Lista completa de Questões de Fisioterapia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito de fisiopatologia respiratória, julgue os itens seguintes. Pacientes que apresentem doenças neuromusculares com cifoscoliose, de moderada a grave, e sofram queda de saturação de O2 durante o exercício não se beneficiam de oxigenoterapia.
A respeito de fisiopatologia respiratória, julgue os itens seguintes. Paciente que seja portador de DPOC em uso de oxigenoterapia contínua e necessite fazer viagem aérea deve procurar aumentar o fluxo de oxigênio de modo a tentar manter PaO2 > 60 mmHg, o que corresponde aproximadamente a uma SpO2 > 90%.
A respeito de fisiopatologia respiratória, julgue os itens seguintes. Uma cânula de traqueostomia com diâmetro de 8 mm, posicionada adequadamente em um paciente, é capaz de reduzir significativamente a resistência ao fluxo aéreo; entretanto, não são observados efeitos sobre o espaço morto.
A respeito de fisiopatologia respiratória, julgue os itens seguintes. Diante de situações que levem ao aumento do volume residual (por exemplo, algumas doenças neuromusculares), ou a uma hiperinsuflação dinâmica (por exemplo, DPOC), ocorrerá um desequilíbrio do sistema respiratório com alteração da capacidade residual funcional.
A respeito da fisiologia cardiopulmonar, julgue os itens subsecutivos. Durante uma expiração normal e calma, o diafragma realiza contração excêntrica levando a uma transição mais suave entre a inspiração e a expiração.
A respeito da fisiologia cardiopulmonar, julgue os itens subsecutivos. A realização de exercícios por pacientes portadores de insuficiência cardíaca pode não só incrementar o sistema de transporte de oxigênio no corpo, mas, principalmente, tornar mais eficientes a captação desse elemento químico e a sua utilização nos músculos esqueléticos para a produção de energia.
A respeito da fisiologia cardiopulmonar, julgue os itens subsecutivos. A produção de uma tosse eficaz associa-se apenas a uma boa capacidade de contração dos músculos inspiratórios ― que irão aumentar o volume inspirado até cerca de 80% da capacidade pulmonar total ― e aos músculos expiratórios ― que se contrairão vigorosamente para expulsar de modo eficaz o volume gerado durante a inspiração.
A respeito da fisiologia cardiopulmonar, julgue os itens subsecutivos. Em uma respiração normal, antes que ocorra a contração dos músculos inspiratórios, os músculos da laringe se contraem e permanecem contraídos durante toda a inspiração para manter a estabilidade e a permeabilidade das vias aéreas superiores.
A respeito da fisiologia cardiopulmonar, julgue os itens subsecutivos. Na posição supina, o diafragma contribui em maior proporção para a respiração em repouso do que na posição sentada.
Acerca dos recursos fisioterapêuticos em diferentes condições clínicas, julgue os itens que se seguem. A manipulação vertebral sobre a coluna lombar apresenta efeitos controversos, de eficácia questionável em casos de lombalgia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...