Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas em relação às alterações de fala decorrentes das alterações músculo-esqueletais:
I. As distorções de fala só ocorrem quando há uma má formação anatômica
II. Nos indivíduos portadores da classe II podemos encontrar o ceceio lateral em razão do posicionamento elevado do dorso médio da língua
III. Os sons sibilantes são os mais afetados pelas alterações oclusais
IV. O ceceio anterior não é esperado em nenhuma fase o desenvolvimento dento - esqueletal da criança
V. Nas mordidas cruzadas o deslizamento lateral da mandíbula, favorece a distorção dos fonemas sibilantes
Está (ao) correta (s) apenas:
III e V
II, III e V
I, II, III e V
I, III e V
I, II e V
Marque a característica que podemos encontrar no quadro de uma criança de sete anos que recebeu o diagnóstico de desvio fonoaudiológico de origem funcional:
sinais de alterações neurológicas importantes, como quadros epiléticos
pequeno déficit auditivo prejudicando a percepção para a fala
alterações músculo-esqueletais nos órgãos fonoarticulatórios
déficit cognitivo com prejuízo da compreensão da linguagem
processos normais persistentes na fala que estão além do esperado para sua idade
Assinale entre as alternativas abaixo o local da lesão que determina a disartria atáxica :
neurônios motores inferiores
gânglios basais associados a núcleos do tronco cerebral
neurônios motores superiores
cerebelo e/ou conexões
neurônios motores inferior e superior
De acordo com Behlau e Pontes (1990 e 1995), as disfonias podem ser classificadas em:
funcionais e comportamentais primárias e secundárias
comportamentais e estruturais primárias e secundárias
funcionais, organo-funcionais e orgânicas
funcionais e orgânicas primárias e secundárias
estruturais e orgânicas primárias e secundárias
Segundo Pinho e Pontes (2002), várias propostas de avaliação perceptiva da fonte glótica têm sido apresentadas na literatura. A escala R.A.S.A.T., por exemplo, é uma avaliação perceptiva que se propõe a avaliar:
a rouquidão, aspereza, soprosidade, astenia e tensão, respectivamente, e seu envolvimento vocal tem graduação que varia de 0 a 3
o ruído, astenia, soprosidade aspereza e tensão, respectivamente, e seu envolvimento vocal tem graduação que varia de 0 a 3
a rouquidão, astenia, soprosidade, aspereza e tensão, respectivamente, e seu envolvimento vocal tem graduação que varia de 0 a 2
a rouquidão, astenia, soprosidade, aspereza e tensão, respectivamente, e seu envolvimento vocal tem graduação que varia de 0 a 3
o ruído, aspereza, soprosidade, astenia e tensão, respectivamente, e seu envolvimento vocal tem graduação que varia de 0 a 2
Qual das opções abaixo relaciona técnicas vocais que têm por objetivo o abaixamento da laringe?
coordenação fono-respiratória, vibração de mucosa e exercícios mastigatórios
sons hiperagudos, som basal e emissão de boca aberta
sons fricativos, técnica sueca do /b/ prolongado e manipulação digital da laringe
sons fricativos surdos, sons vibrantes e técnica do bocejo
técnica sueca do /b/ prolongado, fonação inspiratória e manipulação digital da laringe
A labirintite é uma disfunção vestibular secundária a fatores irritantes, tóxicos, endócrinos, exócrinos, metabólicos, infecciosos ou traumáticos. A labirintite relacionada ao trabalho com exposição a substâncias químicas atóxicas tem sido descritas em trabalhadores expostos ao:
Brometo de metila
Formaldeildo de anilina
Diclorobenzidina
Chumbo
Borato de Amônia
O diagnostico de PAIR ocupacional pode ser estabelecido por meio de um conjunto de procedimentos que envolvem anamnese clinica e ocupacional, exame físico, avaliação audiológica, e se necessário, outros testes complementares. Dinstinguem-se 4 estágios de evolução clinica da PAIR. Enumere a coluna corretamente:
1 - Primeiro Estagio
2 - Segundo Estagio
3 - Terceiro Estagio
4 - Quarto Estagio
( ) Coincide com a surdez pelo ruído. O trabalhador encontra dificuldades' para ouvir a voz de familiares e colegas de trabalho. Os sons são percebidos de maneira distorcida. A audiometria mostra comprometimento também nas freqüências de 2,3 e 8 Kz.
( ) O trabalhador passa a referir dificuldades para ouvir o tique-taque dos relógios, som, campanhias e de telefones, necessidade de aumentar o volume do radio e TV. O déficit audiométrico pode atingir e 45 a 60 dB.
( ) O trabalhador pode referir tinidos em fins de jornada, sensação de plenitude auricular, cefaléia e tontura. A audiometria mostra aumento de limiares auditivos em freqüências agudas.
( ) Caracteriza-se por ser completamente assintomática, exceto por eventuais tinidos. Pode durar de meses a anos e a audiometria pode mostrar perda de 30 a 40 dB, nas freqüências de 4 Kz, atingindo as vezes as freqüências de 3 e 6Kz.
Marque a alternativa que corresponde a seqüência correta:
1,2,3,4
3,4,2,1
3,4,1,2
4,3,1,2
N.D.A
De acordo com a Norma ISO 2204 DE 1973 ( International Standard Organization), os ruídos podem ser classificados segundo o seu nível de intensidade como, EXCETO:
Continuo Estacionário
Continuo semi-estacionário
Continuo flutuante
Ruído intermitente
Ruído de impacto ou impulsivo
Pesquisas têm mostrado que o ouvido humano é notavelmente sensível as diferenças de freqüência, podendo detectar as mudanças na faixa entre:
20 a 20.000 Hz
250 a 8.000 Hz
10 a 100.000 Hz
500 a 50.000 Hz
500 a 8.000 Hz
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