Questões de Fonoaudiologia do ano 2012

Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As disartrias geralmente são decorrentes de doenças neurológicas progressivas. Os sintomas podem atingir a articulação dos sons, a coordenação pneumo-fonoarticulatória e as funções neurovegetativas, bem como a coordenação nos movimentos, o tônus e a força muscular.

Dado esse contexto, assinale a alternativa correta:

  • A.

    A doença de Parkinson, a esclerose múltipla, a corea, a mioclonia são exemplos de doenças em que se manifesta o quadro de disartria. A doença de Parkinson é a mais grave de todas, a de maior incidência em nosso país, e atinge somente o sexo masculino, levando o paciente a óbito em 2 anos.

  • B.

    Com a evolução da medicina e dos fármacos, as manifestações disártricas estão diminuindo em grau de severidade e incidência, ficando restritas aos casos de paralisia cerebral congênita.

  • C.

    Nos casos de disartrias não-evolutivas, a eliminação dos sintomas pode ser parcial ou total, dependendo dos neurotransmissores do sistema extrapiramidal.

  • D.

    Por ser um quadro evolutivo, o tratamento fonoaudiológico das disartrias é necessariamente longo e acompanha toda a sobrevida do paciente, não devendo ser interrompido, pois pode ocorrer uma regressão ao estágio inicial.

  • E.

    O tratamento fonoaudiológico nestes quadros progressivos tem como objetivo retardar, o máximo de tempo possível, a evolução dos sintomas, por meio de controle intencional dos movimentos afetados. Num segundo momento do tratamento, tem-se como objetivo o controle e a execução de movimentos compensatórios aos movimentos perdidos.

Maria Eduarda atualmente com 45 dias, nasceu de 30 semanas de gestação e apresenta os seguintes resultados na avaliação audiológica: Potencial evocado auditivo de tronco encefálico (BERA) em 80dBHL, emissões otoacústicas estão ausentes, timpanometria do tipo “A” com reflexos acústicos ausentes.

Assinale a alternativa que apresenta o procedimento correto que o fonoaudiólogo, ao se deparar com esse quadro, deve tomar:

  • A.

    Encaminhar a criança para uma escola de surdos sem repetir a avaliação audiológica.

  • B.

    Maria Eduarda deve ser encaminhada para protetização unilateral para não colocar em risco a outra orelha.

  • C.

    O implante coclear deve ser considerado e realizado imediatamente, não havendo necessidade de confirmação dos resultados obtidos na avaliação audiológica.

  • D.

    Monitorar o desenvolvimento auditivo da criança e solicitar a repetição da avaliação antes dos 6 meses de idade, pois os resultados ainda podem mudar devido à prematuridade da criança.

  • E.

    Os familiares devem ser orientados a aprender a Língua Brasileira de Sinais(LIBRAS) e a não falar com a criança.

Uma unidade de saúde especializada em 3ª idade criou vários espaços alternativos para o idoso saudável e para o idoso portador de patologias típicas dessa faixa etária. Esse programa apresenta quatro objetivos em seu planejamento, a saber: a melhora da qualidade de vida; o apoio aos cuidadores e familiares; a promoção do bem- -estar físico e mental e atenuação do sofrimento e isolamento surgidos com a progressão da doença. O fonoaudiólogo deve apresentar proposta para atuar nessa unidade de saúde.

Considere as afirmativas abaixo e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) O tratamento fonoaudiológico deve ser particularizado para cada paciente, não havendo possibilidade de realizar atividades alternativas, pois pacientes idosos com problemas disfágicos correm sérios riscos de aspiração de alimentos, o que provocaria pneumonia aspirativa.

( ) O atendimento de ambulatório deve oferecer sessões individuais a todos os pacientes que irão fazer parte das atividades de grupo.

( ) As atividades de grupo, quando bem planejadas, atendem aos quatros objetivos acima citados; no entanto, não substituem as sessões individuais.

( ) Uma atividade denominada de tarde do lanche, por exemplo, em que estejam presentes os pacientes e seus acompanhantes pode ser bem explorada para se atingirem os objetivos do trabalho tanto com disfagia como com de linguagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

  • A.

    V – V – F – F

  • B.

    F – F – V – F

  • C.

    V – F – V – V

  • D.

    F – V – V – V

  • E.

    V – V – F – V

Camila, de 1 ano, apresenta ausência de respostas em 100 dB na avaliação eletrofisiológica (PEATE/BERA). As emissões otoacústicas transientes estão ausentes. As Medidas de Imitância Acústica mostram timpanometria do Tipo “A” com reflexos acústicos ausentes. Não se observou reflexo cócleo-palpebral. Na avaliação comportamental, apresenta respostas a estímulos em intensidade forte e de frequência grave. Foi indicado o uso de prótese auditiva.

 Considerando o exposto acima, assinale a alternativa correta:

  • A.

    A melhor conduta seria aguardar até que Camila estivesse com 3 anos, para confirmar as respostas obtidas na avaliação audiológica.

  • B.

    Como se trata de uma perda auditiva, provavelmente profunda bilateral, o uso de prótese auditiva não trará benefícios significativos, devendo ser evitado. Camila deve ser encaminhada para o implante coclear sem experimentar uma prótese.

  • C.

    Camila deve ser encaminhada para seleção e adaptação de prótese auditiva e terapia fonoaudiológica imediata.

  • D.

    O meato acústico externo de crianças de 1 ano é muito pequeno, então as próteses auditivas retroauriculares devem ser evitadas. As próteses intracanal devem ser experimentadas.

  • E. O implante coclear não deve ser indicado, pois não há audição residual suficiente para que haja registro na audiometria infantil condicionada, e isso indica ausência de nervo auditivo.

Beatriz de 55 anos, professora do 3º ano do ensino fundamental, apresenta há alguns anos perda auditiva que está se agravando, acompanhada de zumbido. Também observou aumento na dificuldade em compreender a fala, especialmente em ambientes com ruído. Relatou ainda que se incomoda com sons intensos. A audiometria de Beatriz apresenta uma perda auditiva de configuração descendente, simétrica e bilateral.

De acordo com o caso apresentado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

  • A.

    A audiometria de Beatriz provavelmente é do tipo misto. As Medidas de Imitância Acústica mostram timpanometria do tipo Ad, com reflexos acústicos presentes. As emissões otoacústicas estão presentes para as frequências agudas e o potencial evocado auditivo de tronco encefálico (BERA) apresenta picos em tempos de latência absoluta normais.

  • B.

    As Medidas de Imitância Acústica de Beatriz é característica de Presbiacusia. A timpanometria é do tipo “As” e os reflexos acústicos estão presentes. As emissões otoacústicas também estão presentes e observa- se aumento nos tempos de latência absoluta entre as ondas I e V.

  • C.

    A dificuldade de compreensão de fala referida por Beatriz está relacionada a problemas de atenção, memória e cansaço. O desconforto associado aos sons intensos deve-se especialmente a alterações do nervo auditivo.

  • D.

    O potencial evocado auditivo de tronco encefálico (BERA) provavelmente apresenta limiares eletrofisiológicos em 60 dBHL com tempos de latência absoluta normais. As medidas de imitância acústica mostram timpanometria do tipo “B” com reflexos acústicos presentes. As emissões otoacústicas por produto de distorção estão presentes em todas as frequências avaliadas, pois se trata de uma lesão retrococlear.

  • E.

    A audiometria de Beatriz provavelmente é do tipo neurossensorial. As medidas de imitância acústica mostram timpanometria do tipo “A”, com reflexos acústicos presentes. As emissões otoacústicas estão ausentes para frequências agudas e o potencial evocado auditivo de tronco encefálico (BERA) apresenta tempos de latência absoluta normais.

Um paciente do sexo masculino, 25 anos de idade, com deficiência auditiva neurossensorial bilateral profunda, decorrente de surdez súbita aos 5 anos de idade, apresenta linguagem oral fluente, utiliza de leitura orofacial e faz uso de aparelho de amplificação sonora individual em ambos os ouvidos. Refere que faz aproveitamento da audição com AASI apenas para sons muito intensos. Tem queixa de zumbido e de localização de fonte sonora e adequada expectativa sobre reabilitação para ouvir sons de fala.

A partir dos estudos apresentados acima, a melhor conduta de intervenção que permita a reabilitação auditiva da paciente está em qual alternativa?

  • A.

    Encaminhá-la para adaptação de arco de vibrador ósseo.

  • B.

    Encaminhá-la para a rotina de implante de tronco cerebral.

  • C.

    Encaminhá-la para a rotina de implante coclear bilateral.

  • D.

    Encaminhá-la para adaptação de aparelho auditivo unilateral.

  • E.

    Adaptá-la a novo aparelho de amplificação sonora individual bilateral.

A realização de Triagem Auditiva Neonatal Universal na maternidade justifica-se pela validade de quais argumentos abaixo?

I. A Triagem Auditiva Neonatal Universal possibilita a intervenção multidisciplinar precoce. Nas perdas auditivas diagnosticadas antes dos 6 meses de idade, a detecção precoce favorece a aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral em idade próxima ao normal.

II. A avaliação da audição por meio de emissões otoacústicas possibilita a detecção precoce e o diagnóstico conclusivo de qualquer tipo de perda auditiva.

III. A Triagem Auditiva Neonatal Universal é um procedimento simples, não invasivo, cujo custo se justifica a partir do beneficio que gera à criança atendida precocemente

IV. As crianças que não se enquadram nos critérios de risco para o desenvolvimento de perdas auditivas também podem ser portadoras de perdas auditivas.

V. A audiometria de observação comportamental é utilizada universalmente como um instrumento de diagnóstico quantitativo da audição e é realizada em todas as maternidades do Paraná.

Considerando as afirmações acima, assinale a alternativa que contém apenas os argumentos válidos.

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, IV e V

  • C.

    II, IV e V

  • D.

    I, III e IV

  • E.

    I, III e IV

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...