Questões de Fonoaudiologia do ano 2007

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Sobre os Potenciais Auditivos Evocados podemos afirmar que:

  • A.

    são sinais elétricos gerados pelo SN em resposta a estimulação acústica e/ou visual

  • B.

    são classificados, segundo o período de latência das respostas, em precoces, médios e tardios

  • C.

    são utilizados para triagem auditiva neonatal

  • D.

    investigam a relação entre as características dos potenciais e o processamento da informação

  • E.

    utilizam cliques de amplo espectro de freqüência para análise das respostas

As características eletroacústicas referentes ao ganho acústico, saída máxima e resposta de freqüência, definidas durante o processo de seleção e indicação de uma prótese auditiva, baseiam-se, respectivamente, nos seguintes dados:

  • A.

    limiares tonais por via aérea e óssea; limiares de desconforto, configuração audiométrica

  • B.

    imitanciometria; limiares tonais por via aérea; mensurações com microfone sonda

  • C.

    índice de reconhecimento da fala; reflexo acústico contralateral e ipsilateral; configuração audiométrica

  • D.

    limiares de desconforto; mensurações com microfone sonda; logoaudiometria

  • E.

    limiares tonais por via aérea e óssea; índice de reconhecimento da fala; limiares de desconforto

Na literatura especializada é possível observar estudos que analisam e estabelecem relações entre a linguagem e o jogo simbólico. Na hierarquia da brincadeira simbólica, os esquemas simbólicos representam a fase que se caracteriza por:

  • A.

    uso não convencional de objetos e sua exploração ser de maneira rápida e superficial

  • B.

    uso, somente de objetos substitutos, com exploração das propriedades físicas dos mesmos

  • C.

    reproduções curtas das atividades de rotina da criança através do brinquedo

  • D.

    exploração sensório-motora com predominância para os movimentos de bater e jogar

  • E.

    transição entre o período sensório-motor e o uso convencional de objetos

O uso do conhecimento prévio do assunto e de recursos cognitivos próprios do leitor para estabelecer antecipações e fazer previsões sobre o conteúdo do texto lido se refere ao modelo de decodificação e compreensão da leitura conhecido como:

  • A.

    modelo interativo

  • B.

    modelo Top-Down

  • C.

    modelo Bottom-Up

  • D.

    modelo de Aproximação Visual

  • E.

    modelo de Decodificação Sequencial

O erro ortográfico denominado "Junção/Separação inadequada das palavras" está relacionado à dificuldade da criança para:

  • A.

    fazer a segmentação silábica das palavras e identificá-las nas sentenças

  • B.

    fazer a segmentação fonêmica das palavras e identificá-las nas sentenças

  • C.

    escrever corretamente, devido a influência dos erros da fala

  • D.

    compreender a variação de categorias de palavras e identificá-las nas sentenças

  • E.

    fazer a correspondência grafema-fonema de forma adequada nas sentenças

Nas afasias semânticas o distúrbio de linguagem observado se caracteriza por:

  • A.

    incapacidade para compreender palavras isoladas

  • B.

    incapacidade para compreender sentenças completas

  • C.

    dificuldade para as palavras de baixa frequência na fala

  • D.

    dificuldade para escrever e ler palavras isoladas

  • E.

    incapacidade para manter a fluência na fala espontânea

A área de Broca, cuja lesão resulta em desordens motoras da fala, localiza-se em:

  • A.

    área auditiva primária do lobo temporal

  • B.

    área visual primária do lobo occipital

  • C.

    giro pós-central do lobo parietal

  • D.

    giro supra-marginal do lobo parietal

  • E.

    giro frontal inferior do lobo frontal

Na criança com autismo, a linguagem se encontra seriamente comprometida, pois não há intenção comunicativa. Esse aspecto da linguagem se refere ao aspecto:

  • A.

    semântico da linguagem

  • B.

    sintático da linguagem

  • C.

    gramatical da linguagem

  • D.

    pragmático da linguagem

  • E.

    morfológico da linguagem

Faça a correspondência entre os músculos mastigatórios e sua função:

A. Músculos depressores da mandíbula

B. Músculos elevadores da mandíbula

( ) m. pterigóideo medial

( ) m. pterigóideo lateral

( ) m. temporal

( ) m. digástrico

A alternativa que apresenta a correspondência correta é, respectivamente:

  • A.

    B A B A

  • B.

    B A A B

  • C.

    A B A B

  • D.

    A A B B

  • E.

    A B A A

As alterações anatômicas encontradas na fissura submucosa oculta ocorre devido à:

  • A.

    não fusão dos processos palatinos laterais do palato primário e do septo nasal

  • B.

    falta de fusão dos processos maxilares com os nasais medianos

  • C.

    não fusão das placas ósseas e musculares, pois só ocorre a fusão da mucosa

  • D.

    falta de fusão dos processos palatinos entre si e com o septo nasal

  • E.

    uma hipoplasia do músculo da úvula e uma disjunção da musculatura velar na superfície nasal

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