Questões de Fonoaudiologia

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Dunn (1975) afirma que excepcionais são aqueles que diferem acentuadamente da média normal, em características físicas ou psicológicas;que não se ajustam aos programas escolares elaborados para a maioria das crianças, de modo a obter progresso desejável; e que necessitam, por conseguinte, de educação especial, ou, em alguns casos, da colaboração de serviços especiais ou de ambos, para atingir um nível compatível com suas respectivas aptidões. Nessa definição pode-se notar que:

  • A. as características físicas estão englobando também as deficiências sensoriais, a saber, visual e auditiva ao lado das demais deficiências propriamente físicas.
  • B. na palavra ‘psicológicas’ não estão incluídas as deficiências mentais nem os distúrbios.
  • C. há um enfoque na abordagem educacional sabendo que é muito difícil alcançar os parâmetros da normalidade.
  • D. falta ainda um enfoque na questão sóciocultural da deficiência, além da questão da diversidade das expectativas.
  • E. ressalta a importância de se manter a mesma proposta educacional dos educandos com deficiências daqueles que não tem.

A deficiência mental não é uma enfermidade homogênea, mas sim um complexo de sintomas de múltiplas etiologias (genéticas, ambientais e indeterminadas). Considerando a deficiência mental, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

Os indivíduos que apresentam deficiência mental grave ou patológica necessitam de cuidados especiais, atenção constante e geralmente apresentam déficits secundários e achados neurológicos.

O grupo de indivíduos com deficiência mental leve é mais numeroso, não é habitualmente associado a alterações neurológicas e é clinicamente normal.

A educação especial e as deficiências mental e sensorial vem tendo no decorrer dos anos, a importância que lhes é devida, sendo, a educação especial garantida a todos os indivíduos com essas deficiências.

As afirmativas são respectivamente:

  • A. V – V – V.
  • B. V – V – F.
  • C. V – F – F.
  • D. F – V – V.
  • E. F – F – V.

Um homem de 56 anos acorda referindo que perdeu a audição do lado direito. Nunca teve nenhum problema auditivo, nega dor e infecção, de repente acorda surdo, com zumbido e tontura. Trata-se de uma surdez súbita unilateral. Os possíveis resultados da audiometria tonal limiar, da imitanciometria e do Weber audiométrico são respectivamente:

  • A. limiar auditivo normal na orelha esquerda e perda auditiva mista de grau moderado com configuração horizontal na orelha direita; curvas tipo A bilateralmente, reflexos acústicos contralaterais direito ausentes por aferência e esquerdo ausentes por eferência; Weber lateralizando para a esquerda em todas as frequências.
  • B. limiar auditivo normal na orelha esquerda e perda auditiva condutiva de grau moderado com configuração ascendente na orelha direita; curvas tipo A na orelha esquerda e tipo B na orelha direita, reflexos acústicos contralaterais direito ausentes por aferência e esquerdo ausentes por aferência e eferência; Weber lateralizando para a direita em todas as frequências.
  • C. limiar auditivo normal na orelha esquerda e perda auditiva neurossensorial de grau profundo com configuração descendente na orelha direita; curvas tipo A na orelha esquerda e tipo B na orelha direita, reflexos acústicos contralaterais direito ausentes por aferência e eferência e esquerdo presentes; Weber indiferente em todas as frequências.
  • D. limiar auditivo normal na orelha esquerda e perda auditiva neurossensorial de grau moderado com configuração descendente na orelha direita; curvas tipo A bilateralmente, reflexos acústicos contralaterais direito ausentes por aferência e esquerdo presentes; Weber lateralizando para a esquerda em todas as frequências.
  • E. limiar auditivo normal na orelha esquerda e perda auditiva condutiva de grau moderado com configuração ascendente na orelha direita; curvas tipo A na orelha esquerda e C na orelha direita, reflexos acústicos contralaterais direito ausentes por aferência e esquerdo ausentes por eferência; Weber lateralizando para a direita em todas as frequências.

A linguagem é um tema central da fonoaudiologia, muitas vezes ela está na origem e na solução de muitos problemas. Nesse sentido, é importante conhecer as teorias de linguagem. Relacione as teorias de linguagem às suas características.

1 – Teoria Inatista - Chomsky

2 – Teoria Construtivista - Piaget

3 – Teoria Sociointeracionista - Vygotsky

Trata da linguagem como um conhecimento, e, assim, sua aquisição (e seu desenvolvimento) não é nada mais que a atualização de um saber prévio, biologicamente determinado.

Nessa proposta, a mente deverá ser um produto futuro, fruto da atividade de um corpo que se constitui numa circunstância de natureza social, num processo histórico, uma vez que aborda um movimento denominado “formação social”.

Segundo o autor dessa teoria, “os fatores sociais nada explicam, por si só, se bem que sua intervenção seja necessária para o desabrochar da razão”.

Essas características referem-se respectivamente às teorias:

  • A. 1 – 2 – 3.
  • B. 2 – 1 – 3.
  • C. 3 – 2 – 1.
  • D. 1 – 3 – 2.
  • E. 3 – 1 – 2.

O processo de aquisição de linguagem que inclui diversas categorias, envolvendo aspectos funcionais da comunicação, atos de fala, trocas de turno e funções comunicativas denomina-se:

  • A. fonético.
  • B. fonológico.
  • C. semântico.
  • D. sintático.
  • E. pragmático.

Em relação ao desenvolvimento da aquisição da linguagem escrita, analise as afirmativas a seguir.

I. O estágio de adivinhação linguística caracteriza-se pela aquisição de um vocabulário visual, a criança é capaz de reconhecer um pequeno grupo de palavras como se fossem desenhos.

II. No estágio logográfico há o desenvolvimento do léxico logográfico, com acesso direto da palavra escrita à memória semântica.

III. No estágio alfabético, a criança inicia o processo de associação fonema-grafema, podendo decodificar palavras novas e escrever algumas palavras simples.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

A Avaliação Fonológica da Criança (AFC) é um instrumento proposto com objetivo de elicitar a amostra mais representativa da fala da criança. Nesse material, há cinco desenhos temáticos para a estimulação de 125 itens que formam a lista de palavras da AFC. Assinale a alternativa que corresponde à forma utilizada na AFC para chegar-se à produção linguística da criança.

  • A. Repetição.
  • B. Fala espontânea.
  • C. Nomeação espontânea.
  • D. Ditado.
  • E. Cópia.

Felipe, 4 anos, foi encaminhado pela escola para a clínica fonoaudiológica por apresentar uma fala incompreensível para a professora e para os colegas de sala. Após a AFC (Avaliação Fonológica da Criança) realizada pela Fonoaudióloga, observou-se as realizações descritas a seguir:

Assinale a alternativa que corresponda aos processos fonológicos descritos.

  • A. Apagamento da líquida final, anteriorização, plosivação, nasalização da líquida.
  • B. Apagamento da fricativa final, posteriorização, anteriorização, plosivação.
  • C. Apagamento da fricativa final, anteriorização, semivocalização de líquida, nasalização da líquida.
  • D. Apagamento da líquida final, anteriorização, plosivação, semivocalização da líquida.
  • E. Apagamento da fricativa final, anteriorização, plosivação, nasalização da líquida.

O processamento da linguagem escrita depende das representações: fonológicas, sintáticas, semânticas, ortográficas e lexicais, armazenadas no sistema de memória. Relacione os processadores com suas definições e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Contextual.

2. Semântico.

3. Ortográfico.

4. Fonológico.

( ) Base auditiva que analisa e armazena componente fonológico das palavras.

( ) Escolhe o melhor significado dentro do contexto.

( ) Acessa o significado das palavras.

( ) Base visual que analisa e armazena o componente gráfico.

  • A. 1 – 2 – 3 – 4.
  • B. 4– 3 – 2 – 1.
  • C. 4 – 1 – 2 – 3.
  • D. 2 – 4 – 1 – 3.
  • E. 1 – 2 – 4 – 3.

Menino de 10 anos, frequentando o 4º ano do Ensino Fundamental, foi encaminhado para avaliação fonoaudiológica por distúrbio de leitura e escrita. A fonoaudióloga solicitou que ele fizesse uma redação sobre as pipas. Segue o texto.

Assinale a alternativa que apresente o tipo de erro ortográfico, descrito por Zorzi (1998), das palavras “negosso” e “que ria”.

  • A. Correspondência múltipla, omissão e separação de palavras.
  • B. Omissão, separação e acréscimo.
  • C. Correspondência múltipla, junção e separação de palavras.
  • D. Correspondência múltipla, omissão e junção de palavras.
  • E. Confusão de letras visualmente parecidas, omissão e junção de palavras.
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