Lista completa de Questões de Fisioterapia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tanto os músculos quanto o tendão são compostos, em grande parte, de colágeno não contrátil e fibras de elastina. O colágeno possibilita que o tecido resista às forças e à deformação mecânicas, ao passo que a elastina compõe tecidos altamente elásticos que ajudam na recuperação da deformação. O colágeno possui várias propriedades mecânicas e físicas que promovem as funções descritas. Fazem parte das propriedades físicas do colágeno:
Após qualquer agressão ao tecido conjuntivo, seja devido a lesão mecânica, seja a um irritante químico, a resposta vascular e celular é semelhante. A irritabilidade ou sensibilidade do tecido, é o resultado dessas respostas, e é geralmente dividida em três estágios. São características do estágio agudo (reação inflamatória):
I Formação de colágeno.
II Tecido de granulação.
III Formação de coágulo.
IV Atividade fibroblástica inicial.
V Exsudação de células e substâncias químicas.
Na avaliação fisioterapêutica é possível evidenciar durante a marcha dos amputados transfemorais, alterações como, por exemplo, o comprimento irregular do passo. Dentre as causas biológicas que possibilitam essa alteração, pode-se citar:
I Contratura em flexão do quadril.
II Dor na descarga de peso.
III Fraqueza dos flexores do quadril.
IV Insegurança.
V Presença de rolo adutor.
Estão corretas:
Um programa de reabilitação para amputados consiste de várias fases e utilização de recursos, dependendo do objetivo a ser alcançado pelo fisioterapeuta. Mediante o exposto, avalie as afirmativas a seguir:
( ) O controle da dor ou da sensação fantasma pode ser conseguido através da utilização do ultra-som e TENS, mediante a despolarização de fibras nervosas aferentes.
( ) Em indivíduos que apresentam hipossensibilidade no membro residual poderá ser aplicado o método Rood, com a utilização inicial de objetos de texturas finas.
( ) Para subir um degrau, pacientes com joelhos mecânicos devem realizar descarga de peso sobre o membro não-amputado e iniciar a subida com a prótese, colocando-a no degrau superior.
( ) O indivíduo no pós-operatório de amputação transfemoral é orientado a manter o membro residual em extensão e em linha média.
( ) As técnicas de enfaixamento do coto ajudam na redução do edema, modelamento do coto e redução da dor fantasma presente.
A sequência correta é:
Os padrões de facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) envolvem movimentos rotacionais e em diagonal distintos dos membros superiores e inferiores, das partes superior e inferior do tronco e do pescoço. Os membros superiores e inferiores têm dois padrões distintos, que são conhecidos como diagonal 1 (D1) e diagonal 2 (D2), movendo-se em flexão e extensão. O padrão de movimento do membro superior em D1 para realizar a extensão parte de:
Devido à grande variabilidade de localizações anatômicas e sequência temporal das lesões de pacientes com esclerose múltipla (EM), as manifestações clínicas da doença variam de um indivíduo para outro. Dentre os sinais e sintomas motores pode-se citar:
São identificados como distúrbios cerebelares associados com lesões cerebelares, Exceto:
A ventilação não-invasiva (VNI), independentemente do modo utilizado, tem se tornado um recurso bastante utilizado pelos fisioterapeutas, uma vez que traz diversos benefícios para o paciente, dentre os quais:
I Diminuição da sobrecarga dos músculos inspiratórios.
II Prevenção da compressão dinâmica das vias aéreas.
III Aumento do volume minuto.
IV Aumento do lactato sérico durante o exercício.
V Aumento do volume corrente.
Está(ão) correta(s):
Criança de 2 anos com diagnóstico de pneumonia, encontra-se com tosse produtiva sem expectoração, frêmito brônquico presente, batimento de asa do nariz (BAN), tiragens intercostais e taquidispneia. Ausculta pulmonar evidenciando MV+ diminuído em AHTX com presença de estertores crepitantes e roncos disseminados. Sobre tal caso, avalie as alternativas:
I As tiragens estão relacionadas à obstrução brônquica, uma vez que a pressão negativa dessa área se encontra bastante elevada, provocando as retrações dos espaços intercostais.
II O BAN é um sinal primitivo para diminuir a resistência das vias aéreas.
III O frêmito brônquico, nesse indivíduo, corresponde à presença de secreção nas grandes vias aéreas, detectado pela vibração que é transmitida até a parede torácica quando se produz uma ressonância (33).
IV A idade cognitiva do paciente restringe a aplicação de algumas técnicas que fazem parte da avaliação e tratamento fisioterapêuticos.
V Os sinais de desconforto respiratório podem estar associados a obstrução das vias aéreas pela presença de secreção.
Estão corretas:
A bronquiectasia se refere à dilatação anormal e irreversível dos brônquios causada pelas alterações destrutivas e inflamatórias das paredes das vias aéreas. Sobre tal enfermidade, analise as proposições a seguir:
( ) Com a obliteração sustentada das vias aéreas laterais, em virtude dos surtos de infecção, a pressão inspiratória se redistribui, atuando principalmente sobre as paredes das pequenas vias brônquicas, não ocluídas, que se dilatam.
( ) A perpetuação do processo inflamatório, em parte mediado por citocinas, com liberação de produtos derivados especialmente de neutrófilos, somada à reparação e fibrose, leva as manifestações clínicas comuns a doença.
( ) As alterações presentes na parede do brônquio favorecem a destruição dos cílios do epitélio e a deficiência dos mecanismos de defesa, aumentando o risco de infecções.
( ) Em vigência do processo infeccioso, assim como da dilatação dos vasos do epitélio, é comum o aparecimento de hemoptises.
( ) A assistência fisioterapêutica é de fundamental importância, principalmente no que concerne a desobstrução brônquica.
A sequência correta é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...