Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao processamento da linguagem escrita, é CORRETO afirmar que:
o processador contextual recebe informações do meio externo e o leitor pode ativá-lo para decodificar as palavras.
o processador fonológico tem a função de resolver as ambiguidades que possam existir na compreensão de um texto.
o processador ortográfico representa o conhecimento auditivo das palavras escritas.
a via lexical envolve o uso de correspondências grafema-fonema.
o processador semântico armazena significados de palavras familiares como conjuntos de elementos de significados mais primitivos interassociados.
Uma paciente adulta, 38 anos de idade, procurou um médico otorrinolaringologista com queixa de zumbido e perda auditiva progressiva em ambas as orelhas há dois anos. Refere que na sua família há várias mulheres que perderam a audição nessa faixa etária. O médico solicitou vários exames e concluiu que a paciente apresenta otosclerose estapediana. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os dados audiológicos compatíveis com o caso.
Perda auditiva do tipo mista bilateral, curvas timpamétricas do tipo A e dificuldade de discriminação de fala na logoaudiometria.
Perda auditiva do tipo condutiva bilateral, curvas timpanométricas do tipo As e boa discriminação de fala na logoaudiometria.
Perda auditiva do tipo condutiva bilateral, curvas timpanométricas do tipo Ad e boa discriminação de fala na logoaudiometria.
Perda auditiva do tipo condutiva bilateral, curvas timpanométricas do tipo Ad e boa discriminação de fala na logoaudiometria.
Perda auditiva do tipo neurossensorial bilateral, curvas timpanométricas do tipo As e dificuldade de discriminação de fala na logoaudiometria.
Na avaliação das respostas comportamentais a estímulos sonoros, durante o primeiro ano de vida do bebê, deve-se verificar a ocorrência de sinais sugestivos de alteração do processamento auditivo central. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE estes sinais sugestivos de alteração do processamento auditivo central.
Presença de reflexo cocleopalpebral e reflexo de Moro.
Dificuldade de localização sonora com acuidade auditiva normal e habituação a estímulos repetitivos.
Inconsistência de respostas a tons puros e necessidade de diminuição da duração do estímulo para eliciar a resposta.
Ausência de reflexo cocleopalpebral com acuidade auditiva normal e aumento da latência de resposta na ausência de comprometimento do sistema tímpano-ossicular.
Respostas exacerbadas e presença de reflexo cocleopalpebral.
O reflexo acústico é muito utilizado para avaliar as condições da orelha média e para a obtenção de informações sobre o funcionamento da via auditiva. Considerando que um paciente apresentou diagnóstico de otite média secretora na orelha direita e nada digno de nota na orelha esquerda, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o(s) reflexo(s) acústico(s) que estaria(m) ausente(s) neste caso.
Reflexo acústico contralateral da orelha direita e reflexo acústico ipsilateral da orelha direita.
Reflexo acústico contralateral da orelha esquerda e reflexo acústico ipsilateral da orelha direita.
Reflexo acústico contralateral da orelha esquerda e reflexo acústico ipsilateral da orelha esquerda.
Apenas o reflexo acústico ipsilateral da orelha direita.
As Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA) são um importante instrumento objetivo para auxiliar o fonoaudiólogo no diagnóstico audiológico. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas sobre a aplicação das EOA.
( ) As EOA são afetadas por lesões no sistema auditivo central.
( ) As EOA por estímulo transiente são as mais utilizadas nos programas de triagem auditiva neonatal.
( ) As EOA por produto de distorção são muito utilizadas para monitorar a função coclear de indivíduos expostos a ruído e agentes ototóxicos.
( ) Os indivíduos com perda auditiva do tipo condutiva passam nas EOA por estímulo transiente.
( ) Os indivíduos com perda auditiva do tipo neurossensorial de grau leve podem falhar nas EOA por estímulo transiente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
F V V F V
V F F V V
F V V F F
V V V F F
F F F V V
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo. Um paciente que apresente dificuldades na repetição de palavras no contexto de uma linguagem fluente, com certa anomia, parafasias fonêmicas, alterações na compreensão de material complexo e apraxia ideomotora, pode ser diagnosticado com afasia:
de broca.
de condução.
de Wernicke.
transcortical mista.
transcortical sensorial.
Sobre as alterações linguístico-cognitivas observadas em pacientes que sofreram traumatismo cranioencefálico, é CORRETO afirmar que:
a ocorrência de afasia vai estar condicionada ao local da lesão, sendo pouco frequente entre as contusões, já que nestas há predomínio do local das lesões nas regiões parietais.
a fala não está preservada, pois o paciente expressa grande quantidade de informação irrelevante e tangencial, com mudança de tópico de forma desordenada.
a fala está reduzida somente na variedade do conteúdo expresso.
há diferença entre o quadro apresentado por estes pacientes e aqueles com lesões de hemisfério direito ou indivíduos com lesão em lobos frontais.
nas lesões difusas, a afasia não será um achado frequente, mas alterações de comunicação poderão ocorrer em função das múltiplas lesões distribuídas pelo cérebro, ou secundariamente aos transtornos de memória, atenção e funções executivas.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa abaixo. A apraxia de fala é uma patologia decorrente de lesão neurológica:
que se caracteriza por produção alterada dos fonemas com lentidão.
que afeta a execução motora da fala.
cujos erros cometidos não se relacionam com a gravidade da apraxia.
que pode ser confundida como disfluência neurológica.
na qual as consoantes iniciais são sempre mais bem articuladas.
Sobre a disartria causada por alterações nas bases fonoarticulatórias, cujas manifestações variam conforme o tipo de lesão neurológica, assinale a alternativa CORRETA.
Disartria Hipercinética é associada à lesão no sistema extrapiramidal, especialmente nos núcleos da base.
Disartria Flácida é decorrente de lesão no sistema nervoso periférico, especificamente do neurônio motor superior bilateral.
Disartria Espástica é decorrente de lesão no cerebelo e suas conexões.
Disartria Hipocinética ocorre após lesão do neurônio motor inferior.
Disartria Atáxica é associada à lesão no sistema extrapiramidal, relacionada a uma redução na atividade do neurotransmissor.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Assinale a alternativa correta em relação à anatomofisiologia do sistema estomatognático.
O disco articular está localizado na fossa articular do osso temporal, sua função é ajudar na lubrificação da articulação temporomandibular e limitar os movimentos mandibulares.
Os ligamentos existentes nas articulações temporomandibulares (ATMs) são feixes fibrosos que ajudam na sustentação das articulações, aumentando a resistência destas e limitando os movimentos mandibulares.
O viscerocrâneo (ossos da face) é a sede dos órgãos do sentido e início dos sistemas respiratório, fônico e digestório sendo formado por oito ossos: esfenoide, etmoide, frontal, zigomático, mandíbula, maxila, nasal e palatino.
A articulação temporomandibular (ATM) está localizada entre a fossa maxilar do osso temporal e o ramo adjacente da mandíbula, sendo a única articulação bicondilínea do ser humano, o que torna possível a realização de movimentos rotatórios alternados.
Os músculos da região orofacial determinam o movimento das estruturas moles e dos ossos, possuindo origem e inserção, sendo que a origem dos músculos é o ponto móvel que se desloca mais durante o movimento rotatório.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...