Questões de Fonoaudiologia

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A imitância é um termo geral, relacionado à transferência de uma energia acústica, independente da maneira pela qual essa transferência está sendo medida. A transferência de energia ocorre quando a onda sonora alcança:

  • A.

    a orelha média e é aplicada uma pressão sonora sobre a membrana timpânica.

  • B.

    o meato acústico externo e é aplicada uma pressão sonora sobre a membrana timpânica.

  • C.

    o sistema nervoso auditivo central.

  • D.

    a cóclea.

  • E.

    Todas as alternativas estão incorretas.

A língua pode interferir na manutenção do equilíbrio oclusal. A respeito, podemos dizer que a afirmação CORRETA é:

  • A.

    A pressão da língua em repouso contra os incisivos pode representar um fator desencadeante e/ou de manutenção do desequilíbrio oclusal.

  • B.

    A pressão da língua contra os incisivos em repouso e a anteriorização da mesma durante a fala são fatores que não se relacionam, mas podem agravar a ocorrência do desequilíbrio do aparelho estomatognático.

  • C.

    A posição de língua em repouso mais adequada, em todos os tipos faciais, deve ser elevada na cavidade oral, com o dorso da língua acoplado contra o palato e a ponta encostada na papila.

  • D.

    A macroglossia está relacionada sempre com alterações oclusais, mesmo em indivíduos sem problemas neurológicos.

No transtorno de processamento auditivo central o paciente:

  • A.

    parece não ouvir o interlocutor e não o entende.

  • B.

    apresenta boa habilidade de fala e linguagem.

  • C.

    apresenta habilidades de leitura e escrita.

  • D.

    apresenta dificuldade para entender a fala em ambiente ruidoso.

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

Em relação à articulação têmporo-mandibular, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Estão presentes na superfície óssea articular: cartilagem articular, disco articular, líquido sinovial e a zona bilaminar.

  • B.

    Ruído na articulação pode ser um estalo como consequência do disco articular ter saído fora do lugar e uma criptação como sinal de desgaste do disco articular.

  • C.

    Existem dois movimentos de abertura bucal: translação (côndilo gira em torno de seu eixo); rotação (côndilo sai da cavidade glenoide).

  • D.

    Na abertura bucal, quando o côndilo ultrapassa a vertente articular, o retorno do côndilo para a posição normal pode ficar travado e o indivíduo não fecha a boca.

Por meio da cefalometria pode-se identificar e/ou mensurar as seguintes estruturas e espaços orgânicos de interesse do Fonoaudiólogo:

  • A.

    os espaços orofaríngeos.

  • B.

    os espaços nasofaríngeos.

  • C.

    os espaços oro e nasofaríngeo.

  • D.

    os espaços oro e nasolaríngeo.

  • E.

    Nenhumas das alternativas.

Em relação à fala e alterações da fluência, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    Crianças com antecedentes familiares de gagueira, características psicológicas predisponentes ou que tenham familiares com traços linguísticos desfavoráveis, podem evoluir para um quadro crônico de disfluência na fala.

  • B.

    A fluência refere-se ao fluxo contínuo e suave de produção da fala. A disfluência é a ruptura voluntária do fluxo da fala.

  • C.

    A gagueira não pode ser considerada com uma entidade nosológica única, pois tem uma característica multidimensional.

  • D.

    A fala engloba os seguintes mecanismos: neurolinguístico, aerodinâmico, fonatório, articulatório, acústico e auditivo.

Em relação à afasia, analise as seguintes afirmações:

1. É uma alteração da comunicação adquirida em conseqüência de lesão neurológica (geralmente, AVC), de déficits sensoriais, intelectuais e psiquiátricos.

2. Pode ser classificada, conforme visão anatomoclínica, em: Broca, Wernick, condução e transcorticais motor e sensorial.

3. As alterações da linguagem oral podem vir acompanhadas de alterações da leitura e da escrita.

4. O tempo decorrido e a evolução do quadro não interferem em sua apresentação.

Está (ão) incorreta (s):

  • A.

    1, apenas.

  • B.

    2, apenas.

  • C.

    1, 2, 3 e 4.

  • D.

    2, 3 e 4, apenas.

  • E.

    1 e 4, apenas.

Em relação aos distúrbios da comunicação, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Alterações da respiração causadas por problemas mecânicos, como amígdalas aumentadas e septo desviado podem interferir na produção articulatória dos sons da fala.

  • B.

    As alterações da voz também podem interferir na comunicação, mas não são alterações específicas da produção da fala.

  • C.

    As alterações de fala, que envolvem os sons fricativos alveolares anteriores [s] e [z], são conhecidos como ceceio e são interferentes na comunicação.

  • D.

    A manifestação da disfonia nas alterações de mobilidade laríngea não pode apresentar-se como voz soprosa, rugosa e diplofônica.

Mãe chega ao consultório fonoaudiológico com seu filho de 3anos de idade. A queixa é “troca de letras na fala”. A criança éfilho único, faz uso de mamadeira e de chupeta, e tem história de otites de repetição. Após uma conversa espontânea percebese a falta de domínio dos fonemas “S” e “R” em final de sílabas, “rr”, “lh” e ausência de encontro consonantal (Ex: “pr”, “br”, “cr”, “pl”, “gl” etc).

Esta criança receberá como hipótese diagnóstica:

  • A.

    Dislalia.

  • B.

    Distúrbio fonológico.

  • C.

    Distúrbio fonético.

  • D.

    Distúrbio fonoarticulatório.

  • E.

    Criança sem alterações, em desenvolvimento.

Em relação à linguagem, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    O transtorno do déficit de atenção sempre vem acompanhado de impulsividade, inquietação e agitação.

  • B.

    A dislexia é caracterizada pela dificuldade na fluência correta da leitura e dificuldade na habilidade de decodificação e soletração, resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem.

  • C.

    O processamento auditivo central permite desempenhar função de localização da fonte sonora, figura fundo, integração binaural, fechamento, discriminação, memória e atenção.

  • D.

    A linguagem diz respeito a um conjunto de signos convencionais usados para comunicação que pode, ou não, utilizar a fala como forma de expressão.

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