Lista completa de Questões de Fonoaudiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na avaliação das respostas comportamentais a estímulos sonoros, durante o primeiro ano de vida do bebê, deve-se verificar a ocorrência de sinais sugestivos de alteração do processamento auditivo central. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE estes sinais sugestivos de alteração do processamento auditivo central.
Presença de reflexo cocleopalpebral e reflexo de Moro.
Dificuldade de localização sonora com acuidade auditiva normal e habituação a estímulos repetitivos.
Inconsistência de respostas a tons puros e necessidade de diminuição da duração do estímulo para eliciar a resposta.
Ausência de reflexo cocleopalpebral com acuidade auditiva normal e aumento da latência de resposta na ausência de comprometimento do sistema tímpano-ossicular.
Respostas exacerbadas e presença de reflexo cocleopalpebral.
O som de apoio que tem como objetivo solicitar a coaptação das pregas vocais, melhorar a força da articulação e a clareza da emissão, reforçando a cavidade oral como ressonador é:
fricativos
vibrantes.
plosivos.
basal.
hiperagudos.
O reflexo acústico é muito utilizado para avaliar as condições da orelha média e para a obtenção de informações sobre o funcionamento da via auditiva. Considerando que um paciente apresentou diagnóstico de otite média secretora na orelha direita e nada digno de nota na orelha esquerda, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o(s) reflexo(s) acústico(s) que estaria(m) ausente(s) neste caso.
Reflexo acústico contralateral da orelha direita e reflexo acústico ipsilateral da orelha direita.
Reflexo acústico contralateral da orelha esquerda e reflexo acústico ipsilateral da orelha direita.
Reflexo acústico contralateral da orelha esquerda e reflexo acústico ipsilateral da orelha esquerda.
Apenas o reflexo acústico ipsilateral da orelha direita.
Após os 50 anos de idade, a sensibilidade auditiva deteriora-se progressivamente, principalmente em frequência aguda. Esse declínio da audição é denominado:
presbiacusia;
presbifonia
mascaramento;
fenômeno de Túlio;
surdez psicogênica.
As Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA) são um importante instrumento objetivo para auxiliar o fonoaudiólogo no diagnóstico audiológico. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas sobre a aplicação das EOA.
( ) As EOA são afetadas por lesões no sistema auditivo central.
( ) As EOA por estímulo transiente são as mais utilizadas nos programas de triagem auditiva neonatal.
( ) As EOA por produto de distorção são muito utilizadas para monitorar a função coclear de indivíduos expostos a ruído e agentes ototóxicos.
( ) Os indivíduos com perda auditiva do tipo condutiva passam nas EOA por estímulo transiente.
( ) Os indivíduos com perda auditiva do tipo neurossensorial de grau leve podem falhar nas EOA por estímulo transiente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
F V V F V
V F F V V
F V V F F
V V V F F
F F F V V
A insuficiência velofaríngea produz:
diplofonia.
voz hipernasal.
voz hiponasal.
voz soprosa.
bitonalidade.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo. Um paciente que apresente dificuldades na repetição de palavras no contexto de uma linguagem fluente, com certa anomia, parafasias fonêmicas, alterações na compreensão de material complexo e apraxia ideomotora, pode ser diagnosticado com afasia:
de broca.
de condução.
de Wernicke.
transcortical mista.
transcortical sensorial.
O reflexo relacionado à deglutição presente em recémnascidos que é desencadeado com o toque nos cantos da boca é o reflexo de:
GAG.
suckling.
protrusão lingual.
procura
lateralização
Sobre as alterações linguístico-cognitivas observadas em pacientes que sofreram traumatismo cranioencefálico, é CORRETO afirmar que:
a ocorrência de afasia vai estar condicionada ao local da lesão, sendo pouco frequente entre as contusões, já que nestas há predomínio do local das lesões nas regiões parietais.
a fala não está preservada, pois o paciente expressa grande quantidade de informação irrelevante e tangencial, com mudança de tópico de forma desordenada.
a fala está reduzida somente na variedade do conteúdo expresso.
há diferença entre o quadro apresentado por estes pacientes e aqueles com lesões de hemisfério direito ou indivíduos com lesão em lobos frontais.
nas lesões difusas, a afasia não será um achado frequente, mas alterações de comunicação poderão ocorrer em função das múltiplas lesões distribuídas pelo cérebro, ou secundariamente aos transtornos de memória, atenção e funções executivas.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta ERRO na classificação do fonema.
/b/ oral oclusivo bilabial sonoro.
/t/ oral oclusivo linguodental surdo.
/s/ oral constritivo fricativo alveolar surdo.
/n/ nasal linguodental sonoro.
/l/ oral constritivo lateral alveolar surdo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...