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31. Considerando o caso do paciente J.S. da questão anterior (questão 30), analise as afirmativas que seguem:
I. Não se observa confirmação de resultados entre as avaliações, sendo mais indicado repetir os precedimentos para que o tipo de perda auditiva seja confirmado.
II. Não há necessidade de se realizar audiometria tonal, pois o problema é de processamento auditivo central, portanto, somente a avaliação do processamento auditivo é indicada nesse caso.
III. Como o paciente foi agricultor por muitos anos, é possível que, o uso de agrotóxicos tenha, provocado alterações inflamatórias permanentes na orelha média, o que justifica os resultados apresentados na avaliação audiológica.
IV. Frequentemente pessoas idosas apresentam perdas auditivas do tipo condutivo, com imitanciometria do tipo B, segundo a classificação de Jerger, o que levanta dúvidas sobre os resultados obtidos na avaliação audiológica.
V. A origem neurossensorial da alteração auditiva descrita no texto é confirmada, também, pelas emissões otoacústicas ausentes e pela ausência de comprometimento de orelha média na imitanciometria.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas a afirmativa V.
Apenas a afirmativa I.
Apenas as afirmativas II e III.
Apenas a afirmativa III.
Apenas as afirmativas I e IV.
Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento. Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. Estes períodos são respectivamente:
Sensório-motor, Acomodação, Préoperatório, Operações concretas.
Sensório-motor, Pré-operatório, Operações concretas, Operações Formais.
Acomodação, Pré-operatório, Operações concretas, Operações Formais.
Sensório-motor, Pré-operatório, Acomodação, Operações Form.
Sensório-motor, Pré-operatório, Operações concretas, Acomodação.
Em um hospital da cidade, uma criança de 2 anos foi atendida com o seguinte histórico: não fala, comunica-se com gestos e é muito agitada. O médico otorrinolaringologista realizou otoscopia, que se apresentou sem alterações. A criança foi encaminhada para avaliação audiológica cujos resultados foram: ausência de reflexo cocleopalpebral com a utilização de agogô, localização lateral do som do tambor em forte intensidade. A audiometria em campo livre, com a utilização de tons modulados, apresentou respostas auditivas em 500 HZ, na intensidade de 85 dBNA. Nas demais frequências não houve resposta auditiva. A timpanometria apresentou-se do tipo A, segundo a classificação de Jerger, com ausência de reflexos acústicos e emissões otoacústicas, bilateralmente. Na avaliação dos potenciais auditivos de tronco encefálico, foi observada presença de onda V apenas em 99 dBHL, com tempo de latência absoluta da onda aumentada. As demais ondas não foram observadas em ambas as orelhas. Considerando o desenvolvimento da audição e o caso descrito acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Tendo em vista que os resultados sugerem presença de surdez, a amplificação sonora monoaural é indicada. O equipamento de amplificação deve ser intracanal e não há necessidade de controles especiais de ganho ou saída acústica máxima.
II. A criança atendida apresenta resultados que indicam perda auditiva de grau profundo, bilateral, do tipo neurossensorial.
III. Os resultados são compatíveis com otosclerose de origem genética, por isso, um procedimento médico e cirúrgico é indicado.
IV. Como existem diversas formas de compreensão da surdez é importante orientar a família sobre o fato de que formas diferentes de atuação são possíveis, permitindo e incentivando-a a decidir sobre a abordagem que lhe pareça ideal.
V. A possibilidade da realização de uma cirurgia para realização de implante coclear (IC) não é considerada, pois a idade da criança ainda não permite.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas II e III.
Apenas as afirmativas II e lV.
Apenas as afirmativas I e V.
Apenas as afirmativas I, II e IV.
Apenas as afirmativas I e II.
Fonoaudiologia - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Catarina é mãe de um menino de 3 anos e 3 meses. Em uma viagem de férias com amigos e outras crianças ficou preocupada com a fala de seu filho, pois achou que ele falava muito pouco em relação às outras crianças da mesma faixa etária e observou que as pessoas tinham dificuldade para entender o que ele dizia.
Considerando o relato acima, indique a atitude correta do fonoaudiólogo na consulta inicial.
Ao ouvir a queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que o desenvolvimento de linguagem pode ser avaliado por meio de dois processos, que são a compreensão e a produção. Dessa forma, com vocabulário reduzido, o problema estaria na produção que seria avaliada por intermédio da observação e da análise dos sistemas fonético, fonológico e do vocabulário.
Ao ouvir a queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que o desenvolvimento de linguagem se processa em diferentes níveis: o fonético, o lexical e o pragmático. Sendo assim, seria importante investigar como esses aspectos linguísticos estão operando na linguagem da criança, e quais exames complementares poderiam ser solicitados.
Ao ouvir a queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que é por volta dos 6 a 7 anos de idade que a criança completa o ciclo de aquisição da linguagem e que, por essa razão, não havia motivos para preocupações, sem a necessidade de avaliações específicas, sendo necessária apenas uma maior estimulação em casa.
Ao ouvir a queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que o principal parâmetro para se investigar o desenvolvimento da linguagem infantil é o vocabulário, mas como a criança apresenta um vocabulário restrito, talvez não fosse possível avaliá-lo, sendo necessário aguardar alguns meses para novas tentativas.
Ao ouvir a queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que a linguagem se processa por meio de duas funções, que são a compreensão e a produção. Assim, é natural que a produção de fala se mantenha incompleta até os 6 ou 7 anos de idade. No entanto, seria importante investigar se a compreensão estaria comprometida e encaminhar a criança para uma avaliação audiológica.
Sobre a reabilitação auditiva do idoso, assinale a alternativa CORRETA:
A época de identificação da perda auditiva no idoso não contribui no processo de sua reabilitação visto que as alterações auditivas são de ordem genética.
A presbiacusia afeta principalmente as estruturas cocleares e de orelha média, o que determina um reconhecimento de fala mais alterado que o esperado pelos limiares obtidos na audiometria.
A reabilitação do idoso com presbiacusia, a identificação e a intervenção precoces são aspectos importantes.
O processo de reabilitação auditiva do idoso se inicia com a colocação de um aparelho de amplificação sonora, que deve ser escolhido somente por critérios técnicos, sem considerar as preferências do paciente.
A amplificação sonora só deve ser considerada importante no processo de reabilitação auditiva do idoso se a perda auditiva for de grau profundo e bilateral.
Fonoaudiologia - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Com objetivo de divulgar ações promotoras de saúde, uma fonoaudióloga criou um blog com informações úteis aos pais quanto ao desenvolvimento de seus filhos. Para dirimir dúvidas, disponibilizou um espaço para perguntas, tendo uma internauta lhe enviado o texto transcrito abaixo.
Prezada fonoaudióloga, Tenho um filho com 6 meses de vida, que tem chorado muito nestes últimos três dias. Procurei o pediatra, que me informou que seu estado de saúde é perfeito, mas tem ficado muito irritado, está babando mais do que de costume e sua gengiva esta inchada. Gostaria de saber se pode ser seu dentinho nascendo e se posso dar chupeta para acalmá-lo.
Considerando a erupção dos primeiros dentes decíduos e o uso da chupeta, analise as afirmações abaixo:
I. As alterações oclusais advindas do uso de chupeta dependem da frequência, intensidade e duração.
II. A dentição decídua ocorre aos três meses de vida e, em virtude do atraso na erupção dentária do bebê, recomenda-se consulta com odontopediatra.
III. Crianças amamentadas no peito materno por mais tempo (1 a 2 anos) têm chances menores de apresentarem hábitos orais deletérios e alterações oclusais.
IV. Os incisivos centrais laterais são, na maioria das crianças, os primeiros dentes decíduos à erupção.
São corretas apenas as afirmações:
I e II
I e III
III e IV
I, II e IV
II, III e IV
Considerando-se o processo de reabilitação auditiva, leia as afirmativas abaixo:
I. A Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva garante, entre outros benefícios, ações integrais de promoção da saúde, a concessão de prótese auditiva, quando indicado, e reabilitação auditiva.
II. Um equipamento de amplificação sonora tem por finalidade atenuar os sinais de fala e a reduzir a amplificação dos sons ambientais e sinais sonoros de perigo e alerta para melhorar conforto acústico.
III. Um atitude positiva do idoso, considerando-se o processo de protetização e reabilitação auditiva contribui para o sucesso do uso do aparelho de amplificação sonora.
IV. Um período de experiência domiciliar com o aparelho de amplificação pode confundir o idoso e levá-lo a desistir do uso do aparelho.
V. Programas de reabilitação auditiva do paciente idoso, planejados de maneira consistente e adequada pode melhorar a sua qualidade de vida.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I, II e III.
Apenas as afirmativas I, IV e V.
Apenas as afirmativas I, II e IV.
Apenas as afirmativas lV e V.
Apenas as afirmativas I, IIl e V.
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As orientações familiares complementam a terapia fonoaudiológica na promoção da fluência da fala em crianças que gaguejam. Comportamentos inadequados dos familiares em relação à gagueira infantil podem contribuir negativamente no prognóstico terapêutico. Entre as reações dos interlocutores que podem contribuir para a redução do risco do desenvolvimento da gagueira, destaca(m)-se:
I. o respeito à troca de ciclos do sono.
II. o ritmo da fala acelerado do interlocutor.
III. a complementação das palavras e o desvio do olhar.
IV. a interação comunicativa e a atitude de atenção para com o interlocutor.
São corretas apenas as reações apresentadas em:
I e II
I e III
I e IV
II e III
II, III e IV
Com relação à avaliação e reabilitação auditiva, assinale a alternativa CORRETA:
Qualquer pessoa que apresente dificuldades de comunicação e trabalho decorrentes de uma perda de audição é candidata ao uso de implante coclear (IC), especialmente na presbiacusia, pela configuração audiométrica dessa patologia auditiva.
O procedimento de triagem auditiva universal é aplicado aos recém-nascidos com indicadores de risco para perdas auditivas e em idosos com risco de perda auditiva.
A avaliação dos potencias evocados de tronco encefálico (PEATE), por via aérea, realizada com os pacientes adultos e idosos, fornece diagnóstico conclusivo do tipo perda auditiva, sendo, por isso, o exame mais indicado para ser realizado em hospitais.
Um programa de reabilitação auditiva para o idoso deve incluir avaliação audiológica, avaliação da saúde geral, verificação da destreza manual e motivação para o uso de aparelho de amplificação.
A investigação da presença das emissões otoacústicas (EOA) substitui qualquer outra forma de avaliação audiológica em adultos.
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Do ponto de vista neuropsicológico, os transtornos de aprendizagem apresentam manifestações importantes na aquisição e no uso das habilidades de audição, fala, leitura, escrita e raciocínio ou matemática. O diagnóstico dessas alterações deve ser realizado por equipe multiprofissional, e, normalmente, a origem dessas alterações é que norteia o programa de intervenção. Se ela for escolar, a atuação fonoaudiológica deverá ser voltada para o ambiente educacional, com propostas junto aos professores. Por outro lado, se essa dificuldade for decorrente de uma disfunção neuropsicológica, a atuação deverá ser clínica, por meio de programas remediativos. Com base nessas informações, analise as afirmações a seguir.
I. Nos transtornos de aprendizagem decorrentes de disfunção neuropsicológica, um dos aspectos fundamentais considerados na terapia fonoaudiológica é a remediação fonológica.
II. O trabalho com compreensão de leitura, utilizando a técnica de Cloze, a fim de que o aluno passe da rota fonológica para a lexical, deve ser uma das prioridades do trabalho terapêutico voltado para os transtornos de aprendizagem, de origem escolar.
III. A produção de textos utilizando estratégias metalinguísticas deve ser considerada em um programa de intervenção voltado para os transtornos de aprendizagem, independentemente de sua origem.
IV. Nos casos de transtorno de aprendizagem, os aspectos de fala, leitura e escrita devem ser promovidos pelo educador, com assessoria fonoaudiológica por meio de adaptações pedagógicas.
Estão coerentes com a abordagem neuropsicológica apenas as afirmativas:
I e II
II e IV
III e IV
I, II e III
I, III e IV
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