Lista completa de Questões de Fonoaudiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os___________são compostos por aproximadamente 20 aminoácidos, presentes em diversas proporções, unidos por ligações peptídicas. A ordem em que estes 20 monômeros podem se unir dá origem a um número astronômico de combinações em diferentes moléculas protéicas, determinando não só sua especificidade, mas também sua atividade biológica. Estamos nos referindo ao?
Segundo Jotz et al., NÃO faz parte das condições consideradas antecedentes de risco para a disfagia infantil:
Acometimento puro dos neurônios motores, não há evidência de qualquer alteração do S.N. exceto as vias piramidais, tracto córticoespinhal e córticobulbar. Principais sintomas: disartria, disfagia, dispnéia, acompanhando-se de fraqueza muscular, atrofia e fasciculação nos membros e na língua. É uma doença degenerativa e progressiva que leva a óbito em média de 2 à 5 anos após o inicio da doença. O tratamento possui dois objetivos, ou seja, melhorar a qualidade de vida e a sobrevida do paciente. Para melhorar a qualidade de vida, emprega-se a fisioterapia, a fonoaudiologia, o tratamento medicamentoso e a assistência médica, nutricional e psicológica. Assinale a alternativa correta.
Para Andrade (in: FERNANDES et al. 2010), três subgrupos de gagueira podem ser definidos: idiopática ou do desenvolvimento, neurogênica e psicogênica. Sobre esse conceito, é correto afirmar que:
Doença desmielinizante inflamatória das raízes e nervos periféricos caracterizado por fraqueza muscular simétrica. Comprometimento dos nervos cranianos apresentando paralisia facial e comprometimento bulbar. O início da doença é precedido por infecção de vias respiratórias altas, gastroenterite aguda e num pequeno número de casos por vacinação. O prognóstico é favorável com reversibilidade completa ocorre em 60% dos casos, mas, 10% chegam a óbito. A maioria das pessoas acometidas se recuperam em três meses após iniciados os sintomas. É necessário o acompanhamento do profissional de Fonoaudiologia para reabilitar e adequar a transição de via alternativa (SNG) para via exclusiva oral. Tratando as disfagias, afim de evitar o risco de broncoaspiração (monitorar com ausculta e oxímetro). Assinale a alternativa correta.
Analise as assertivas abaixo, conforme disposto no Caderno de Atenção Básica nº 24, que trata da Saúde do Escolar, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O diagnóstico precoce de surdez na infância depende da identificação da população de risco e da testagem periódica com metodologia adequada.
( ) O Comitê Brasileiro sobre Perdas Auditivas na Infância (CBPAI) recomenda a implantação da Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU) para todas as crianças, do nascimento até os seis meses de idade.
( ) Nos casos de deficiência auditiva confirmada, deve-se iniciar a intervenção educacional até os doze meses de idade, pois a deficiência auditiva pode levar a um comprometimento significativo do desenvolvimento linguístico, educacional e psicossocial da criança.
( ) Qualquer tipo de perda auditiva (condutiva, mista ou sensorioneural) pode afetar o desenvolvimento de uma criança, com maior ou menor intensidade, dependendo do grau da perda (leve, moderada, severa ou profunda), da frequência e do período de tempo em que a criança permanece sob essa condição.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Com o crescimento da expectativa de vida a atuação fonoaudiológica é cada vez mais freqüente em doenças progressivas, degenerativas como a Doença de Alzheimer , que acometem com maior prevalência a crescente população idosa. Surge então a necessidade do conhecimento real, claro e principalmente científico para que a fonoaudiologia possa dispor de suas técnicas e procedimentos em favor da qualidade de vida do portador da Doença de Alzheimer, contribuindo efetivamente para o precoce diagnóstico, através do conhecimento de sua sintomatologia cognitiva inicial, e para o tratamento, pois como veremos a seguir as principais queixas são referentes ao distúrbio de linguagem que progressivamente se instala. Na Doença de Alzheimer o quadro surge de modo insidioso porém o decorrer da Doença pode ser dividido em fases. Durante a Fase Inicial pode ser observado, exceto:
Estudo de caso: A mãe relata que a criança sempre respirou pela boca, possuía resfriados constantes e aos cinco anos foi detectada clinicamente otite média secretora bilateral, tendo como consequência perda auditiva condutiva leve em ambas as orelhas. Segundo ela, a criança assistia televisão com volume muito alto e logo levou-o para avaliação pediátrica, que evidenciou sinusite, bronquite e hipertrofia de adenóide. A criança foi amamentada no seio até seis meses e meio, fez uso de mamadeira até os dois anos e chupeta até os quatro anos. Atualmente a criança alimenta-se de comida sólida, não apresentando dificuldades em se alimentar sozinha. Não apresenta dificuldades em mastigar alimentos duros e não apresenta problemas de deglutição dos mesmos. A criança apresenta alergia a alimentos derivados de leite como danone e queijo. Quando em contato com estes alimentos, comumente possui episódios de otite. Como relata a mãe, o pai e a filha mais velha também apresentam tal alergia. Qual o tratamento recomendado?
Os aminoglicosídeos estão entre as drogas cuja ototoxicidade é mais conhecida. São antibióticos de atividade bactericida contra Gram negativos (G-). Entre os diversos aminoglicosídeos, os mais freqüentemente utilizados em nosso meio são, exceto:
É um antibiótico da classe dos macrolídeos. Sua ototoxicidade (predominantemente coclear) é bastante rara e resulta em uma perda auditiva neurossensorial bilateral em todas as freqüências. Uma vez que as freqüências da fala são inicialmente acometidas, pacientes reconhecem a hipoacusia precocemente, ao contrário do que ocorre com os aminoglicosídeos. Na grande maioria dos casos a perda é transitória, cessando ao redor do terceiro dia após suspensão da medicação. Zumbido é um sintoma que pode estar presente, enquanto vertigem é rara. Fatores de risco para ototoxicidade incluem idade avançada, insuficiência renal e hepática. O mecanismo da ototoxicidade mediada não é conhecido. Assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...