Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No tratamento de pacientes com disfunção temporomandibular, cabe ao fonoaudiólogo:
utilizar estratégias para alívio da dor, como a termoterapia, em casos agudos, e a crioterapia, em casos crônicos.
equilibrar a musculatura orofacial e cervical e restabelecer as funções estomatognáticas, independentemente das limitações oclusais do paciente.
orientar o paciente a respeito das conseqüências dos hábitos orais deletérios na musculatura e articulação temporomandibular, a fim de auxiliá-lo na percepção e controle dos mesmos.
realizar exercícios de contração isotônica, como a contra-resistência à abertura bucal, lateralidade e protrusão para induzir ao relaxamento muscular a partir da inibição recíproca de músculos antagonistas.
Em relação às alterações de fala de origem fonética, é INCORRETO afirmar:
O uso de objetos de metal, como o piercing, na boca, não causam complicações orais e dentais e nem podem ser relacionados a alterações de fala, mastigação e deglutição.
Na avaliação das alterações motoras de fala, é importante avaliar aspectos objetivos e subjetivos relacionados à força, amplitude e velocidade dos movimentos envolvidos na fala.
A Dispraxia é caracterizada como uma alteração articulatória resultante de um distúrbio na capacidade de programar o posicionamento dos músculos da fala e organizar a seqüência dos movimentos na produção intencional ou espontânea dos fonemas.
O apinhamento, a vestibularização e a ausência de elementos dentários podem causar alteração do espaço intra-oral e dificultar o posicionamento da língua na articulação da fala.
Em uma maternidade, quando do nascimento de um bebê portador de fissura labiopalatina completa, o fonoaudiólogo geralmente é chamado para orientar a equipe e a família em relação à alimentação. Marque a alternativa INCORRETA em relação à conduta do fonoaudiólogo para este caso:
Priorizar o estado nutricional do bebê, escolhendo alternativas para complementar o aleitamento materno.
Orientar a postura mais ereta ou verticalizada do bebê e a realização de pausas freqüentes para eructação durante a alimentação.
Indicar o uso de complemento na mamadeira com bico macio e furo ligeiramente aumentado ou em formato de "x" para facilitar a extração do leite.
Insistir no aleitamento materno exclusivo, independente do tipo de fissura e estado emocional da mãe, visto que ele irá, além de outros benefícios, prevenir as otites de repetição.
De acordo com a classificação dos transtornos do espectro autístico, é INCORRETO afirmar:
Autismo de alto funcionamento é uma nomenclatura alternativa para a distinção entre autismo e transtorno de Asperger.
Transtornos invasivos do desenvolvimento e distúrbio global do desenvolvimento são nomenclaturas diferentes de fontes diferentes para uma mesma alteração: os transtornos do espectro autístico.
O diagnóstico do autismo é dado a partir da identificação de uma série de sintomas listados e sugeridos pelo DSM-IV. As principais características do indivíduo são o repertório restrito de atividades e interesses e o déficit de linguagem, que não prejudica a interação social.
O conceito ou noção de espectro autístico envolve uma gama de distúrbios neurodesenvolvimentais e possibilita a identificação de graus diferenciados de comprometimentos em indivíduos diferentes.
Em relação ao processo de apropriação da linguagem escrita, considera-se INCORRETA a seguinte afirmativa:
A fase pré-silábica é caracterizada pela diferenciação estabelecida pela criança entre o desenho e a escrita.
A criança silábica opera com conceitos próprios, fazendo suas representações escritas de uma letra para cada sílaba.
A criança alfabética já faz a distinção e a transposição fonema/grafema, permitindo uma escrita compreensível e adequada ortograficamente.
O hábito de escrever, ou manusear lápis e papel em brincadeiras ou simulações, é significativo para a criança pequena, uma vez que, dessa forma, a mesma vai se familiarizando com a escrita.
Em relação ao processo de envelhecimento e suas conseqüências, marque a afirmativa INCORRETA:
Os quadros demenciais constituem o envelhecimento saudável com deterioração lingüística e se dividem, didaticamente, em três estágios progressivos da doença: demência inicial, moderada e severa.
O envelhecimento acarreta mudanças heterogêneas nas habilidades comunicativas e lingüísticas decorrentes da história de vida do sujeito, da constituição genética, das condições gerais de saúde e de outros fatores.
As diferenças discursivas observadas nas diferentes fases da vida do ser humano sofrem interferência, dentre outros fatores, do nível de letramento e do esforço mnêmico do sujeito.
O fonoaudiólogo participa do diagnóstico do quadro das demências, contribuindo na análise discursiva e dos distúrbios semânticos, assim como na identificação dos sinais afásicos, distúrbios fonológicos e sintáticos.
Marque a afirmativa CORRETA, considerando o conceito de Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) e suas manifestações clínicas:
A classificação dos DELs em subtipos dificulta a compreensão do quadro, pois as manifestações lingüísticas do distúrbio são muito heterogêneas.
A criança com Del não apresenta alterações fonológicas significativas, sendo que as principais alterações se referem aos aspectos semânticos e pragmáticos.
As alterações morfossintáticas são manifestações observadas na linguagem da criança com DEL evidenciadas pela dificuldade de elaboração coerente dos enunciados, mesmo quando estes se apresentam adequados quanto à forma.
Os distúrbios específicos de linguagem são alterações persistentes que decorrem de dificuldades da linguagem propriamente dita, não sendo secundários a outras alterações mais abrangentes, como transtornos globais do desenvolvimento, perda auditiva ou deficiência mental.
Assinale a afirmativa INCORRETA sobre a respiração oral:
Na respiração oral, a alteração oclusal pode gerar hipofuncionalidade dos músculos mastigatórios e do complexo velofaríngeo.
No respirador oral, a ação antagônica exercida pela língua e pelo músculo bucinador nas arcadas dentárias está alterada pela abertura constante da boca, o que aumenta a pressão intra-oral.
Abordagens da motricidade oral, da voz e da fala são utilizadas na reabilitação da respiração por meio da harmonização dessas funções.
Técnicas de mioterapia e uso do espelho de Glatzel são indicadas como ferramentas terapêuticas no tratamento da respiração oral.
Analise as afirmativas:
I-Uma das condições necessárias para registro do reflexo acústico é a preservação da orelha interna
II- Deslocamento do pico de máxima complacência (posição de relaxamento) para pressões negativas, em torno de 150daPa sugere presença de líquido em Orelha Média.
III-Reflexo acústico presente em perdas auditivas neurossensoriais podem sugerir problemas cocleares.
IV-Disjunção da cadeia ossicular promove alta mobilidade do sistema tímpano-ossicular.
Estão corretas apenas:
I e III
III e IV
I, II e IV
II, III e IV
I e II
Resultados obtidos na avaliação audiológica de um determinado paciente apontam: orelha esquerda (OE): média tritonal de Via Aérea = 55dB e Índice de Reconhecimento da Fala (IRF): 100% orelha direita (OD): média tritonal de Via Óssea = 55dB e mobilidade normal em orelha média (OM). Em relação aos demais testes, poderemos encontrar:
mobilidade normal em orelha média E; reflexo acústico ipsilateral direto ausente; Índice de Reconhecimento da Fala de 100% em OD.
mobilidade muito reduzida em orelha média E; reflexo acústico contralateral direito ausente; Índice de Reconhecimento da Fala de 68% em OD.
mobilidade reduzida em orelha média E; reflexo acústico contralateral direito presente; Índice de Reconhecimento da Fala de 88% em OD.
mobilidade normal em orelha média E; reflexo acústico contralateral direito ausente; Índice de Reconhecimento da Fala de 20% em OD.
mobilidade muito reduzida em orelha média E; reflexo acústico ipsilateral esquerdo ausente; Índice de Reconhecimento da Fala de 92% em OD.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...