Questões de Fonoaudiologia do ano 2007

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Analise as afirmativas em relação às alterações de fala decorrentes das alterações músculo-esqueletais:

I. As distorções de fala só ocorrem quando há uma má formação anatômica

II. Nos indivíduos portadores da classe II podemos encontrar o ceceio lateral em razão do posicionamento elevado do dorso médio da língua

III. Os sons sibilantes são os mais afetados pelas alterações oclusais

IV. O ceceio anterior não é esperado em nenhuma fase o desenvolvimento dento - esqueletal da criança

V. Nas mordidas cruzadas o deslizamento lateral da mandíbula, favorece a distorção dos fonemas sibilantes

Está (ao) correta (s) apenas:

  • A.

    III e V

  • B.

    II, III e V

  • C.

    I, II, III e V

  • D.

    I, III e V

  • E.

    I, II e V

Marque a característica que podemos encontrar no quadro de uma criança de sete anos que recebeu o diagnóstico de desvio fonoaudiológico de origem funcional:

  • A.

    sinais de alterações neurológicas importantes, como quadros epiléticos

  • B.

    pequeno déficit auditivo prejudicando a percepção para a fala

  • C.

    alterações músculo-esqueletais nos órgãos fonoarticulatórios

  • D.

    déficit cognitivo com prejuízo da compreensão da linguagem

  • E.

    processos normais persistentes na fala que estão além do esperado para sua idade

Assinale entre as alternativas abaixo o local da lesão que determina a disartria atáxica :

  • A.

    neurônios motores inferiores

  • B.

    gânglios basais associados a núcleos do tronco cerebral

  • C.

    neurônios motores superiores

  • D.

    cerebelo e/ou conexões

  • E.

    neurônios motores inferior e superior

De acordo com Behlau e Pontes (1990 e 1995), as disfonias podem ser classificadas em:

  • A.

    funcionais e comportamentais primárias e secundárias

  • B.

    comportamentais e estruturais primárias e secundárias

  • C.

    funcionais, organo-funcionais e orgânicas

  • D.

    funcionais e orgânicas primárias e secundárias

  • E.

    estruturais e orgânicas primárias e secundárias

Segundo Pinho e Pontes (2002), várias propostas de avaliação perceptiva da fonte glótica têm sido apresentadas na literatura. A escala R.A.S.A.T., por exemplo, é uma avaliação perceptiva que se propõe a avaliar:

  • A.

    a rouquidão, aspereza, soprosidade, astenia e tensão, respectivamente, e seu envolvimento vocal tem graduação que varia de 0 a 3

  • B.

    o ruído, astenia, soprosidade aspereza e tensão, respectivamente, e seu envolvimento vocal tem graduação que varia de 0 a 3

  • C.

    a rouquidão, astenia, soprosidade, aspereza e tensão, respectivamente, e seu envolvimento vocal tem graduação que varia de 0 a 2

  • D.

    a rouquidão, astenia, soprosidade, aspereza e tensão, respectivamente, e seu envolvimento vocal tem graduação que varia de 0 a 3

  • E.

    o ruído, aspereza, soprosidade, astenia e tensão, respectivamente, e seu envolvimento vocal tem graduação que varia de 0 a 2

Qual das opções abaixo relaciona técnicas vocais que têm por objetivo o abaixamento da laringe?

  • A.

    coordenação fono-respiratória, vibração de mucosa e exercícios mastigatórios

  • B.

    sons hiperagudos, som basal e emissão de boca aberta

  • C.

    sons fricativos, técnica sueca do /b/ prolongado e manipulação digital da laringe

  • D.

    sons fricativos surdos, sons vibrantes e técnica do bocejo

  • E.

    técnica sueca do /b/ prolongado, fonação inspiratória e manipulação digital da laringe

A labirintite é uma disfunção vestibular secundária a fatores irritantes, tóxicos, endócrinos, exócrinos, metabólicos, infecciosos ou traumáticos. A labirintite relacionada ao trabalho com exposição a substâncias químicas atóxicas tem sido descritas em trabalhadores expostos ao:

  • A.

    Brometo de metila

  • B.

    Formaldeildo de anilina

  • C.

    Diclorobenzidina

  • D.

    Chumbo

  • E.

    Borato de Amônia

O diagnostico de PAIR ocupacional pode ser estabelecido por meio de um conjunto de procedimentos que envolvem anamnese clinica e ocupacional, exame físico, avaliação audiológica, e se necessário, outros testes complementares. Dinstinguem-se 4 estágios de evolução clinica da PAIR. Enumere a coluna corretamente:

1 - Primeiro Estagio

2 - Segundo Estagio

3 - Terceiro Estagio

4 - Quarto Estagio

( ) Coincide com a surdez pelo ruído. O trabalhador encontra dificuldades' para ouvir a voz de familiares e colegas de trabalho. Os sons são percebidos de maneira distorcida. A audiometria mostra comprometimento também nas freqüências de 2,3 e 8 Kz.

( ) O trabalhador passa a referir dificuldades para ouvir o tique-taque dos relógios, som, campanhias e de telefones, necessidade de aumentar o volume do radio e TV. O déficit audiométrico pode atingir e 45 a 60 dB.

( ) O trabalhador pode referir tinidos em fins de jornada, sensação de plenitude auricular, cefaléia e tontura. A audiometria mostra aumento de limiares auditivos em freqüências agudas.

( ) Caracteriza-se por ser completamente assintomática, exceto por eventuais tinidos. Pode durar de meses a anos e a audiometria pode mostrar perda de 30 a 40 dB, nas freqüências de 4 Kz, atingindo as vezes as freqüências de 3 e 6Kz.

Marque a alternativa que corresponde a seqüência correta:

  • A.

    1,2,3,4

  • B.

    3,4,2,1

  • C.

    3,4,1,2

  • D.

    4,3,1,2

  • E.

    N.D.A

De acordo com a Norma ISO 2204 DE 1973 ( International Standard Organization), os ruídos podem ser classificados segundo o seu nível de intensidade como, EXCETO:

  • A.

    Continuo Estacionário

  • B.

    Continuo semi-estacionário

  • C.

    Continuo flutuante

  • D.

    Ruído intermitente

  • E.

    Ruído de impacto ou impulsivo

Pesquisas têm mostrado que o ouvido humano é notavelmente sensível as diferenças de freqüência, podendo detectar as mudanças na faixa entre:

  • A.

    20 a 20.000 Hz

  • B.

    250 a 8.000 Hz

  • C.

    10 a 100.000 Hz

  • D.

    500 a 50.000 Hz

  • E.

    500 a 8.000 Hz

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