Questões de Fonoaudiologia do ano 2020

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Uma criança de 8 anos e 4 meses de idade foi encaminhada para o serviço de fonoaudiologia por apresentar atraso no desenvolvimento da linguagem oral. Encontra-se em acompanhamento por equipe especializada composta por neuropediatra e psiquiatra da infância, ainda em processo de investigação diagnóstica. Em entrevista inicial, a mãe relata que a criança apresenta dificuldade em executar comandos e fala de difícil compreensão. 
A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
Mediante o relato da mãe de que a criança possui dificuldade em executar comandos, o fonoaudiólogo pode sugerir uma investigação neuropsicológica.

Um paciente de 5 anos e 3 meses de idade comparece para terapia fonoaudiológica, encaminhado pelo serviço de psiquiatria infantil, por queixa de dificuldade na fala. De acordo com o relatório médico, a criança apresenta hipótese diagnóstica de psicose infantil, nível cognitivo dentro do esperado para faixa etária e fala ecolálica. No processo avaliativo, foram constatados presença de ecolalia, comportamento retraído, pouca interação e intenção comunicativa deficitária.  

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


O foco da intervenção fonoaudiológica dever ser voltado para o aperfeiçoamento da intenção comunicativa, para que essa criança possa ter sucesso no respectivo processo de comunicação.

Um paciente de 5 anos e 3 meses de idade comparece para terapia fonoaudiológica, encaminhado pelo serviço de psiquiatria infantil, por queixa de dificuldade na fala. De acordo com o relatório médico, a criança apresenta hipótese diagnóstica de psicose infantil, nível cognitivo dentro do esperado para faixa etária e fala ecolálica. No processo avaliativo, foram constatados presença de ecolalia, comportamento retraído, pouca interação e intenção comunicativa deficitária.  

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Além da ecolalia imediata e tardia, tem-se a ecolalia mitigada, que se refere a qualquer modificação da emissão ecoada para fins de autoestimulação.


Um paciente de 5 anos e 3 meses de idade comparece para terapia fonoaudiológica, encaminhado pelo serviço de psiquiatria infantil, por queixa de dificuldade na fala. De acordo com o relatório médico, a criança apresenta hipótese diagnóstica de psicose infantil, nível cognitivo dentro do esperado para faixa etária e fala ecolálica. No processo avaliativo, foram constatados presença de ecolalia, comportamento retraído, pouca interação e intenção comunicativa deficitária.  

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


A repetição ou “eco da fala” define a ecolalia que pode aparecer imediatamente após a produção de um enunciado modelo. Quando essa ecolalia dura pouco tempo é chamada de imediata, mas se for persistente é chamada de tardia.

Uma criança de 8 anos e 4 meses de idade foi encaminhada para o serviço de fonoaudiologia por apresentar atraso no desenvolvimento da linguagem oral. Encontra-se em acompanhamento por equipe especializada composta por neuropediatra e psiquiatra da infância, ainda em processo de investigação diagnóstica. Em entrevista inicial, a mãe relata que a criança apresenta dificuldade em executar comandos e fala de difícil compreensão. 

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Durante a avaliação fonoaudiológica, é importante que se avalie e observe diversos domínios, como o nível de deficiência intelectual, as formas de comunicação, o rendimento acadêmico, o aprendizado de novos conceitos e a exploração dos brinquedos para elaborar um planejamento terapêutico individual adequado às necessidades da criança.

Uma criança de 8 anos e 4 meses de idade foi encaminhada para o serviço de fonoaudiologia por apresentar atraso no desenvolvimento da linguagem oral. Encontra-se em acompanhamento por equipe especializada composta por neuropediatra e psiquiatra da infância, ainda em processo de investigação diagnóstica. Em entrevista inicial, a mãe relata que a criança apresenta dificuldade em executar comandos e fala de difícil compreensão. 

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


É correto afirmar que o deficit cognitivo pode ser responsável por diversas alterações oromiofuncionais e de linguagem, independentemente do respectivo grau.

De acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), nas escolas, o Fonoaudiólogo:

    A) Contribui para o diagnóstico das situações de risco à saúde auditiva e à saúde vocal do educador, aponta possibilidades de intervenções e encaminhamentos para a equipe multidisciplinar.

    B) Participa da elaboração, desenvolvimento e implementação de projetos para políticas públicas.

    C) Colabora na realização de diagnósticos institucionais em seus aspectos físicos, ambientais e técnicos relacionados à saúde fonoaudiológica que possam interferir no desenvolvimento das práticas educacionais.

    D) Elabora, propõe, planeja e realiza formações continuadas permanentes para reflexão da prática pedagógica sobre temas afins à Fonoaudiologia.

Analise os símbolos audiométricos, abaixo, e assinale a alternativa INCORRETA:

    A) ? indica resposta mascarada em orelha direita por via aérea (fones).

    B) O indica resposta mascarada em orelha esquerda por via aérea (fones).

    C) V indica resposta por via óssea (fronte).

    D) Ø indica resposta em orelha direita em campo livre.

Com base na classificação de Lloyd e Kaplan (1978) (Média tonal de 500, 1k e 2k), dificuldade com fala em nível de conversação é uma característica da:

    A) Audição normal.

    B) Perda auditiva de grau leve.

    C) Perda auditiva de grau moderado.

    D) Perda auditiva de grau moderadamente severo.

São parâmetros assistenciais ligados a analise vocal, EXCETO:

    A) Análise Perceptivo-auditiva.

    B) Análise da Função da Produção Vocal.

    C) Análise dos Parâmetros Ocupacionais.

    D) Análise da Dinâmica Pneumofonoarticulatória.

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