Lista completa de Questões de Fisioterapia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das indicações de recursos fisioterapêuticos para pacientes neurológicos e(ou) gerontológicos, julgue os seguintes itens. Nesse sentido, considere que a sigla AVC, sempre que utilizada, refere-se a acidente vascular cerebral. O uso de andador com quatro rodas está indicado para pacientes com Parkinson que apresentem alteração do padrão de marcha, já que esse modelo de aparelho permite deambulação com melhor relação entre energia e eficiência.
A respeito das indicações de recursos fisioterapêuticos para pacientes neurológicos e(ou) gerontológicos, julgue os seguintes itens. Nesse sentido, considere que a sigla AVC, sempre que utilizada, refere-se a acidente vascular cerebral. O uso de colete toracoabdominal por paciente com lesão cervical alta, além de estabilizar seu abdome e tronco, pode determinar a diminuição da complacência abdominal, embora reduza o desempenho do seu diafragma.
A respeito das indicações de recursos fisioterapêuticos para pacientes neurológicos e(ou) gerontológicos, julgue os seguintes itens. Nesse sentido, considere que a sigla AVC, sempre que utilizada, refere-se a acidente vascular cerebral. A reabilitação do paciente com AVC deve ser feita apenas após um mês da completa estabilização do quadro, já que, se realizada antes desse período, o paciente pode não ter ainda apresentado melhora funcional após a alta hospitalar.
A respeito das indicações de recursos fisioterapêuticos para pacientes neurológicos e(ou) gerontológicos, julgue os seguintes itens. Nesse sentido, considere que a sigla AVC, sempre que utilizada, refere-se a acidente vascular cerebral. A realização de exercícios de força para membros inferiores por idosos em recuperação de quadro de AVC está associada a uma menor ocorrência de quedas desses pacientes.
No que diz respeito ao manejo fisioterapêutico respiratório, julgue os próximos itens. O índex de BODE (IMC, VEF1, distância percorrida no teste de caminhada e nível de dispneia) fornece um escore de avaliação para os pacientes com DPOC, que é mais fidedigno para estimar sobrevida do que para avaliar cada um desses parâmetros isoladamente.
No que diz respeito ao manejo fisioterapêutico respiratório, julgue os próximos itens. Insuflação mecânica em inspiração e(ou) expiração, além dos mecanismos que proporcionem pressão expiratória positiva e em oscilação, são ferramentas úteis e comprovadamente indicadas para a promoção de higiene brônquica na fibrose cística, já que, além do aumento na quantidade de secreção, os pacientes portadores desse distúrbio apresentam fraqueza dos músculos respiratórios.
No que diz respeito ao manejo fisioterapêutico respiratório, julgue os próximos itens. Pacientes portadores de DPOC em dispneia, por exacerbação do quadro, devem ser orientados a realizar a técnica de expiração prolongada com lábios cerrados para o alívio dos sintomas e para a reversão desse quadro.
No que diz respeito ao manejo fisioterapêutico respiratório, julgue os próximos itens. Concentrador de oxigênio é um sistema capaz de armazenar o gás sob pressão e de fornecê-lo ao paciente de modo pré-ajustado.
No que diz respeito ao manejo fisioterapêutico respiratório, julgue os próximos itens. Em pacientes portadores de DPOC, a primeira conduta a ser tomada, diante de casos de exacerbação do quadro que curse com hipoxemia (PaO2 < 60 mmHg), é a oferta de oxigênio de modo que se obtenha SpO2 > 90%.
No que diz respeito ao manejo fisioterapêutico respiratório, julgue os próximos itens. O início da reabilitação pulmonar para pacientes portadores de DPOC só é eficaz a partir do momento em que forem encontrados VEF1/CVF < 70% do previsto, e VEF1 < 30% do previsto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...