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Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Dentre suas aplicações, permite-se o diagnóstico diferencial entre perda auditiva de origem coclear da perda auditiva de origem retrococlear. Além disso, pode ser usada para monitorar a audição em casos de exposição a agentes ototóxicos.
Trata-se do teste de audição chamadopotencial evocado auditivo de tronco encefálico.
índice percentual de reconhecimento de fala.
emissões otoacústicas.
medidas de imitância acústica.
eletronistagmografia.
Entre as patologias da voz, há aquela muitas vezes originada por um único abuso vocal, de tratamento cirúrgico. A lesão é unilateral e a disfonia costuma ser severa, caracterizada por uma voz diplofônica, rouca e soprosa. A qual patologia da voz se referem as características anteriores:
Cisto vocal.
Sulco vocal.
Nódulo vocal.
Fenda glótica.
Pólipo vocal.
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Durante a pesquisa dos reflexos acústicos, a ausência dos reflexos contralaterais e a presença dos ipsilaterais indica
lesão de tronco encefálico.
lesão do nervo facial.
limitação sensorial na porção média do arco reflexo.
tumor glômico.
hidropsia perilinfática.
Em uma avaliação fonológica, a criança apresentou as seguintes trocas: bolsa -(bowta) e chapéu -(sapεw). Considerando que ela teve dificuldade para usar /s/ em bolsa, podemos concluir que a criança:
apresenta dificuldade em organizar seu sistema de sons.
apresenta atraso na desenvolvimento da linguagem oral.
apresenta dificuldade na articulação do fonema /s/.
apresenta desvio fonético e fonológico.
apresenta um quadro fonético incompleto.
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A deficiência auditiva do tipo condutiva
apresenta o teste de Rinne positivo.
mostra o teste de Weber com lateralização para a orelha melhor.
índice de 50% na discriminação auditiva (teste de reconhecimento de fala).
caracteriza-se basicamente pela diminuição da audição aos sons graves com certa conservação da audição aos sons agudos.
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Analise o seguinte audiograma:
Esse audiograma exemplifica uma deficiência auditiva
sensorioneural bilateral.
mista à esquerda e condutiva à direita.
mista bilateral.
sensorioneural à direita e condutiva à esquerda.
condutiva bilateral.
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Analise a figura.
Essa curva timpanométrica é encontrada em
pacientes com disfunção da tuba auditiva, é a curva do tipo C.
portadores de otite média secretória com fluído na orelha média, é a curva do tipo B.
indivíduos com orelha média normal, é a curva do tipo A.
casos de hipoacusia condutiva causada por disjunção traumática da cadeia ossicular, é a curva do tipo Ad.
pessoas portadoras de otosclerose, é a curva do tipo Ar.
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Em relação à linguagem oral, sabe-se que
o desenvolvimento do sistema fonológico da língua, incluindo o inventário fonético e as regras fonológicas, ocorre gradativamente até aproximadamente os dois anos de idade.
nos primeiros dois anos de vida o sistema fonológico baseia-se somente na vocalização de sons não existentes na língua materna falada pelos adultos.
a aquisição dos sons fricativos e líquidos ocorre antes do surgimento dos sons plosivos orais e nasais.
o desenvolvimento do sistema fonológico da língua, incluindo o inventário fonético e as regras fonológicas, ocorre gradativamente até aproximadamente os dois anos de idade.
independentemente da língua a que a criança está exposta, à medida que ela adquire as regras fonológicas mais importantes, mantendo os contrastes distintivos, aumenta a inteligibilidade de sua fala.
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De acordo com a teoria proposta por Ferreiro e Teberosky, o desenvolvimento da escrita ocorre em
quatro estágios baseados na teoria de desenvolvimento intelectual de Piaget: adivinhação linguística, aproximação visual, decodificação sequencial e decodificação hierárquica.
quatro fases que tendem a ser consecutivas: pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética.
em três etapas sequenciais: logográfica, alfabética e ortográfica.
em três etapas que se influenciam mutuamente: processamento fonológico, recuperação grafo-fonêmica e representação ortográfica.
cinco fases evolutivas: não icônica, icônica, logográfica, fonografêmica e orográfica.
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Uma criança com 4 anos e 4 meses que produz o [t] no lugar do [s] e o [d] no lugar do [z], sem outras trocas, possivelmente tem uma alteração de fala do tipo
práxica.
neurológica.
semântica.
fonológica.
sintática.
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