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Para a Educação do surdo o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo são as correntes mais pesquisadas atualmente. O pressuposto básico do bilinguismo é:
Os surdos devem desenvolver, na infância, somente a língua de sinais como forma de comunicação.
Os surdos devem desenvolver competência em duas línguas: a língua de sinais e a língua oral utilizada em seu país.
Os surdos devem desenvolver a competência em duas línguas: a comunicação total e a língua oral utilizada em seu país.
Os surdos devem desenvolver primeiro a língua oral como forma de comunicação, devendo a língua de sinais ser adquirida posteriormente.
Os surdos devem adquirir, como forma de comunicação, a manual e a oral, para assegurar a comunicação efetiva com as pessoas ouvintes.
Sobre a teoria de Skinner, é incorreto afirmar:
A criança é uma tábula rasa.
A linguagem se reduz a um comportamento e ao resultado desse comportamento.
A única coisa inata no ser humano é a capacidade para receber o estímulo do meio.
O meio não dá condições para o ser humano se desenvolver.
A linguagem se desenvolve devido aos efeitos do meio ambiente sobre a conduta da criança, e desta sobre aquele.
A integridade anatomofisiologia do Sistema Auditivo, em sua porção tanto periférica quanto central, constitui um pré-requisito para a aquisição e desenvolvimento normal da linguagem. O diagnóstico precoce das alterações auditivas permite:
Identificar a perda auditiva e aguardar o desenvolvimento da fala e da linguagem, garantindo a maturação do Sistema Nervoso Central.
Identificar a perda auditiva e iniciar a estimulação no período fundamental da aquisição da fala e da linguagem.
Protetizar a criança aos dois anos de idade, pois nesta idade a perda auditiva já está estabelecida.
Protetizar a criança o mais precocemente possível, independentemente da avaliação auditiva comportamental.
Identificar a perda e esperar a criança atingir dois anos de idade, para iniciar a estimulação e realizar a protetização.
Para Vygotsky, é incorreto afirmar:
No nível de desenvolvimento real é possível determinar os passos futuros da criança e a dinâmica do seu desenvolvimento.
A cultura molda o funcionamento psicológico do homem.
O ser humano tem dupla natureza, pois é membro de uma espécie biológica que só se desenvolve no interior de um grupo social.
A internalização do conhecimento pelo homem se dá, especialmente, pela linguagem.
A Lei nº 12,303 de 02/08/2010 torna obrigatória a realização do Teste da Orelhinha, gratuitamente, em todas as maternidades publicas. O teste conhecido como Teste da orelhinha é o Teste de Emissões Otoacústicas (EOA). As Emissões otoacústicas são repostas cocleares captadas na altura do meato acústico externo, as emissões otoacústicas evocadas são geradas por estimulação podendo ser obtidas de três formas:
Emissões Otoacústicas Evocadas por Produto de Distorção, emissões Otoacusticas Evocadas Transientes e Emissões de Estimulo de Fala.
Emissões de Estimulo- Frequência, Emissões Otoacústicas Evocadas por Produto de Distorção, Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes.
Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes, Emissões de Estimulo de fala Evocadas Transientes e Emissões Otoacústicas por Resultado de Distorção.
Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes, Emissões Otoacústicas Simples e Emissões de Estimulo de Fala.
Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes, Emissões Otoacústicas por Produto de Distorção e Emissões Otoacústicas Simples.
A compreensão da fisiologia da respiração é fundamental no trabalho fonoaudiológico com pacientes respiradores orais.
Em relação a essa afirmativa, assinale a alternativa correta.
O recém-nascido é essencialmente respirador oral.
Até os 15 meses de vida há dissociação entre o controle dos músculos respiratórios e o controle metabólico automático.
Há correspondência entre a postura fisiológica das estruturas do Sistema Estomatognático e o padrão respiratório, que sofre influência de fatores hereditários, ambientais e orgânicos.
Após o nascimento, a manutenção fisiológica da respiração se dá pela uniformidade do diâmetro das vias aéreas, que ocorre pela ação de receptores sensórios do trato respiratório.
Respiração oral por impotência funcional pode ocorrer em pacientes com alterações neurológicas, desde que a morfologia oromiofuncional esteja também alterada.
Em uma família na qual Maria é filha única de um casal que tem como rotina uma jornada de trabalho de 12 1 15 horas diárias, fato que os impede, muitas vezes, de participarem do cotidiano da filha, deixando-a, exclusivamente, aos cuidados de uma babá. A babá percebeu que a menina tem-se mostrado muito agressiva e hiperativa. Maria tem três anos de idade, mas sua mãe refere que ainda não tem condições para colocá-la na escola. Maria não se comunica através da linguagem oral, apenas apresenta gritos incoordenados e comunica-se através da linguagem gestual. Neste mês, os pais de Maria procuraram o médico Otorrinolaringologista, que encaminhou a criança para a realização de exames auditivos. A auditometria lúdica com reforço visual revelou limiares tonais compatíveis com perda auditiva sensorioneural de grau severo, e os achados imitanciometricos apresentaram curva timpanométrica tipo A e ausência de reflexo estapediano contra e ipsilaterais,em ambas orelhas. Considerando a história apresentada, leia e analise os itens abaixo e considere o que pode se esperar dos exames de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) e Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA). Para as afirmativas a seguir, assinale a alternativa correta:
O PEATE foi o primeiro exame a ser solicitado, pois tem o objetivo de investigar a integridade das vias auditivas.
Com a intensidade de 100dBNAn, foi evidenciada, apenas a presença da onda I.
Não foi possível evidenciar a presença de ondas, porque a criança encontra-se em fase de maturação neuronal.
Por apresentar respostas compatíveis com a região das freqüências de 2 a 4KHz, a analise do PEATE não oferece dados significativos para a região de frequências graves.
A presença de Emissões otoascústicas Evocadas por Produto de distorção sugere a presença de resíduos auditivos para as freqüências graves que não foram analisadas com o PEATE.
São considerados indivíduos excepcionais e que fazem parte dos educandos da Educação Especial os que possuem:
surdocegueira, dislexia e condutas típicas.
deficiência mental e auditiva, condutas típicas e dislexia.
deficiências múltiplas, altas habilidades e depressão.
deficiências, condutas típicas e altas habilidades.
deficiência auditiva, deficiência mental e dislexia.
Em relação à paralisia facial, analise as afirmações abaixo:
I. A paralisia facial podem ser subdividida em central e periférica. Na central, a paralisia é contralateral e compromete o quadrante inferior da face. Na periférica, tem-se alteração homolateral em toda hemiface. Essa localização do sintoma está diretamente relacionada à área lesada.
II. A paralisia facial pode apresentar várias fases. A fase inicial apresenta a musculatura flácida em repouso e durante a movimentação dos músculos da face observa-se a paresia ou paralisia. A fase das sequelas permanentes em que ocorre a regeneração do nervo e os movimentos retornam em graus variados. Por fim, a fase da atrofia muscular, lentamente progressiva.
III. A paralisia facial pode vir acompanhada de problemas de alimentação, ocorrendo estase de alimento em vestíbulo, devido à flacidez do músculo bucinador, e perda de alimento e sialorreia por falta de vedamento labial.
IV. A terapia miofuncional visa a acelerar a recuperação dos movimentos e da função dos músculos, bem como impedir que ocorra a atrofia da musculatura. Na fase flácida é indicada a realização de compressas frias, massagem dedilhando os dedos e exercícios isométricos.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmações I, III e IV.
Apenas as afirmações I e II.
Apenas as afirmações III e IV.
Apenas as afirmações II, III e IV.
Apenas as afirmações II e III.
Um paciente que pronuncia palede, está tendo que tipo de alteração?
Substituição.
Adição.
Acréscimo.
Transposição.
Distorção
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