Questões de Fonoaudiologia

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Dentre suas aplicações, permite-se o diagnóstico diferencial entre perda auditiva de origem coclear da perda auditiva de origem retrococlear. Além disso, pode ser usada para monitorar a audição em casos de exposição a agentes ototóxicos.

Trata-se do teste de audição chamado

  • A.

    potencial evocado auditivo de tronco encefálico.

  • B.

    índice percentual de reconhecimento de fala.

  • C.

    emissões otoacústicas.

  • D.

    medidas de imitância acústica.

  • E.

    eletronistagmografia.

Entre as patologias da voz, há aquela muitas vezes originada por um único abuso vocal, de tratamento cirúrgico. A lesão é unilateral e a disfonia costuma ser severa, caracterizada por uma voz diplofônica, rouca e soprosa. A qual patologia da voz se referem as características anteriores:

  • A.

    Cisto vocal.

  • B.

    Sulco vocal.

  • C.

    Nódulo vocal.

  • D.

    Fenda glótica.

  • E.

    Pólipo vocal.

Durante a pesquisa dos reflexos acústicos, a ausência dos reflexos contralaterais e a presença dos ipsilaterais indica

  • A.

    lesão de tronco encefálico.

  • B.

    lesão do nervo facial.

  • C.

    limitação sensorial na porção média do arco reflexo.

  • D.

    tumor glômico.

  • E.

    hidropsia perilinfática.

Em uma avaliação fonológica, a criança apresentou as seguintes trocas: bolsa -(bowta) e chapéu -(sapεw). Considerando que ela teve dificuldade para usar /s/ em bolsa, podemos concluir que a criança:

  • A.

    apresenta dificuldade em organizar seu sistema de sons.

  • B.

    apresenta atraso na desenvolvimento da linguagem oral.

  • C.

    apresenta dificuldade na articulação do fonema /s/.

  • D.

    apresenta desvio fonético e fonológico.

  • E.

    apresenta um quadro fonético incompleto.

A deficiência auditiva do tipo condutiva

  • A.

    apresenta o teste de Rinne positivo.

  • B.

    mostra o teste de Weber com lateralização para a orelha melhor.

  • C.

    índice de 50% na discriminação auditiva (teste de reconhecimento de fala).

  • D.

    caracteriza-se basicamente pela diminuição da audição aos sons graves com certa conservação da audição aos sons agudos.

  • E. mostra à imitanciometria (quando a membrana do tímpano está normal e a lesão localiza-se na orelha média) curvas timpanométricas altas e presença do reflexo do músculo do estribo.

Analise o seguinte audiograma:

Esse audiograma exemplifica uma deficiência auditiva

  • A.

    sensorioneural bilateral.

  • B.

    mista à esquerda e condutiva à direita.

  • C.

    mista bilateral.

  • D.

    sensorioneural à direita e condutiva à esquerda.

  • E.

    condutiva bilateral.

Analise a figura.

Essa curva timpanométrica é encontrada em

  • A.

    pacientes com disfunção da tuba auditiva, é a curva do tipo C.

  • B.

    portadores de otite média secretória com fluído na orelha média, é a curva do tipo B.

  • C.

    indivíduos com orelha média normal, é a curva do tipo A.

  • D.

    casos de hipoacusia condutiva causada por disjunção traumática da cadeia ossicular, é a curva do tipo Ad.

  • E.

    pessoas portadoras de otosclerose, é a curva do tipo Ar.

Em relação à linguagem oral, sabe-se que

  • A.

    o desenvolvimento do sistema fonológico da língua, incluindo o inventário fonético e as regras fonológicas, ocorre gradativamente até aproximadamente os dois anos de idade.

  • B.

    nos primeiros dois anos de vida o sistema fonológico baseia-se somente na vocalização de sons não existentes na língua materna falada pelos adultos.

  • C.

    a aquisição dos sons fricativos e líquidos ocorre antes do surgimento dos sons plosivos orais e nasais.

  • D.

    o desenvolvimento do sistema fonológico da língua, incluindo o inventário fonético e as regras fonológicas, ocorre gradativamente até aproximadamente os dois anos de idade.

  • E.

    independentemente da língua a que a criança está exposta, à medida que ela adquire as regras fonológicas mais importantes, mantendo os contrastes distintivos, aumenta a inteligibilidade de sua fala.

De acordo com a teoria proposta por Ferreiro e Teberosky, o desenvolvimento da escrita ocorre em

  • A.

    quatro estágios baseados na teoria de desenvolvimento intelectual de Piaget: adivinhação linguística, aproximação visual, decodificação sequencial e decodificação hierárquica.

  • B.

    quatro fases que tendem a ser consecutivas: pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética.

  • C.

    em três etapas sequenciais: logográfica, alfabética e ortográfica.

  • D.

    em três etapas que se influenciam mutuamente: processamento fonológico, recuperação grafo-fonêmica e representação ortográfica.

  • E.

    cinco fases evolutivas: não icônica, icônica, logográfica, fonografêmica e orográfica.

Uma criança com 4 anos e 4 meses que produz o [t] no lugar do [s] e o [d] no lugar do [z], sem outras trocas, possivelmente tem uma alteração de fala do tipo

  • A.

    práxica.

  • B.

    neurológica.

  • C.

    semântica.

  • D.

    fonológica.

  • E.

    sintática.

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