Lista completa de Questões de Fonoaudiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A imitância é um termo geral, relacionado à transferência de uma energia acústica, independente da maneira pela qual essa transferência está sendo medida. A transferência de energia ocorre quando a onda sonora alcança:
a orelha média e é aplicada uma pressão sonora sobre a membrana timpânica.
o meato acústico externo e é aplicada uma pressão sonora sobre a membrana timpânica.
o sistema nervoso auditivo central.
a cóclea.
Todas as alternativas estão incorretas.
A língua pode interferir na manutenção do equilíbrio oclusal. A respeito, podemos dizer que a afirmação CORRETA é:
A pressão da língua em repouso contra os incisivos pode representar um fator desencadeante e/ou de manutenção do desequilíbrio oclusal.
A pressão da língua contra os incisivos em repouso e a anteriorização da mesma durante a fala são fatores que não se relacionam, mas podem agravar a ocorrência do desequilíbrio do aparelho estomatognático.
A posição de língua em repouso mais adequada, em todos os tipos faciais, deve ser elevada na cavidade oral, com o dorso da língua acoplado contra o palato e a ponta encostada na papila.
A macroglossia está relacionada sempre com alterações oclusais, mesmo em indivíduos sem problemas neurológicos.
No transtorno de processamento auditivo central o paciente:
parece não ouvir o interlocutor e não o entende.
apresenta boa habilidade de fala e linguagem.
apresenta habilidades de leitura e escrita.
apresenta dificuldade para entender a fala em ambiente ruidoso.
Todas as alternativas estão corretas.
Em relação à articulação têmporo-mandibular, marque a alternativa INCORRETA:
Estão presentes na superfície óssea articular: cartilagem articular, disco articular, líquido sinovial e a zona bilaminar.
Ruído na articulação pode ser um estalo como consequência do disco articular ter saído fora do lugar e uma criptação como sinal de desgaste do disco articular.
Existem dois movimentos de abertura bucal: translação (côndilo gira em torno de seu eixo); rotação (côndilo sai da cavidade glenoide).
Na abertura bucal, quando o côndilo ultrapassa a vertente articular, o retorno do côndilo para a posição normal pode ficar travado e o indivíduo não fecha a boca.
Por meio da cefalometria pode-se identificar e/ou mensurar as seguintes estruturas e espaços orgânicos de interesse do Fonoaudiólogo:
os espaços orofaríngeos.
os espaços nasofaríngeos.
os espaços oro e nasofaríngeo.
os espaços oro e nasolaríngeo.
Nenhumas das alternativas.
Em relação à fala e alterações da fluência, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
Crianças com antecedentes familiares de gagueira, características psicológicas predisponentes ou que tenham familiares com traços linguísticos desfavoráveis, podem evoluir para um quadro crônico de disfluência na fala.
A fluência refere-se ao fluxo contínuo e suave de produção da fala. A disfluência é a ruptura voluntária do fluxo da fala.
A gagueira não pode ser considerada com uma entidade nosológica única, pois tem uma característica multidimensional.
A fala engloba os seguintes mecanismos: neurolinguístico, aerodinâmico, fonatório, articulatório, acústico e auditivo.
Em relação à afasia, analise as seguintes afirmações:
1. É uma alteração da comunicação adquirida em conseqüência de lesão neurológica (geralmente, AVC), de déficits sensoriais, intelectuais e psiquiátricos.
2. Pode ser classificada, conforme visão anatomoclínica, em: Broca, Wernick, condução e transcorticais motor e sensorial.
3. As alterações da linguagem oral podem vir acompanhadas de alterações da leitura e da escrita.
4. O tempo decorrido e a evolução do quadro não interferem em sua apresentação.
Está (ão) incorreta (s):
1, apenas.
2, apenas.
1, 2, 3 e 4.
2, 3 e 4, apenas.
1 e 4, apenas.
Em relação aos distúrbios da comunicação, é INCORRETO afirmar que:
Alterações da respiração causadas por problemas mecânicos, como amígdalas aumentadas e septo desviado podem interferir na produção articulatória dos sons da fala.
As alterações da voz também podem interferir na comunicação, mas não são alterações específicas da produção da fala.
As alterações de fala, que envolvem os sons fricativos alveolares anteriores [s] e [z], são conhecidos como ceceio e são interferentes na comunicação.
A manifestação da disfonia nas alterações de mobilidade laríngea não pode apresentar-se como voz soprosa, rugosa e diplofônica.
Mãe chega ao consultório fonoaudiológico com seu filho de 3anos de idade. A queixa é troca de letras na fala. A criança éfilho único, faz uso de mamadeira e de chupeta, e tem história de otites de repetição. Após uma conversa espontânea percebese a falta de domínio dos fonemas S e R em final de sílabas, rr, lh e ausência de encontro consonantal (Ex: pr, br, cr, pl, gl etc).
Esta criança receberá como hipótese diagnóstica:
Dislalia.
Distúrbio fonológico.
Distúrbio fonético.
Distúrbio fonoarticulatório.
Criança sem alterações, em desenvolvimento.
Em relação à linguagem, marque a alternativa INCORRETA:
O transtorno do déficit de atenção sempre vem acompanhado de impulsividade, inquietação e agitação.
A dislexia é caracterizada pela dificuldade na fluência correta da leitura e dificuldade na habilidade de decodificação e soletração, resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem.
O processamento auditivo central permite desempenhar função de localização da fonte sonora, figura fundo, integração binaural, fechamento, discriminação, memória e atenção.
A linguagem diz respeito a um conjunto de signos convencionais usados para comunicação que pode, ou não, utilizar a fala como forma de expressão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...