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Em relação ao processo de deglutição, pode-se afirmar que:
I. A fase faríngea inicia-se com o reflexo de deglutição e tem como objetivo o trânsito do alimento pela faringe.
II. A faringe se alonga no mesmo momento em que há uma parada respiratória, ocorre uma onda contrátil do esôfago e em seguida a respiração é reiniciada por meio de uma inspiração profunda.
III. Nos casos de aspiração silenciosa, o que ocorre fisiologicamente é uma hipersensibilidade da região faringo-laríngea, desencadeada pela consistência dos alimentos, geralmente sólidos duros.
IV. A fase esofágica inicia-se com os peristaltismos esofágicos, que conduzem o bolo alimentar do esôfago ao estômago. Essa fase encontra-se alterada em quadros de estenose de esôfago, devendo-se orientar o uso de alimentos de consistência líquida e pastosa.
Está(ão) CORRETA(S) apenas:
A afirmação IV.
Apenas as afirmações II e IV.
Apenas as afirmações I e III.
Apenas a afirmação II.
Apenas as afirmações II e IIII.
Nódulos, pólipos e Edema de Reinke são exemplos de disfonias:
Funcionais.
Psicológicas.
Orgânicas.
Psicogênicas
Organofuncionais.
Analise o texto abaixo:
As Disfonias Funcionais, segundo Behlau e Pontes, (1990) são desordens do comportamento vocal e podem ter como mecanismos causais três diferentes aspectos: (1) . Nas inadaptações anatômicas podemos encontrar: (2) .
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
(1) uso incorreto da voz, inadaptações vocais e alterações psicogênicas ; (2) assimetrias laríngeas, desvios da proporção glótica e alterações estruturais mínimas da cobertura das pregas vocais.
(1) uso incorreto da voz, modelo vocal deficiente e alterações psicogênicas ; (2) assimetrias laríngeas, refluxo gastroesofágico e alterações estruturais mínimas da cobertura das pregas vocais.
(1) uso incorreto da voz, inadaptações vocais e alterações auditivas ; (2) assimetrias laríngeas, desvios da proporção glótica e paquidermia.
(1) modelo vocal deficiente, inadaptações funcionais e alterações psicogênicas ; (2) assimetrias laríngeas e neoplasia.
(1) uso incorreto da voz, inadaptações vocais e alterações psicogênicas ; (2) lesões, desvios da proporção glótica e alterações estruturais mínimas da cobertura das pregas vocais.
Paciente, 78 anos, internado há 10 dias, é portador de doença de Parkinson e necessita fazer angioplastia. Está desnutrido e apresentou quadro de pneumonia. Médico solicita avaliação fonoaudiológica. Analise as hipóteses a seguir:
I. Paciente pode estar com quadro de disfagia associado à doença de Parkinson.
II. Paciente apresenta nível de compreensão rebaixado, confusão mental, alteração de linguagem escrita, flacidez de musculatura de OFA, deglutição comprometida para sólidos.
III. Disfagia pode ser induzida por medicamentos neurolépticos. Os antidepressivos geralmente causam secura na mucosa da boca e a diminuicao da saliva compromete a manipulação do bolo alimentar, além de provocar sonolência, diminuição o estado de vigília e comprometendo a deglutição segura.
IV. Disfagia pode ser decorrente da idade em função de rebaixamento da força muscular, deficiência na mastigação (ausência de dentes, prótese mal adaptada).
Quais hipóteses são compatíveis com o quadro desse paciente?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.
Todas
Apenas I, III e IV.
Várias propostas de avaliação perceptiva da fonte glótica tem sido apresentadas na literatura, a escala R.A.S.A.T. é uma delas, e propõe avaliar:
A rouquidão, aspereza, soprosidade, astenia e tensão, respectivamente, e seu envolvimento vocal tem graduação que varia de 0 a 3.
O ruído, astenia, soprosidade, aspereza e tensão, respectivamente, e seu envolvimento vocal tem graduação que varia de 0 a3.
Rouquidão, astenia, soprosidade, aspereza e tensão, respectivamente, e seu envolvimento vocal tem graduação que varia de 0 a 2.
A rouquidão, astenia, soprosidade, aspereza e tensão, respectivamente, e seu envolvimento vocal tem graduação que varia de 0 a 3.
Ruído, aspereza, soprosidade, astenia e tensão, respectivamente, e seu envolvimento vocal tem graduação que varia de 0 a 2.
Para Chomsky, é incorreto afirmar:
O meio ambiente seria apenas facilitador do desenvolvimento do sujeito.
No processo de aquisição, a criança é exposta a um input, sendo o output um sistema de regras para a linguagem do adulto, ou seja, a gramática de uma determinada língua.
A linguagem é aprendida a partir da emergência de estruturas funcionalmente prontas para o uso, ou seja, pr-e-programadas.
Os enunciados produzidos pelo falante e as próprias línguas do mundo são manifestações diretas do meio externo.
A aquisição da linguagem e dos comportamentos linguísticos comprova uma criatividade permanente do ser humano.
Correlacione os itens abaixo com as respectivas afirmações:
1. Fase oral da deglutição.
2. Fase faríngea da deglutição.
3. Disfagia leve.
4. Disfagia moderada.
5. Disfagia severa.
6. Sinais de aspiração.
( ) Captação do alimento com precisão e sem escape labial, preparação do bolo alimentar.
( ) Dificuldade no transporte do bolo alimentar, presença de pequena quantidade de saliva e resíduos alimentares em recesso faringeais, sem ocorrer penetração laríngea.
( ) Dificuldade no transporte do bolo alimentar, presença de saliva e resíduos alimentares em recesso faringeais, com sinais sugestivos de penetração laríngea e/ou aspiração de pequena quantidade de alimentos; episódios de pneumonia, déficit nutricional e diminuição do prazer de comer.
( ) Elevação da laringe simetricamente e sem trepidação e ausência de refluxo nasal.
( ) Tosse, engasgo, cianose, fadiga, sonolência e dispneia.
( ) Excesso de saliva e de resíduos alimentares em recessos faringeais com sinais de penetração laríngea e/ou aspiração de alimentos, pneumonias de repetição, desnutrição, diminuição do prazer de alimentar-se com grande impacto na qualidade de vida.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA:
1-4-5-3-6-2
4-5-3-1-2-6
6-4-5-3-2-1
1-3-4-2-6-5
3-4-1-5-2-6
Durante a avaliação motora oral de uma criança com Paralisia cerebral, o Fonoaudiólogo realiza uma pressão moderada nas gengivas da criança para avaliar o reflexo de:
Sucção.
Deglutição
Mordida.
Nausea.
Mastigação.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).
( ) A fenda triangular médio posterior decorre de um estado de contração excessiva da musculatura intrínseca da laringe.
( ) Fenda triangular posterior é a fenda típica da disfonia por tensão muscular ou disfonia por síndrome de tensão musculoesquelética.
( ) A fenda triangular médio posterior não está associada aos nódulos vocais.
( ) A fonoterapia é o tratamento indicado para favorecer uma padrão de fonação mais equilibrado, reduzindo a tratopatia de adaptação.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V V V V
V V V F
V V F V
V V F V
F V F V
Paciente masculino, 83 anos, acamado e cadeirante, foi internado com broncopneumonia de repetição. É o terceiro episódio no período de 10 meses. Encontrase com sequelas motora, de linguagem e cognitiva decorrentes de múltiplos AVCs isquêmicos que ocorreram nos últimos 3 anos. Familiares informam que a dieta via oral está restrita a consistência pastosa há 6 meses, fato de que a paciente reclama muito, pois sempre gostou de almoços em família . Apresenta ainda quadro de desnutrição e desidratação. Após a avaliação, o fonoaudiólogo:
I. Orienta para utilização de espessante em alimentos, cuidados com a postura no momento da deglutição, realização de múltiplas deglutições para cada colherada e manobras protetoras de vias aéreas .
II. Sugere a indicação de sonda nasoenteral por 30 dias para melhora do quadro clínico, e após esse período gastrostomia para suporte nutricional. O trabalho fonoaudiológico terá seu foco na manutenção de via oral apenas socialmente, com cuidados na consistência e quantidade de alimentos, bem como na postura do paciente durante as refeições.
III. Sugere-se a indicação de sonda nasoenteral por 30 dias e nova avaliação após esse período para realização de desmame.
IV. Sugere-se a indicação de sonda nasoenteral, atendimento fonoaudiológico diário para reeducação alimentar e evitar gastrostomia.
Está(ão) CORRETA(S) apenas:
A afirmação II.
As afirmações I, II e III.
As afirmações II e IV.
A afirmação III.
Todas as afirmações.
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