Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um tipo de distúrbio de aprendizagem, fundamentado na linguagem é a
distrofia.
disartria.
apraxia.
dislalia.
dislexia.
Nódulos nas pregas vocais, podem ser classificados no grupo patológico
malformação congênita.
disfonia psicogênica.
disfonia funcional com alteração orgânica secundária.
disfonia funcional.
alteração fonética.
Quando o paciente apresenta recrutamento, diplacusia e adaptação auditiva, pode-se dizer que essas distorções do estímulo sonoro acompanham lesões
condutivas.
labirínticas.
centrais.
neuro sensoriais.
mistas.
A terapia da fala para paciente disártricos que sofrem derrame é voltada à
durante muitos anos incluir exercícios motores orais que se destinam a melhora da movimentação lingual.
exercitar os orbiculares orais enfraquecidos em recuperação espontânea.
deliberar a velocidade e o ritmo da fala.
ajudar o paciente a utilizar toda função motora residual possível, tendo em vista desenvolver uma fala que soa normal.
utilizar sistema de comunicação alternativo.
A deglutição pode estar alterada porque
há interposição do lábio inferior atrás dos dentes superiores, uma vez que a pessoa é classe II.
a língua é eutônica, com força suficiente para juntar o alimento e se acoplar contra o palato
a sucção permite a formação do bolo alimentar.
as toncilas palatinas são eutróficas e a língua se posiciona na papila palatina.
a bochecha necessita participar na mastigação, sucção e formação do bolo alimentar.
Na reabilitação fonoaudiológica, entende-se abordagem indireta como
processo terapêutico onde o paciente atua diretamente e individualmente nas atividades.
processo terapêutico onde os objetivos do trabalho não estão declarados nas atividades propostas.
processo terapêutico em grupo de atuação direta.
orientação e execução de exercícios domiciliares.
trabalho de conscientização e automatização da alteração.
Na fonoterapia para disfonia infantil, é importante que
haja repouso vocal após as sessões, visto a existência de fadiga fonatória.
a reeducação do padrão vocal da criança seja realizada após intervenção cirúrgica.
os procedimentos terapêuticos, sempre que possível, sejam sincronizados com a expiração, visto a existência de alteração na coordenação pneumofônica.
os procedimentos terapêuticos sejam voltados para o agravamento da voz, a fim de se coordenar a articulação.
não exista outro comprometimento associado, especialmente de origem emocional, caso contrário a terapia não será efetiva.
Estabelecimento de imagens relativas aos vários sons da língua no sistema nervoso central, decorrentes da repetida informação do córtex, através dos vários canais sensoriais (especialmente auditivos e tatil-cinestésicos), está relacionado a
distúrbio articulatório.
entonação.
ecolalia.
eructação.
engramas.
A contração dos músculos supra-hióideos, faríngeos, laríngeos e linguais pertence a
sucção do alimento.
mastigação
fase faríngo laringea da deglutição.
fase esofágica da deglutição.
fase oral da deglutição.
As funções do sistema estomatognático são
sucção, elaboração, deglutição, mastigação, respiração.
elaboração, sucção, respiração, fonação, deglutição.
mastigação, sucção, deglutição, fonação, respiração.
elaboração, articulação, deglutição, sucção, mastigação.
fonação, deglutição, elaboração, articulação, sucção.
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