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A seleção das próteses auditivas mais adequadas a cada criança é realizada após a definição dos parâmetros físicos e eletroacústicos mais adequados a cada caso. Assinale a opção correta com relação a esse assunto.
Opta-se pela amplificação monoaural somente nos casos em que há certeza de que a amplificação sonora na orelha pior compromete o desempenho da melhor.
Baseado nos limiares audiológicos captados pelas emissões otoacústicas, pode-se traçar os parâmetros físicos e eletroacústicos mais adequados a cada criança.
A amplificação binaural melhora a relação sinal/ruído, sua localização e reduz ou evita a privação sensorial em um dos lados.
A opção da amplificação binaural permite aumento do ganho funcional de 20 dB a 30 dB para a criança.
A escolha do material do molde para bebês e crianças pequenas de até dois anos deve ser do tipo rígido para facilitação e incorporação de modificações acústicas.
O conhecimento dos componentes e das características eletroacústicas dos aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) é essencial para o fonoaudiólogo. Assinale a opção que apresenta corretamente características e funções desses componentes.
O amplificador realiza a transformação do sinal elétrico em onda sonora.
Os microfones direcionais captam os sons vindos de qualquer direção de forma equivalente.
O microfone é responsável pela transformação da onda sonora em energia elétrica.
O termo omnidirecional refere-se aos microfones que captam os sons vindos de uma determinada direção, reduzindo os sons que vem de outras direções.
Após a captação do sinal elétrico o receptor aumenta a intensidade do estímulo.
Acerca dos sistemas de Frequência Modulada (FM), assinale a opção correta.
No sistema de FM pessoal, o receptor é acoplado há um ou mais arranjos de alto-falantes distribuídos estrategicamente em uma sala.
O sistema FM é utilizado como complemento de adaptação do AASI para melhorar a compreensão do sinal em ambientes ruidosos, mas não pode ser adaptado ao implante coclear.
Indivíduos com perda auditiva coclear necessitam de uma relação sinal/ruído para a recepção inteligível da fala de +6dB.
O sistema FM não apresenta efetividade quando a fonte sonora está distante nem em ambientes reverberantes.
O sistema FM consiste de um transmissor e um receptor. O transmissor possui um microfone que pode ser interno ou externo.
Os potenciais evocados auditivos consistem no registro da atividade elétrica no sistema auditivo desde a orelha interna até o córtex cerebral, em resposta a um estimulo acústico. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
O estímulo clique é formado por uma faixa de frequência que provoca estimulação máxima entre 1.000 e 3.000 Hz, refletindo, portanto, uma atividade primordialmente da porção mais basal da cóclea.
Correlacionando o tipo de perda auditiva com o PEATE, podese afirmar que nas perdas condutivas apenas as ondas III e V do PEATE estarão aumentadas.
Interpicos de ondas IV aumentado de forma uniforme (I-III e IIII-V), indicam comprometimento difuso das vias auditivas de tronco encefálico.
O potencial da onda V do PEATE tem como provável origem os núcleos cocleares.
Interpico aumentado à custa de ondas III-V sugere comprometimento de tronco encefálico baixo.
Perdas auditivas na idade adulta tem um sério impacto na qualidade de vida de seus portadores. Assinale a opção correta no que concerne ao processo de seleção e adaptação de próteses auditivas em adultos.
O uso da prótese auditiva em adultos e idosos torna-se viável, pelo fato do aumento do limiar de audibilidade ser o único fator que dificulta a comunicação do paciente portador de perda auditiva neurossensorial.
Espera-se no processo de seleção e adaptação do uso de próteses auditivas corrigir ou minorar a perda da sensibilidade auditiva, melhora na audibilidade de sinais menos intensos, conforto e tolerância de sinais de moderada e forte intensidade.
Nos portadores de perdas neurossensoriais, os resultados com a prótese auditiva serão mais satisfatórios do que em portadores de perda auditiva condutiva.
Observa-se no processo de adaptação de uma prótese auditiva resultados melhores em portadores de comprometimento no sistema auditivo central.
O limiar de audibilidade é o único fator que dificulta a comunicação do paciente portador de perda auditiva neurossensorial.
Existem vários fatores de risco para o desenvolvimento de perdas auditivas. O desenvolvimento do comportamento a respostas a estímulos auditivos difere em bebês normais para bebês de alto risco. Assinale a opção correta a respeito desse assunto.
O reflexo cócleo-palpebral eliciado a 90 dBNPS em crianças de baixo risco para perdas auditivas dependerá da faixa etária que for pesquisada.
A habilidade de localização sonora está alterada em bebês de alto risco devido à presença de disfunções neurológicas.
Bebês nascidos a pré-termo com permanência em unidades de terapia intensiva neonatal são considerados de alto risco para alterações auditivas.
O diagnóstico audiológico da criança deverá está concluído até o segundo ano de vida, para possibilitar a intervenção precoce pelo fonoaudiólogo e pela equipe multidisciplinar.
Crianças de baixo risco para perda auditiva apresentam resposta de localização para estímulos inferiores a 90DbNPS entre o primeiro e segundo mês de vida.
Assinale a opção que relaciona corretamente o laudo timpanométrico e a sua respectiva audiometria.
Paciente com oitenta anos de idade com perda auditiva neurossensorial profunda apresenta curva timpanométrica do tipo B e reflexos presentes.
Paciente de vinte e sete anos de idade com perda auditiva neurossensorial profunda apresenta curva timpanométrica tipo B e reflexos presentes.
Paciente de oito anos de idade com perda auditiva condutiva de grau leve apresenta curva timpanométrica do tipo B com reflexos acústicos ausentes.
Paciente de quatro anos de idade com perda auditiva condutiva de grau moderado apresenta curva timpanométrica do tipo Ad com reflexos presentes.
Paciente de quarenta e sete anos de idade com limiares auditivos normais apresenta curva timpanométrica tipo B com reflexos acústicos ausentes.
A motilidade proprioceptiva é baseada na contração:
Movimentos associados que resultam da falta de informação dos fusos neuromusculares que não registram devidamente as variações da atividade motora e da tônica-sinética, afetando a segmentação progressiva do movimento intencional, são denominados de:
O conceito psiconeurológico da aprendizagem e da psicomotricidade aponta o cérebro, nas suas habilidades, como órgão de aprendizagem e como órgão de reabilitação, desde as mais elementares até as mais diferenciadas, respeitando a organização e a hierarquização funcional que o caracteriza. Essa airmação é sustentada pelo modelo:
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