Questões de Fonoaudiologia

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Assinale a alternativa correta. O nistagmo é um movimento involuntário dos olhos, formado por uma sucessão de no mínimo três batimentos oculares, composto por uma componente lenta e uma rápida. A componente lenta é originada:

  • A. No labirinto
  • B. Na escala vestibular
  • C. Na janela oval
  • D. Na formação reticular do tronco encefálico
  • E. Na orelha média

Assinale a alternativa que apresenta os principais indicadores de risco para deficiência auditiva, descritos na literatura especializada:

I. Infecções congênitas como citomegalovírus e toxoplasmose.

II. Anomalias craniofaciais envolvendo orelha e osso temporal.

III. Traumatismo craniano.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Apenas I correta
  • B. Apenas II correta
  • C. Apenas III correta
  • D. I, II e III incorretas
  • E. I, II e III corretas

A Triagem auditiva neonatal universal (TANU) é um direito do recém-nascido, garantido pela Lei Federal nº 12.303 desde 2010. É uma estratégia que deve ser realizada em todos os recém-nascidos para a identificação daqueles com grande possibilidade de terem nascido com uma deficiência auditiva. Em relação à triagem auditiva neonatal, analise as afirmativas a seguir:

I. O procedimento de triagem deve ser aceitável, confiável, seguro, válido e eficaz.

II. Recomenda-se usar métodos eletrofisiológicos, tais como Emissões Otoacústicas Evocadas por Transientes (EOAET) e Pontencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE).

III. Deve ser realizada na Alta Hospitalar, para identificar a perda auditiva antes de completar um ano de idade para iniciar a intervenção clínico educacional até os dois anos de idade.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

A eficácia do diagnóstico da perda auditiva infantil depende da competência da equipe multiprofissional, do uso de protocolos e procedimentos adequados para cada criança, respeitando o nível de linguagem e de comportamento de cada uma. Relacione os procedimentos abaixo indicados às características descritas em seguida:

1- Audiometria de respostas comportamentais

2- Audiometria de reforço visual

3- Audiometria lúdica

A grande importância desse procedimento é a possibilidade de observar o desenvolvimento da função auditiva que demonstra a maturação das vias auditivas.

É um procedimento possível de ser aplicado em crianças a partir de dois anos de idade, por meio de condicionamento com brinquedo de encaixe.

Permite, a partir do quinto ao sexto meses de vida, estabelecer os limiares tonais utilizando um procedimento psicoacústico padrão de variação descendente de intensidade.

Essas descrições referem-se respectivamente aos procedimentos:

  • A. 1 – 2 – 3.
  • B. 1 – 3 – 2.
  • C. 2 – 1 – 3.
  • D. 2 – 3 – 1.
  • E. 3 – 1 – 2.

Uma mulher de 35 anos apresenta queixa de dificuldade de ouvir. Realizou a audiometria tonal liminar que apresentou resultado indicando perda auditiva condutiva em grau moderado bilateralmente. A mulher apresenta história familiar de perda auditiva e sua queixa apareceu após o nascimento de sua filha. Diante desse caso, a hipótese etiológica e o resultado esperado da imitanciometria são:

  • A. neurinoma do acústico, curvas tipo A e reflexos acústicos ausentes por aferência.
  • B. doença de Ménière, curvas tipo A e reflexos acústicos presentes com presença de recrutamento.
  • C. otite média aguda, curvas tipo B e reflexos acústicos ausentes por aferência e eferência.
  • D. presbiacusia, curvas tipo A e reflexos acústicos ausentes por aferência.
  • E. otosclerose, curvas tipo Ar e reflexos acústicos ausentes por aferência e eferência.

As estruturas da orelha que possuem propriedades acústicas que ampliam o efeito da “sombra sonora” da cabeça e realçam a sensitividade para determinados sons são:

  • A. pavilhão auricular e meato auditivo externo.
  • B. membrana timpânica e cadeia ossicular.
  • C. janela oval e órgão de Corti.
  • D. músculos da orelha média e estribo.
  • E. cóclea e os canais semicirculares.

Souza (1998) classifica a Paralisia Facial (PC) de acordo com as alterações motoras apresentadas pelo sujeito. Relacione os tipos de PC às suas características.

1 – Espástica

2 – Extrapiramidal

3 – Atáxica

Apresenta incoordenação motora de origem cerebelar e é um quadro raro em PC.

Apresenta lesão nos núcleos da base, o que é evidenciado pela presença de movimentos involuntários.

Apresenta tônus muscular aumentado, o aparecimento de deformidades é frequente e é o quadro mais comum em PC.

Essas características referem-se respectivamente a:

  • A. 1 – 2 – 3.
  • B. 2 – 1 – 3.
  • C. 3 – 2 – 1.
  • D. 1 – 3 – 2.
  • E. 3 – 1 – 2.

Os pacientes com doenças neuromusculares, de uma forma geral, apresentam a fraqueza muscular como uma queixa comum, porém sua evolução, características clínicas e gravidade estão relacionadas ao sítio topográfico lesado da unidade motora. Considerando a Síndrome de Guillain-Barré (SGB), analise as afirmativas a seguir:

I. A SGB é um processo inflamatório desmielinizante das raízes e dos nervos periféricos caracterizado por fraqueza muscular simétrica, rapidamente progressiva.

II. A fraqueza respiratória é a complicação mais grave na fase aguda da síndrome e requer ventilação mecânica em aproximadamente 33% dos casos.

III. Durante o atendimento terapêutico, o paciente deve ser monitorado com a oximetria de pulso e a gasometria.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

Uma criança de 10 anos sem alteração de inteligência com baixo desempenho escolar, apresenta as seguintes manifestações: dificuldades em decodificar palavras isoladas; déficit no componente fonológico que se apresentam de maneira inesperada em relação à idade e às outras habilidades cognitivas e acadêmicas. Trata-se de um caso de:

  • A. disfagia.
  • B. dispraxia.
  • C. dislexia.
  • D. disfasia.
  • E. disortografia.

As habilidades perceptivas dos bebês são mais apuradas do que os pais acreditam e melhores do que a maioria dos médicos e psicólogos acreditavam há anos atrás. Avalie se um bebê recém-nascido, apresenta as seguintes capacidades:

I. Focalizar os olhos no mesmo local, sendo a distância de 24 cm a melhor distância.

II. Ouvir sons da voz humana, sendo a da mãe a primeira a ser reconhecida.

III. Sentir os quatro gostos básicos (doce, azedo, amargo e salgado).

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
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