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A recomendação dos diversos comitês científicos sobre audição na criança é de que o diagnóstico aconteça entre o terceiro e o quarto mês de vida do bebê. Assinale a opção correta com relação a esse assunto.
É possível determinar o status auditivo de uma criança com base nos múltiplos procedimentos de testes eletrofisiológicos.
O diagnóstico audiológico preciso é fundamental para indicação do aparelho de amplificação sonora ou do implante coclear para crianças entre seis e 24 meses, considerando que o quanto antes a estimulação auditiva e o acesso à língua oral forem estabelecidos, mais rápido se estabelece a interação verbal da criança.
Através das emissões otoacústicas já é possível determinar com segurança o grau, o tipo e a configuração da perda auditiva.
Procedimentos como: potencial evocado auditivo e emissões otoacústicas são os exames de diagnósticos mais eficazes, por não sofrerem influência de alterações da função da orelha média.
Bebês que apresentem algum indicador de risco para perda auditiva progressiva ou tardia devem ser acompanhados com triagem auditiva anual.
Quando o sinal elétrico transmitido pelas fibras neurais que compõem o nervo auditivo passa para o tronco encefálico, ocorrem sinapses em uma série de estações, que enviam a informação acústica para os centros do processamento auditivo no córtex. Essa rede é composta por inúmeras fibras nervosas e é conhecida como sistema nervoso auditivo central. Assinale a opção que descreve corretamente o trajeto na ordem correta dessa via.
núcleos cocleares, leminisco lateral, colículo inferior, complexo olivar superior, corpo geniculado medial, formação reticular, córtex auditivo
núcleos cocleares, colículo inferior, leminisco lateral, corpo geniculado medial, complexo olivar superior, formação reticular, córtex auditivo
núcleos cocleares, complexo olivar superior, leminisco lateral, colículo inferior, corpo geniculado medial, formação reticular, córtex auditivo
núcleos cocleares, complexo olivar superior, leminisco lateral, corpo geniculado medial, colículo inferior, formação reticular, córtex auditivo
núcleos cocleares, complexo olivar superior, colículo inferior, leminisco lateral, corpo geniculado medial, formação reticular, córtex auditivo
A vectoeletronistagmografia é um método de inscrição dos movimentos oculares que auxilia no estudo do equilíbrio corporal que é parte da avaliação otoneurológica. Assinale a opção que apresenta corretamente as vantagens desse procedimento.
Identificar os movimentos oculares horizontais, verticais e oblíquos, medir a velocidade da componente lenta do nistagmo, de acordo com a projeção vetorial, considerando a influência da direção, e permitir a avaliação do nistagmo com olhos fechados resultante da estimulação dos canais semicirculares horizontais superiores e posterior na prova calórica com 44 ºC e 30 ºC.
Identificar os movimentos oculares horizontais, verticais e oblíquos, medir a velocidade da componente lenta do nistagmo, de acordo com a projeção vetorial, considerando a influência da direção, e permitir a avaliação do nistagmo com olhos fechados resultante da estimulação dos canais semicirculares verticais à prova calórica com 44 ºC e 30 ºC.
Identificar os movimentos oculares horizontais e verticais, medir a velocidade da componente lenta do nistagmo, de acordo com a projeção vetorial, considerando a influencia da direção, e permitir a avaliação do nistagmo oblíquo resultante da estimulação dos canais semicirculares verticais à prova rotatória.
Identificar os movimentos oculares horizontais, verticais e oblíquos, medir a velocidade da componente lenta do nistagmo, de acordo com a projeção vetorial, considerando a influência da direção, e permitir a avaliação do nistagmo oblíquo resultante da estimulação dos canais semicirculares verticais à prova calórica.
Identificar os movimentos oculares horizontais, verticais e oblíquos, medir a velocidade da componente lenta do nistagmo, de acordo com a projeção vetorial, considerando a influência da direção, e permitir a avaliação do nistagmo oblíquo resultante da estimulação dos canais semicirculares verticais à prova rotatória.
Os parâmetros do som fazem parte de algumas noções de física acústica necessárias para estudo de alguns dos métodos semiológicos do ouvido. Assinale a opção que descreve corretamente alguns destes parâmetros.
Período indica o número de ciclos, oscilações completas do corpo em vibração por unidade de tempo.
Amplitude é o tempo necessário para se completar um ciclo. É inversamente proporcional à frequência.
A frequência corresponde à intensidade de compressão rarefação que ocorre durante a vibração. Um grande distúrbio de uma partícula promoverá maior deslocamento de ar, que causará um aumento e uma diminuição de pressão aérea, correspondendo a uma alteração da intensidade do som.
Complexidade do som refere-se ao parâmetro que indica se o som é um som complexo que não possui períodos regulares. Não há movimentação rítmica das partículas fazendo com que um ciclo seja exatamente igual ao que precede ou ao que segue. Ele pode conter todas as frequências do espectro.
Ressonância é a capacidade que um objeto produtor de som tem de promover a vibração de um segundo objeto. Isso é possível quando a frequência que o primeiro objeto estiver emitindo for igual à frequência natural do segundo objeto. É determinada pela massa, elasticidade e resistência do objeto.
Em relação à audiometria de observação comportamental, assinale a opção correta.
Na prática clínica a audiometria de observação comportamental é dispensada em bebês de risco que apresentarem testes eletrofisiológicos normais.
A audiometria com reforço visual deve sempre ser realizada em crianças a partir de 6 meses de idade, em que o comportamento condicionado é o reflexo de orientação, ou seja, virar a cabeça em direção ao som.
A determinação do limiar auditivo já é possível a partir do primeiro mês de vida, utilizando a técnica de condicionamento operante.
A realização do teste com os seis sons de Ling permite detectar se a criança está detectando a fala, possibilitando a detecção de perdas leves ou unilaterais.
A audiometria de observação comportamental é bastante confiável para determinar limiares auditivos, principalmente em recém-nascidos e crianças nos primeiros meses de vida.
O uso de qualquer teste isolado para avaliar a sensibilidade auditiva da criança não é recomendado. Dessa forma, torna-se importante que a abordagem audiológica selecionada esteja de acordo com o desenvolvimento da criança que está sendo avaliada naquele momento. Assinale a opção correta acerca da audiometria condicionada.
É fundamental que a criança escute o estímulo que será usado para treiná-la a responder, logo crianças pouco cooperativas não devem ser avaliadas através da audiometria condicionada com técnica lúdica.
O teste feito em campo sonoro avalia cada orelha separadamente sendo dispensado os fones supra-aurais ou de inserção em crianças que não aceitam a colocação dos fones.
A audiometria lúdica condicionada pode ser definida como a observação das respostas comportamentais da criança a estímulos acústicos em situação controlada, onde a criança aprende a responder ao estímulo auditivo realizando uma tarefa motora. Se a criança não ouve o sinal sonoro, ela será condicionada no silêncio e não fará a associação entre ouvir o som e realizar a atividade lúdica.
A técnica de audiometria lúdica é recomendada para crianças com idade cognitiva de seis anos ou mais.
A técnica de audiometria condicionada através da técnica lúdica onde a criança aprende a responder por meio de um brinquedo de simples-encaixe, não é recomendada para crianças com problemas neurológicos ou déficit de atenção.
As emissões otoacústicas propiciaram ao audiologista clínico um importante instrumento para avaliação do sistema auditivo. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Por tratar-se de um teste subjetivo, necessita de retornos em casos de falha.
Sua maior utilidade é revelar o tipo e o grau da perda auditiva em bebês que não colaboram com outros testes.
Colabora no diagnóstico diferencial de alterações periféricas e centrais, na triagem auditiva neonatal e escolar, na monitorização da função coclear em indivíduos expostos a ruídos ou drogas ototóxicas.
As emissões otoacústicas transitórias ou por produto de distorção podem ser captadas no meato acústico externo na ausência de estimulação acústica.
Avalia o sistema nervoso auditivo da cóclea ao córtex.
O Comitê Brasileiro de Perdas Auditivas na Infância recomenda a Triagem Auditiva Universal (TANU), realizada na ocasião da alta hospitalar. No que se refere aos critérios que devem ser seguidos em um programa de TANU, assinale a opção correta.
As emissões otoacústicas inseridas em uma TANU não contribuem para avaliação do sistema eferente olivo-coclear medial e na identificação de neuropatias, já que a mesma descreve apenas a função coclear.
Os métodos utilizados para detecção e surdez na ocasião da alta hospitalar devem ser preferencialmente, potenciais eletrofisiológicos evocados auditivos do tronco encefálico e emissões otoacústicas transientes e por produto de distorção.
A presença de vérnix no meato acústico externo e alterações da orelha média distorcem a captação das emissões otoacústicas, não impedindo o registro das respostas cocleares.
A amplitude média das emissões otoacústicas transientes em recém-nascidos obtida em estudos nacionais e internacionais, situa-se em torno de 40 dBNPS.
O período ideal de testagem (TANU) definido para as populações brasileiras deve ser superior a sete dias nos recémnascidos a termo.
As ondas registradas na pesquisa do potencial evocado auditivo do tronco encefálico são denominadas em algarismos romanos. Assinale a opção que relaciona corretamente a onda a seu componente anatômico.
onda III núcleos cocleares
onda IV porção proximal do nervo auditivo
onda V complexo olivar superior com contribuição do núcleo coclear e do leminiscolateral
onda I células ganglionares do órgão de corti
onda II porção distal do nervo auditivo
A respeito da reabilitação vestibular, assinale a opção correta.
É o desenvolvimento assistido de novas estratégias neuronais para restaurar ou adaptar um sistema de equilíbrio descompensado por causas periféricas ou centrais, objetivando o controle do equilíbrio corporal nas condições estática e dinâmica.
É fundamental a presença do profissional que aconselhou o tratamento, pela necessidade de realização de manobras complexas.
O processo de compensação vestibular central não pode ser alcançado mediante a utilização de estimulação periférica.
Exercícios vestíbulo-oculares são dispensados visto que o paciente pode apresentar sintomas de desconforto durante a reabilitação.
A reabilitação vestibular fundamenta-se no princípio da utilização de medicamentos para recuperação do equilíbrio funcional em conjunto com a etiologia correta.
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