC, julgue os próximos itens. Pacientes com DPOC têm uma constante de tempo reduzida pelo fato de possuírem alta resistência das vias aéreas associada à alta complacência.
Com relação ao tratamento de pacientes neurológicos e neurocirúrgicos, julgue os itens que se seguem. Em pacientes com aumento da pressão intracraniana submetidos à ventilação mecânica é desejável manter a PaCO2 dentro do limite inferior à taxa de normalidade.
Com relação ao tratamento de pacientes neurológicos e neurocirúrgicos, julgue os itens que se seguem. Uma abordagem segura de ventilação mecânica para pacientes com trauma craniano deve conter estratégias de suporte ventilatório que evitem grandes pressões de insuflação pulmonar, como a manutenção da pressão de platô abaixo de 35 cmH2O.
Com relação ao tratamento de pacientes neurológicos e neurocirúrgicos, julgue os itens que se seguem. A hipoxemia é um dos mais importantes fatores prognósticos para a exacerbação da hipertensão intracraniana. Nesse caso, pode ser necessário o uso de PEEP mais elevada, porém deve-se manter a monitorização da pressão intracraniana para que ela não se eleve acima de 20 mmHg.
Com relação ao tratamento de pacientes neurológicos e neurocirúrgicos, julgue os itens que se seguem. A monitorização da saturação venosa de oxigênio do bulbo jugular é um método prático de detecção de isquemia cerebral, pois indica o balanço relativo entre a oferta e o consumo cerebral de oxigênio. Níveis de saturação venosa de oxigênio acima de 55% relacionam-se com um prognóstico ruim da doença.
Com relação ao tratamento de pacientes neurológicos e neurocirúrgicos, julgue os itens que se seguem. No que se refere ao posicionamento de pacientes com trauma craniano, recomendam-se flexões de quadril abaixo de 30 graus para que não ocorra aumento de pressão intratorácica, que pode ser deletério a esses doentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...