Questões de Fonoaudiologia

Lista completa de Questões de Fonoaudiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para se estimular a percepção auditiva para os parâmetros da escrita, como a acentuação e a pontuação, deve-se trabalhar com as características:

  • A. de closura visual e percepção auditiva
  • B. sonoras de frequência, intensidade e tonicidade dos sons
  • C. psicolinguísticas de igura-fundo e memória auditiva
  • D. de memória de trabalho visual e auditiva
  • E. de processamento central dos sons não verbais

Os músculos que fazem a adução das pregas vocais são:

  • A.

    aricricoídeo posterior e laríngeo superior.

  • B.

    cricoaritenóideo lateral e interaritenóideo.

  • C.

    cricotireóideo e ariaritenóideo oblíquo.

  • D.

    tireocricoídeo e laríngeo inferior.

  • E.

    piriforme e tireoídeo.

Paciente de seis anos apresenta alterações na articulação da fala que ocorrem na ausência de causas orgânicas detectáveis, caracterizando um quadro de

  • A.

    desvios fonéticos.

  • B.

    distúrbios anártricos.

  • C.

    desvios fonológicos.

  • D.

    dispraxias.

  • E.

    dispraxias.

Proteger a audição contra os possíveis danos causados pela exposição aos sons intensos é função

  • A.

    do pavilhão auricular.

  • B.

    da tuba auditiva.

  • C.

    dos três ossículos: martelo, bigorna e estribo.

  • D.

    dos músculos tensor do tímpano e estapédio.

  • E.

    da cóclea.

O desenvolvimento cognitivo influencia e é influenciado pela aquisição e desenvolvimento da linguagem. A inteligência sensório-motora constitui uma forma

  • A.

    prática de inteligência baseada na percepção e no motor.

  • B.

    rudimentar de inteligência baseada em gestos motores e pensamento reversível.

  • C.

    simbólica de inteligência baseada em pensamentos abstratos e capacidade de compreender a noção de volume.

  • D.

    de inteligência constituída pela habilidade de utilização representativa da linguagem.

  • E.

    de inteligência desenvolvida a partir de esquemas sensoriais que permitem a realização de operações formais.

A deglutição normal

  • A.

    inicia-se logo após o nascimento e é composta pelas fases preparatória, orofaríngea e esofágica.

  • B.

    é uma função inconsciente e aprendida, tendo como centro de controle neurológico o corpo caloso.

  • C.

    especificamente no estágio preparatório oral, independe da mastigação e é caracterizada pela posteriorização da língua.

  • D.

    tem seu reflexo disparado pelo toque da base da língua na epiglote.

  • E.

    pode ser disparada por diferentes centros nervosos, não necessitando da participação do córtex cerebral para os estágios faríngeo e esofágico.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Para a correta avaliação do processamento auditivo central, é necessário que a função da orelha interna esteja normal.

  • B.

    Os efeitos dos fatores massa, rigidez e atrito (resistência) relacionam-se para resultar na impedância final.

  • C.

    A hipertrofia das tonsilas palatinas (amígdalas) é causa direta das perdas auditivas neurossensoriais.

  • D.

    A função da orelha média é transformar a energia sonora em impulsos nervosos.

  • E.

    A maioria da informação transmitida ao cérebro origina- se nas células ciliadas externas.

Nos casos de fissuras labiopalatinas,

  • A.

    o grau de inabilidade de sucção ao seio materno está diretamente relacionado ao tipo de fissura.

  • B.

    os distúrbios articulatórios compensatórios devem ser corrigidos após a intervenção cirúrgica da insuficiência velofaríngea.

  • C.

    as fissuras pré-forame incisivo e as submucosas ocultas acarretam problemas alimentares mais graves que os demais tipos de fissuras.

  • D.

    os exercícios de sopro intensivos isolados são a forma mais indicada para adequar a articulação da fala.

  • E.

    o uso de chupeta, mesmo a ortodôntica, é contraindicado, pois favorece a posteriorização e a hipotonia da língua.

A disfagia orofaríngea

  • A.

    é um distúrbio caracterizado por alterações na fase oral ou faríngea da deglutição, podendo ser congênita ou adquirida, porém de caráter exclusivamente neurológico.

  • B.

    é causada por doenças degenerativas que acometem o sistema nervoso central e se caracteriza principalmente por apresentar alterações na fase esofágica da deglutição.

  • C.

    nos casos de acidente vascular encefálico é caracterizada pelo aumento na sensibilidade laríngea e no reflexo de tosse, sendo menos frequente e grave nos primeiros dias pós-acidente vascular encefálico.

  • D.

    mecânica é causada pela perda sensorial e/ou muscular de estruturas responsáveis pela deglutição fisiológica normal, sendo que, geralmente, o controle neurológico central e de nervos periféricos está intacto.

  • E.

    de grau leve é caracterizada pela ocorrência de estase em recessos faringeais com sinais sugestivos de penetração laríngea e pequena quantidade de material aspirado, além de pneumonias esporádicas.

A técnica vocal do bocejo promove

  • A.

    abaixamento do véu palatino, afastamento das pregas vocais e aumento do diâmetro da laringe.

  • B.

    aproximação das bandas ventriculares e hiperconstrição glótica.

  • C.

    relaxamento da base da língua e encurtamento do trato vocal.

  • D.

    aumento da projeção vocal por meio da hiperextensão do músculo tireoaritenóideo.

  • E.

    abaixamento da laringe, elevação velar e alongamento do trato vocal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...