Questões de Fonoaudiologia

Lista completa de Questões de Fonoaudiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Otoneurologia é o campo da Otorrinolaringologia e da Audiologia, que estuda o equilíbrio corporal, sendo que este não depende somente do labirinto. Essa área estuda o aparelho vestíbulo-coclear e suas relações com outros órgãos e sistemas. Assinale a alternativa que descreve os sistemas responsáveis pelo equilíbrio.

  • A. Visual, proprioceptivo e vestibular.
  • B. Orelha média, proprioceptivo e vestibular.
  • C. Visual, neurológico e proprioceptivo.
  • D. Orelha média, proprioceptivo e neurológico.
  • E. Nenhuma das alternativas anteriores.

Hungria (1991) relata que a exploração clínica do aparelho vestibular inclui o estudo de funções ligadas, direta ou indiretamente, ao equilíbrio, sendo importante estudar o equilíbrio estático e dinâmico, através de algumas provas. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma prova utilizada na avaliação do equilíbrio estático e dinâmico.

  • A. Prova de Romberg.
  • B. Prova de Impedanciometria.
  • C. Prova de Romberg – Barré.
  • D. Prova da Marcha.
  • E. Prova de Unteberg.

A atividade periférica tem a função de detecção e transmissão dos sons; a atividade central tem a função de discriminação, localização, reconhecimento do som, compreensão, atenção seletiva e memória auditiva. As estruturas que compõem o sistema auditivo, responsáveis pela atividade central, são: tronco encefálico, vias subcorticais, córtex auditivo, lobo temporal e corpo caloso. Segundo alguns autores, é possível associar determinadas funções a algumas estruturas do sistema auditivo central. Nesse sentido, relacione algumas estruturas responsáveis pela atividade central e sua função e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Núcleos cocleares.

2. Núcleos do complexo olivar superior.

3. Núcleos do colículo inferior.

4. Corpo geniculado medial.

5. Córtex auditivo.

( ) Iniciam a análise sensorial complexa e diminuem os sinais de ruído de fundo.

( ) É responsável pela análise de sons complexos; pela localização de sons; pela atenção seletiva para estímulos auditivos baseados na posição da fonte sonora; pela inibição das respostas motoras inapropriadas; pela identificação de estímulos; pela discriminação de padrões temporais; pela memória auditiva para sons em sequência; sendo, ainda, necessário para tarefas auditivas mais difíceis.

( ) Codificam a direção de um som no espaço, por meio da análise das diferenças de intensidade e tempo interaural, ou seja, são responsáveis pela localização sonora. Essa estrutura também faz parte do arco reflexo do reflexo acústico do músculo do estapédio.

( ) São responsáveis pela atenção ao estímulo sonoro. Também têm um papel importante nos reflexos auditivos como o startle (sobressalto) e também para o desenvolvimento de crises audiogênicas e respostas motoras, resultantes de hipersensibilidade auditiva causada pela privação sensorial, desde muito cedo, na vida do indivíduo.

( ) A sua divisão ventral é a única especificamente auditiva.

  • A. 1 – 2 – 3 – 4 – 5.
  • B. 1 – 4 – 2 – 3 – 5.
  • C. 5 – 4 – 3 – 2 – 1.
  • D. 2 – 3 – 4 – 5 – 1.
  • E. 3 – 4 – 2 – 1 – 5.

O desenvolvimento das habilidades auditivas ocorre nos primeiros anos de vida e depende da sua interação com o ambiente acústico da criança. Essas habilidades envolvidas na organização das informações auditivas são o Processamento Auditivo Central ou Habilidades Auditivas Perceptuais (PEREIRA, 1993). As habilidades auditivas constituemse em uma hierarquia e, embora sigam uma sequência de desenvolvimento, são, no fundo, indissociáveis entre si. Assinale a alternativa que corresponde à seguinte habilidade auditiva: “ Capacidade de separar figura do fundo, ou seja, informações (estímulo-alvo) e ruído (estímulo competitivo)”.

  • A. Fechamento Auditivo.
  • B. Integração Binaural.
  • C. Localização.
  • D. Figura – Fundo.
  • E. Resolução Temporal.

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. “________________________ é um distúrbio da fluência em que os segmentos da conversação do falante na sua língua nativa são percebidos como muito rápido, irregular, ou ambos”.

  • A. Afasia
  • B. Disartria
  • C. Apraxia
  • D. Taquifemia
  • E. Disfagia

A Gagueira tem sido amplamente estudada por diferentes áreas do conhecimento dada sua complexidade e possibilidades de interpretação. Teorias, terminologias e conceituações são bastante diversificadas, fundamentando-se em diferentes correntes do pensamento científico e direcionando o olhar dos estudiosos da gagueira para teorias orgânicas, psicológicas e sociais, o que permite uma infinidade de leituras do “mesmo” objeto de estudo. Relacione, as quatro principais abordagens sobre a Gagueira com os seus respectivos autores e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Abordagem Psicolinguística da Fluência.

2. Abordagem Neurolinguística e Motora da Gagueira.

3. Abordagem na Vertente Contextualizada – Análise de Discurso.

4. Abordagem Fenomenológica da Fluência.

( ) Claudia Regina Furquim de Andrade.

( ) Ana Maria Schiefer.

( ) Isis Meira.

( ) Silvia Friedman.

  • A. 2 – 1 – 4 – 3.
  • B. 2 – 3 – 4 – 1.
  • C. 1 – 2 – 3 – 4.
  • D. 4 – 3 – 2 – 1.
  • E. 1 – 4 – 2 – 3.

Com base nos achados da imitanciometria, assinale a alternativa que corresponde ao tipo de curva demonstrado na figura a seguir.

  • A. Curva tipo C.
  • B. Curva tipo B.
  • C. Curva tipo A.
  • D. Curva tipo Ar.
  • E. Curva tipo Ad.

Sobre a pesquisa de reflexos acústicos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Em perdas auditivas cocleares de até 40 dBNA, espera-se encontrar ausência dos reflexos acústicos.

( ) Em pessoas com perda auditiva condutiva bilateral, espera-se encontrar ausência dos reflexos acústicos.

( ) Em pacientes com paralisia facial, espera-se que o reflexo acústico esteja ausente na aferência do lado da lesão.

( ) Em pacientes com lesão do VIII par craniano, pode-se encontrar ausência dos reflexos acústicos.

  • A. V – F – F – V.
  • B. V – F – F – F.
  • C. F – V – F – V.
  • D. F – F – V – F.
  • E. F – V – F – F.

A audiometria de tronco encefálico (BSER) avalia a atividade do sistema auditivo desde a orelha interna até o tronco encefálico alto. As respostas ocorrem nos 12 ms após a estimulação acústica e é constituída por um potencial polifásico de 7 ondas, sendo a mais característica e frequente a P: V. As ondas são classicamente denominadas em algarismos romanos. Assinale a alternativa que apresenta a origem do potencial da onda P:V.

  • A. Nervo coclear distal.
  • B. Nervo coclear proximal.
  • C. Núcleo coclear.
  • D. Núcleo do complexo olivar superior.
  • E. Núcleos do lemnisco lateral e do colículo inferior.

A educação do Surdo só pode ser compreendida a partir de uma perspectiva mais ampla que abranja a sua história e que mostre quais as fundamentações teóricas, filosóficas, políticas e ideológicas a embasaram desde o seu início. A partir do Congresso de Milão, 1880, predominou a filosofia educacional denominada

  • A. Bilinguismo.
  • B. Comunicação total.
  • C. Montessoriano.
  • D. Oralismo.
  • E. Bimodalismo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...