Questões de Fonoaudiologia

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O Transtorno de Processamento Auditivo (TPA) é um déficit em um ou mais processos auditivos centrais, sendo caracterizado por alterações na localização e lateralização sonora, discriminação e reconhecimento auditivo; aspectos temporais; resolução, mascaramento, integração e ordenação temporal. Na tentativa de minimizar as habilidades auditivas alteradas encontradas no indivíduo, alguns procedimentos são propostos, entre eles o Treinamento Auditivo (TA). Qual alternativa refere-se ao TA?

    A) O TA consiste na realização dos exames do processamento auditivo para diagnosticar as habilidades auditivas alteradas.

    B) O TA inclui terapia fonoaudiológica de linguagem, fala, voz, auditiva e estimulação de memória de curto e longo prazo, concomitantemente.

    C) O TA é um conjunto de estratégias utilizadas para desenvolver ou reabilitar as habilidades auditivas, as quais são necessárias para a compreensão da fala.

    D) O TA é um conjunto de procedimentos utilizadas para desenvolver a linguagem oral, utilizando os dispositivos de amplificação como o Aparelho de Amplificação Sonora (AASI) e o Implante Coclear (IC).

    E) O TA consiste em desenvolver ou devolver a capacidade de percepção auditiva ao indivíduo portador de deficiência auditiva com auxílio de dispositivos que possam amplificar o som, como o Aparelho de Amplificação Sonora (AASI) e o Implante Coclear (IC).

O processo de diagnóstico e intervenção em bebês e crianças pequenas deficientes auditivas coloca diante do fonoaudiólogo o desafio de estabelecer clinicamente a relação entre capacidade e desempenho auditivo. Portanto, preencha as lacunas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa CORRETA:
_________________________ é um conceito abstrato do potencial anatomofuncional de um sujeito, a partir de exames que avaliam a integridade e/ou funcionamento dos órgãos. Os exames objetivos da audição determinam as expectativas com relação às respostas auditivas das crianças e, consequentemente, o prognóstico quanto à aquisição da linguagem oral. _________________________ é aquilo que a criança “mostra” e está sujeito à influência de alguns fatores e da interação entre eles, uma vez que envolve comportamentos de diversas naturezas, que implicam não só ouvir, mas ter a possibilidade cognitiva e afetiva de demonstrar _________________________. Quanto melhor for a observação clínica do/da ________________________, melhor refletirá a/o _____________________________ da criança, já que sujeitos com exames idênticos podem apresentar características bastante diferentes na utilização desse potencial.

    A) Capacidade auditiva, Desempenho auditivo, Capacidade auditiva, Desempenho auditivo, Capacidade auditiva..

    B) Desempenho auditivo, Capacidade auditiva, Capacidade auditiva, Capacidade auditiva, Desempenho auditivo..

    C) Capacidade auditiva, Desempenho auditivo, Desempenho auditivo, Capacidade auditiva, Desempenho auditivo.

    D) Desempenho auditivo, Capacidade auditiva, Capacidade auditiva, Capacidade auditiva, Desempenho auditivo.

    E) Capacidade auditiva, Desempenho auditivo, Desempenho auditivo, Desempenho auditivo, Capacidade auditiva..

A afasia é um distúrbio de linguagem adquirido após lesão cerebral, que afeta algumas ou todas as modalidades de linguagem: expressão e compreensão da fala, leitura e escrita. Aproximadamente, um terço das pessoas que sofrem acidente vascular cerebral apresenta afasia. A classificação clínica das afasias baseia-se nos desempenhos do paciente quanto às habilidades linguísticas. Assinale qual é a afasia que descreve a afasia de Broca:

    A) Também conhecida como afasia motora, a expressão oral pode estar comprometida em diversos graus, gerando grande dificuldade para falar, mas com compreensão mantendo-se preservada ou levemente comprometida. Está relacionada a lesões no lobo frontal do cérebro.

    B) É a afasia mais grave, caracterizada por comprometimento significativo da expressão e da compreensão oral e gráfica. Muitas vezes o paciente apresenta mutismo na emissão oral e sua comunicação está restrita a estereotipias e automatismos. Há supressão da emissão gráfica.

    C) A compreensão nessa afasia está gravemente comprometida e há dificuldade de repetição e nomeação. A fala é fluente, sem considerar o interlocutor, caracterizada por jargões e neologismos. A compreensão da escrita também é prejudicada. Está relacionada à lesão do córtex auditivo primário, que prejudica a decodificação necessária para a compreensão da linguagem falada.

    D) Nesses casos o paciente é capaz de realizar repetição, porém sem necessariamente compreender o que está sendo dito. A fala é fluente, porém vazia, com parafasias semânticas. A compreensão da linguagem falada é muito precária, e só existe entendimento de palavras muito frequentes. A compreensão da escrita também está alterada, e é possível que o paciente apresente leitura em voz alta, mas sem compreender o que leu. O comprometimento nessa afasia é lesão da área posterior do cérebro.

    E) Caracterizada basicamente por alterações semânticas, estando o acesso lexical prejudicado. O discurso caracteriza-se por parafasias semânticas, perífrases e anomia. Essa afasia muitas vezes é a evolução das afasias de Wernicke ou transcortical sensorial, estando a compreensão oral já recuperada ou levemente comprometida. Na escrita, podem ser encontradas as mesmas falhas do discurso oral e a leitura geralmente está preservada.

A Dislexia do Desenvolvimento é definida como um transtorno específico de aprendizagem, caracterizada por um desempenho escolar na leitura/escrita inferior ao esperado para a idade cronológica, escolaridade e ao nível cognitivo/intelectual do individuo. Assinale qual é o tipo de dislexia disfonética ou fonológica:

    A) Caracterizada por dificuldade no processamento visual, com possi?vel disfunção no lobo temporal.

    B) Caracterizada por dificuldades na leitura oral de palavras pouco familiares, na conversão grafema-fonema, com possi?vel disfunção no lobo temporal.

    C) Caracterizada por dificuldades na leitura e escrita, com disfunção dos lobos pré-frontal, occipital e temporal.

    D) Caracterizada por dificuldade no processamento auditivo e visual das palavras, com disfunção dos lobos frontal e occipital.

    E) Caracterizada por dificuldade na leitura por meio de um processo elaborado de análise e si?ntese fonética, com disfunção no lobo occipital.

Na avaliação audiológica infantil, o princípio do cross-check é mandatório, ou seja, o profissional deve definir protocolos de avaliação envolvendo procedimentos eletroacústicos, eletrofisiológicos e comportamentais para a definição do diagnóstico audiológico. Com relação à avaliação audiológica na população infantil, assinale a opção que apresenta o teste a ser empregado para crianças a partir de seis meses de idade, cujo comportamento condicionado é o reflexo de orientação, ou seja, virar a cabeça em direção ao som.

    A) emissões otoacústicas evocadas

    B) potenciais evocados auditivos de tronco encefálico (PEATE)

    C) audiometria de reforço visual (visual reinforcement audiometry — VRA)

    D) timpanometria

    E) resposta auditiva de estado estável (RAEE)

Qual é o processo fonológico que a criança realiza ao falar “save” para “chave” e “zelo” para “gelo”?

    A) Harmonia consonantal.

    B) Anteriorização de fricativas.

    C) Posteriorização para velar.

    D) Plosivação de fricativas.

    E) Frontalização de palatal.

Na audiologia, a tecnologia do implante coclear permite que pessoas com deficiência auditiva de grau severo e profundo consigam ter acesso ao mundo sonoro. Com relação a esse recurso a serviço da comunicação humana, julgue os itens a seguir.
I Os implantes cocleares apresentam um sistema de comunicação bidirecional de dados denominado telemetria. II A telemetria de impedância dos eletrodos avalia a integridade do dispositivo interno no que se refere às condições dos eletrodos e circuitos internos implantados. III Se os valores de impedância dos eletrodos estiverem abaixo dos limites de normalidade, a presença de curtos-circuitos entre os eletrodos será detectada. IV O potencial de ação composto do nervo ECAP caracteriza-se por ser de longa duração, capaz de refletir o disparo sincronizado de um número de fibras do nervo auditivo estimuladas eletricamente. V Alterações abruptas no registro da impedância podem indicar falhas nos canais fixos na fase de programação do implante coclear, podendo comprometer a qualidade sonora, o reconhecimento de fala e(ou) causar desconforto e produzir sensações não auditivas.
Estão certos apenas os itens

    A) II e III.

    B) IV e V.

    C) I, II e IV.

    D) I, II, III e V.

    E) I, III, IV e V.

Considerando a resolução temporal, como uma das categorias do processamento auditivo temporal, que se refere à habilidade para detectar mudanças nos estímulos em função de tempo, como, por exemplo, a capacidade de detectar mudanças de um som para outro, percebendo que são dois e não um único som. A maneira mais comum utilizada para investigar a resolução temporal é por meio de qual teste de Processamento Auditivo?

    A) GIN ou Gap In Noise.

    B) Teste de Fala Filtrada.

    C) Mascaramento Temporal.

    D) Teste de Identificação de Sentenças.

    E) Teste de Fala com Ruído Competitivo Atemporal.

O processamento da informação auditiva é realizado por uma rede de neurônios complexa do sistema nervoso auditivo central (SNAC). Os testes de processamento auditivo são alocados em categorias diferentes, segundo a forma com que os sinais são apresentados às orelhas, as características das tarefas auditivas solicitadas e o método ou a abordagem utilizados. No Brasil, foi desenvolvida uma versão de um dos testes aplicados na avaliação do processamento auditivo, cujo estímulo provém de uma flauta transversal e é composto por tons musicais longos (2000 ms) e curtos (500 ms) com frequência de 440 Hz. São aplicadas dez sequências de três estímulos e dez sequências de quatro estímulos. Trata-se do

    A) teste de padrão de duração (TPD).

    B) teste de padrão de frequência (TPF).

    C) teste dicótico não verbal (TDNV).

    D) teste dicótico de dissílabos alternados (SSW).

    E) teste de fala filtrada (TFF).

O Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) atinge cerca de 3 a 10% da população e acomete um maior número de meninos do que meninas. Com relação ao Distúrbio Específico de Linguagem (DEL), analise as asserções e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso, em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
( ) Crianças com DEL apresentam dificuldades persistentes na aquisição e no uso da linguagem em suas diversas modalidades devido a déficits na compreensão ou na produção, incluindo: vocabulário reduzido, estrutura limitada de frases e prejuízo no discurso. ( ) As crianças com DEL apresentam maturação de linguagem atrasada em pelo menos 12 meses em relação à idade cronológica, no entanto, não têm déficits intelectuais ou sensoriais, distúrbios invasivos do desenvolvimento, dano cerebral evidente, e, além disso, apresentam condições sociais e emocionais adequadas. ( ) Apesar do desempenho de linguagem das crianças com DEL não ser compatível com sua capacidade intelectual não-verbal, estas crianças não apresentam dificuldade no processo de aprendizagem da escrita e leitura, pois conseguem se alfabetizar na idade prevista e sem dificuldades para acompanhar as atividades em sala de aula. ( ) É um atraso, anormal no início da capacidade e desenvolvimento da fala, causada por alguns fatores, tais como: deficiência mental, distúrbios psicossomáticos, lesões cerebrais, déficit em qualquer um dos sentidos ou do motor, entre outros.

    A) V, F, V, F.

    B) V, V, F, F.

    C) F, F, V, V.

    D) F, V, F, V.

    E) V, F, F, F.

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