Questões de Fonoaudiologia do ano 2020

Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as assertivas abaixo com base no que afirma Ribas (2015) sobre fonoterapia da fala com enfoque fonológico:
I. O trabalho com dificuldades de linguagem oral necessita de ênfase na informação auditiva escrita e, por isso, sugere-se o uso de palavras escritas associadas a figuras trabalhadas em terapia. II. O modelo de terapia que tem como objetivos a conscientização do alvo a ser trabalhado (sons ou combinação de sons) e a articulação adequada destes, viabilizando a estimulação e a produção é chamado, Modelo de Ciclos. III. O modelo de Oposições Múltiplas é fundamentado na abordagem contrastiva e é utilizado com pacientes cuja fala é abundante em homônimos; os alvos tratados são aqueles em que o sistema fonológico da criança não mostra a contrastividade necessária.
Quais estão corretas?

    A) Apenas II.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

As afirmativas abaixo dizem respeito à triagem auditiva neonatal universal (TANU). Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, segundo os ideais Lewis e Chapchap (2014).
( ) No registro das emissões otoacústicas (EOA) por estímulos transientes é possível identificar perdas auditivas > 30 dB. ( ) Deficiências auditivas de origem coclear podem apresentar EOA em algumas bandas de frequência isoladas, o que não pode ser caracterizado como função coclear preservada/normal. ( ) A fase de reteste deve ser realizada para o RN de baixo e alto risco, num período entre 30 e 60 dias. ( ) Crianças maiores de 3 meses de idade, e que permaneceram por este período na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), podem ser imediatamente encaminhadas para avaliação diagnóstica, assim como aquelas com malformação de orelha externa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – F – V.

    B) V – V – F – F.

    C) V – F – V – F.

    D) F – V – V – F.

    E) F – F – V – V.

A sensação de distorção de intensidade, que pode ser definida como um aumento anormal da loudness para sinais em intensidades supralimiares, é denominada de:

    A) Balanceamento binaural.

    B) Adaptação patológica.

    C) Hiperacusia.

    D) Zumbido.

    E) Fenômeno do recrutamento.

São características comuns da avaliação auditiva de um indivíduo com perda condutiva as citadas abaixo, EXCETO:

    A) Teste de Rinne negativo e Weber com lateralização para a orelha pior.

    B) Curvas timpanométricas baixas e ausência do reflexo do músculo do estribo.

    C) Gráfico audiométrico apresentando uma curva ascendente, porém nas otites médias crônicas o perfil da curva pode ser plano.

    D) Índice de reconhecimento de fala sem alteração, sendo normalmente de 100%.

    E) Melhor conservação da audição para sons graves.

Sobre avaliação e terapia fonoaudiológica em casos de fissura labiopalatina, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Entre os distúrbios articulatórios compensatórios característicos da fissura labiopalatina estão golpe de glote, fricativa velar e coarticulação.

    B) Na fricativa faríngea, o som é produzido pela constrição do trato vocal ou por uma constrição provocada pela retração da língua contra a faringe, provocando uma fricção audível.

    C) A utilização de pistas auditivas, visuais e táteis é fundamental no processo terapêutico, uma vez que o maior objetivo é desenvolver a consciência fonológica do indivíduo.

    D) A presença de sincinesias faciais indica insuficiência velofaríngea, na tentativa de realizar um ponto de constrição nasal anterior.

    E) Os mecanismos articulatórios compensatórios anteriorizam a língua, com uso acentuado da ponta, posteriorizando a mandíbula durante a fala e acarretando hipotonia na região laríngea.

A síndrome caracterizada pela deterioração da memória e de pelo menos uma outra função cognitiva que interfere nas atividades de vida diária, podendo ser reversível ou irreversível, é denominada:

    A) Apraxia.

    B) Demência.

    C) Comprometimento Cognitivo Leve (CCL).

    D) Dislexia de superfície.

    E) Epilepsia.

Analise as assertivas abaixo sobre afasias:
I. A Afasia Transcortical Motora é um tipo de afasia fluente, cuja principal característica é o aumento de fala. A compreensão geralmente está alterada. II. As afasias infantis não são classificadas como as dos adultos, sendo apenas divididas em afasias emissivas e receptivas. III. Uma das manifestações das afasias é a parafasia semântica, que é a troca de um vocábulo por outro, estando os dois relacionados semanticamente.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Analise as assertivas abaixo sobre aleitamento materno, de acordo com o Caderno de Atenção Básica 23:
I. A produção do leite logo após o nascimento da criança é controlada principalmente por hormônios, e a “descida do leite”, que costuma ocorrer até o terceiro ou quarto dia pós-parto, ocorre mesmo se a criança não sugar o seio. II. Após a “descida do leite”, inicia-se a fase III da lactogênese, também denominada galactopoiese. Essa fase, que se mantém por toda a lactação, depende principalmente da sucção do bebê e do esvaziamento da mama. III. Como a produção do leite ocorre após a mamada, os intervalos entre uma oferta da mama e outra são importantes, pois nesse momento é que há a liberação da ocitocina.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Existe uma série de abordagens fisiológicas para a terapia vocal, indicadas a partir de evidências científicas, que são utilizadas de acordo com a necessidade de cada patologia. A definição “treinamento estruturado, com foco fonatório para a melhoria do controle da fonte glótica, favorecendo o aumento do tempo máximo de fonação, a estabilidade na emissão e a expansão da extensão vocal, desenvolvido em 4 semanas e com aplicação direcionada para doença de Parkinson” é denominada:

    A) Método de acentuação.

    B) Método Lee Silverman.

    C) Terapia de voz confidencial.

    D) Terapia de ressonância.

    E) Exercícios de função vocal.

No trabalho em Motricidade Orofacial é importante a avaliação detalhada da mastigação. Sobre a avaliação e os aspectos terapêuticos dessa função, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Na avaliação do movimento mandibular, consideram-se adequados os movimentos de abertura inclinados para o lado de trabalho e os de fechamento dirigidos para o lado de não trabalho (lado da trituração).

    B) A mastigação constitui um processo fisiológico e complexo que envolve atividades neuromusculares e digestivas.

    C) A mastigação é o estágio inicial da digestão, pois facilita a deglutição e a ação das enzimas digestivas do estômago, principalmente do pâncreas.

    D) Quando o alimento encontra-se mais triturado, o movimento predominante da mandíbula se dá no plano vertical.

    E) O padrão correto da mastigação deve ser bilateral e alternado, pois possibilita a alternância de trabalho e repouso da musculatura.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...