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A Otoneurologia é o campo da Otorrinolaringologia e da Audiologia, que estuda o equilíbrio corporal, sendo que este não depende somente do labirinto. Essa área estuda o aparelho vestíbulo-coclear e suas relações com outros órgãos e sistemas. Assinale a alternativa que descreve os sistemas responsáveis pelo equilíbrio.
Hungria (1991) relata que a exploração clínica do aparelho vestibular inclui o estudo de funções ligadas, direta ou indiretamente, ao equilíbrio, sendo importante estudar o equilíbrio estático e dinâmico, através de algumas provas. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma prova utilizada na avaliação do equilíbrio estático e dinâmico.
A atividade periférica tem a função de detecção e transmissão dos sons; a atividade central tem a função de discriminação, localização, reconhecimento do som, compreensão, atenção seletiva e memória auditiva. As estruturas que compõem o sistema auditivo, responsáveis pela atividade central, são: tronco encefálico, vias subcorticais, córtex auditivo, lobo temporal e corpo caloso. Segundo alguns autores, é possível associar determinadas funções a algumas estruturas do sistema auditivo central. Nesse sentido, relacione algumas estruturas responsáveis pela atividade central e sua função e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Núcleos cocleares.
2. Núcleos do complexo olivar superior.
3. Núcleos do colículo inferior.
4. Corpo geniculado medial.
5. Córtex auditivo.
( ) Iniciam a análise sensorial complexa e diminuem os sinais de ruído de fundo.
( ) É responsável pela análise de sons complexos; pela localização de sons; pela atenção seletiva para estímulos auditivos baseados na posição da fonte sonora; pela inibição das respostas motoras inapropriadas; pela identificação de estímulos; pela discriminação de padrões temporais; pela memória auditiva para sons em sequência; sendo, ainda, necessário para tarefas auditivas mais difíceis.
( ) Codificam a direção de um som no espaço, por meio da análise das diferenças de intensidade e tempo interaural, ou seja, são responsáveis pela localização sonora. Essa estrutura também faz parte do arco reflexo do reflexo acústico do músculo do estapédio.
( ) São responsáveis pela atenção ao estímulo sonoro. Também têm um papel importante nos reflexos auditivos como o startle (sobressalto) e também para o desenvolvimento de crises audiogênicas e respostas motoras, resultantes de hipersensibilidade auditiva causada pela privação sensorial, desde muito cedo, na vida do indivíduo.
( ) A sua divisão ventral é a única especificamente auditiva.
O desenvolvimento das habilidades auditivas ocorre nos primeiros anos de vida e depende da sua interação com o ambiente acústico da criança. Essas habilidades envolvidas na organização das informações auditivas são o Processamento Auditivo Central ou Habilidades Auditivas Perceptuais (PEREIRA, 1993). As habilidades auditivas constituemse em uma hierarquia e, embora sigam uma sequência de desenvolvimento, são, no fundo, indissociáveis entre si. Assinale a alternativa que corresponde à seguinte habilidade auditiva: Capacidade de separar figura do fundo, ou seja, informações (estímulo-alvo) e ruído (estímulo competitivo).
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. ________________________ é um distúrbio da fluência em que os segmentos da conversação do falante na sua língua nativa são percebidos como muito rápido, irregular, ou ambos.
A Gagueira tem sido amplamente estudada por diferentes áreas do conhecimento dada sua complexidade e possibilidades de interpretação. Teorias, terminologias e conceituações são bastante diversificadas, fundamentando-se em diferentes correntes do pensamento científico e direcionando o olhar dos estudiosos da gagueira para teorias orgânicas, psicológicas e sociais, o que permite uma infinidade de leituras do mesmo objeto de estudo. Relacione, as quatro principais abordagens sobre a Gagueira com os seus respectivos autores e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Abordagem Psicolinguística da Fluência.
2. Abordagem Neurolinguística e Motora da Gagueira.
3. Abordagem na Vertente Contextualizada Análise de Discurso.
4. Abordagem Fenomenológica da Fluência.
( ) Claudia Regina Furquim de Andrade.
( ) Ana Maria Schiefer.
( ) Isis Meira.
( ) Silvia Friedman.
Com base nos achados da imitanciometria, assinale a alternativa que corresponde ao tipo de curva demonstrado na figura a seguir.
Sobre a pesquisa de reflexos acústicos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Em perdas auditivas cocleares de até 40 dBNA, espera-se encontrar ausência dos reflexos acústicos.
( ) Em pessoas com perda auditiva condutiva bilateral, espera-se encontrar ausência dos reflexos acústicos.
( ) Em pacientes com paralisia facial, espera-se que o reflexo acústico esteja ausente na aferência do lado da lesão.
( ) Em pacientes com lesão do VIII par craniano, pode-se encontrar ausência dos reflexos acústicos.
A audiometria de tronco encefálico (BSER) avalia a atividade do sistema auditivo desde a orelha interna até o tronco encefálico alto. As respostas ocorrem nos 12 ms após a estimulação acústica e é constituída por um potencial polifásico de 7 ondas, sendo a mais característica e frequente a P: V. As ondas são classicamente denominadas em algarismos romanos. Assinale a alternativa que apresenta a origem do potencial da onda P:V.
A educação do Surdo só pode ser compreendida a partir de uma perspectiva mais ampla que abranja a sua história e que mostre quais as fundamentações teóricas, filosóficas, políticas e ideológicas a embasaram desde o seu início. A partir do Congresso de Milão, 1880, predominou a filosofia educacional denominada
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