Questões de Fonoaudiologia

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A disfagia é apenas um dos sintomas presentes nas doenças neurodegenerativas, quando ocorre o distúrbio da deglutição com sinais e sintomas específicos a atuação fonoaudiológica se faz necessária. Analise as assertivas abaixo com (V) para Verdadeiro e (F) para Falso e assinale a alternativa CORRETA, de cima para baixo:

( ) O objetivo da terapia fonoaudiológica é a estabilização da deglutição por maior tempo possível, manutenção do estado nutricional por via oral e/ou por via alternativa, objetivando a preservação das condições pulmonares e de hidratação.

( ) Na reabilitação fonoaudiológica das doenças neurodegenerativas, deve-se ter conhecimento do desenvolvimento da doença, de suas implicações motoras, sensitivas, cognitivas e demenciais.

( ) A terapia fonoaudiológica deverá ter suas particularidades e será realizada somente nos estágios iniciais da doença.

( ) A terapia direta envolve o treino com alimentos em suas diferentes consistências e quantidades facilitadoras. Utilizando manobras de mudança de postura de cabeça, manobras de proteção de vias aéreas.

( ) A terapia indireta visa reforçar os comportamentos apropriados durante a deglutição com a introdução de alimentos na cavidade oral.

  • A. V, V, V, V, F.
  • B. V, V, F, V, V.
  • C. V, V, F, V, F.
  • D. F, V, V, F, V.

O tempo máximo de fonação (TMF) é considerado uma das mensurações mais importantes na avaliação comportamental clínica, é um dos parâmetros com que se obtêm de modo mais fácil as medidas respiratórias, pode ser utilizado como diagnóstico, acompanhamento e evolução terapêutica. De acordo com Behlau & Pontes, qual alternativa contempla os valores normais do TMF?

  • A. 20s para homens e 14s para mulheres.
  • B. 18s para homens e 12s para mulheres.
  • C. 14s para homens e 20s para mulheres.
  • D. Nenhuma das alternativas está correta.

Quando se avalia o tempo máximo de fonação, deve-se proceder à verificação das características de emissão, o ataque vocal e a estabilidade da emissão. Leia as assertivas e assinale a INCORRETA sobre a característica do ataque vocal:

  • A. O ataque vocal pode ser realizado de três modos: isocrônico, brusco e soproso.
  • B. O ataque vocal brusco aparece frequentemente nos quadros de fonação com características hipertônica e nos indivíduos agressivos.
  • C. Um falante utiliza na maior parte do tempo o ataque vocal equilibrado, ou seja, isocrômico e soproso.
  • D. No ataque vocal brusco, há uma forte adução das pregas vocais, desde a região anterior até as cartilagens aritenóideas, o que impede a expiração do ar e gera um aumento na pressão infraglótica.

As disfonias organofuncionais são constituídas por alterações vocais acompanhadas de uma série de lesões. Lesões de massa geralmente unilaterais, de configuração exolítica a partir da borda livre, podendo ser sésseis ou pediculados, de tamanhos e coloração variados referem-se a:

  • A. Nódulos vocais.
  • B. Edema de Reinke.
  • C. Granulomas.
  • D. Pólipos vocais.

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao tipo de Emissão Otoacústica pouco utilizada na prática clínica por apresentar grande variabilidade na distribuição de frequência (500 a 6000Hz), no nível de resposta (-10 a 20 dBNPS) e no número de picos registrados (0 a 10):

  • A. Emissão Otoacústica Espontânea.
  • B. Emissão Otoacústica Evocada por Estímulo Transiente.
  • C. Emissão Otoacústica Evocada Produto de Distorção.
  • D. Emissão Otoacústica Estímulo-Frequência.

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a curva timpanométrica do tipo C:

  • A. Caracterizada por um pico com amplitude reduzida, sendo encontrada em condições em que há aumento de rigidez do sistema tímpano-ossicular.
  • B. Caracterizada por ausência de pico, sendo encontrada em casos de presença de líquido no espaço da orelha média.
  • C. Caracterizada com duplo pico de máxima admitância.
  • D. Caracterizada por pico descolado para a pressão negativa, sendo encontrada em casos de disfunção tubária.

Complete a lacuna e assinale a alternativa CORRETA.

“Quando ao comparar o limiar do reflexo acústico com os limiares obtidos na audiometria tonal em pacientes com perda auditiva neurossensorial observar uma diferença igual ou inferior a 60dB é caracterizado como _______________________________”.

  • A. Retrococlear.
  • B. Recrutamento.
  • C. Decrutamento.
  • D. Comportamento Paralelo.

Assinale a alternativa que NÃO contempla uma aplicação clínica do Potencial Evocado Auditivo de Curta Latência (PEALL) ou Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE):

  • A. Pesquisa da integridade da via auditiva.
  • B. Pesquisa do limiar eletrofisiológico.
  • C. Determinação do tipo de perda auditiva.
  • D. Pesquisa do funcionamento das células ciliadas externas e internas.

Complete a lacuna e assinale a alternativa CORRETA.

“O exame de ___________________________________ refere-se às mudanças elétricas que ocorrem nos sistemas auditivo-periférico e central em resposta a um estímulo acústico ou elétrico. Eles permitem a mensuração da atividade neuroelétrica do tálamo e córtex e a observação precisa do processamento da informação auditiva no tempo em milissegundos”.

  • A. Potencial Evocado Auditivo de Curta Latência.
  • B. Potencial Evocado Auditivo de Média Latência.
  • C. Processamento Auditivo.
  • D. Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência.

Dependendo do período de aquisição, do grau, do tipo e da etiologia da deficiência auditiva ocorrem diferentes consequências e impactos na vida de uma criança. Com relação ao impacto da deficiência auditiva na criança, indique a alternativa INCORRETA:

  • A. Os programas de diagnóstico audiológico precoce, como a triagem auditiva neonatal, têm crescido significantemente para aproveitar o “período crítico” ou “tempo de ouro” em que a criança está mais predisposta para aquisição e desenvolvimento da linguagem. Portanto, nos dois primeiros anos de vida da criança, a experienciação auditiva é crucial para o desenvolvimento da linguagem.
  • B. Crianças surdas que recebem o diagnóstico e intervenção antes dos 6 meses de idade têm os melhores índices no desenvolvimento em diferentes aspectos da linguagem e da fala, tanto em níveis de recepção (compreensão) quanto de expressão (produção de fala).
  • C. Não se percebe diferença no desenvolvimento linguístico entre o bebê com deficiência auditiva e o bebê ouvinte no primeiro ano de vida, especialmente na fase do balbucio.
  • D. Para os fonoaudiólogos que vão intervir no primeiro ano de vida das crianças com deficiência auditiva, é preciso não perder de vista que a privação dos sons de fala e do ambiente em quantidade e qualidade suficientes impacta diretamente no percurso de desenvolvimento de linguagem e na preparação para a fala.
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