Questões de Fonoaudiologia do ano 2020

Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São testes qualitativos da audição com uso de diapasão, exceto:

    A) Weber

    B) Metz.

    C) Rinne.

    D) Bing.

    E) Schwabach.

Com base na anatomofisiologia do órgão da audição e do equilíbrio, analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Parte da orelha externa se encontra alojada dentro do osso temporal, sendo constituída pelo pavilhão auricular, pelo meato acústico externo e pela membrana timpânica. ( ) Acadeia ossicular, localizada na orelha interna, é constituída por três ossículos que são considerados os menores ossos do corpo, martelo, bigorna e estribo. ( ) Os canais semicirculares, que fazem parte do labirinto ósseo, possuem função de detecção e orientação da cabeça no espaço.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:

    A) F, V e F.

    B) V, V e F.

    C) F, F e V.

    D) V, F e V.

    E) V, V e V.

Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, a respeito das Afasias.
( ) A afasia transcortical motora tem como principais características: a redução da fala, sendo a linguagem espontânea extremamente reduzida; expressão lenta e breve; repetição boa sendo melhor que a fala espontânea. ( ) São consideradas afasias “Emissivas/Expressivas”: afasia de Broca; afasia transcortical motora; afasia de Wernick. ( ) Na afasia de Broca a compreensão oral está gravemente comprometida; a expressão é marcada por discurso fluente e abundante fala logorréica e jargonofásica.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:

    A) V, F e V.

    B) F, V e V.

    C) V, F e F.

    D) F, F e V.

    E) F, V e F.

Quanto ao desenvolvimento do sistema fonológico, assinale a alternativa CORRETA referente à idade em que a criança adquire os sons mais complexos, produz de forma adequada as palavras mais simples e começa a usar palavras mais longas, estabilizando o sistema fonológico.

    A) Entre três anos e seis meses e cinco anos.

    B) Entre um ano e um ano e seis meses.

    C) Entre um ano e seis meses e quatro anos.

    D) A partir dos nove anos.

    E) Dos quatro aos sete anos.

Associe as duas colunas relacionando algumas das principais alterações encontradas na fala, na leitura e na escrita, à sua definição:

A sequência CORRETA dessa associação é:

    A) 5, 4, 1, 3 e 2.

    B) 2, 4, 1, 5 e 3.

    C) 3, 5, 2, 4 e 1.

    D) 4, 2, 5, 3 e 1.

    E) 2, 4, 5, 1 e 3.

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao procedimento que NÃO faz parte da reabilitação da função vestibular e do equilíbrio corporal realizados pelo fonoaudiólogo:

    A) Manobra de Shaker.

    B) Protocolo de exercício de Herdman.

    C) Manobra de Gans.

    D) Protocolo de exercício para o treinamento de coordenação do equilíbrio.

    E) Utilização de recurso tecnológico de biofeedback e realidade virtual.

Quanto ao tipo, grau e configuração das perdas auditivas, assinale a alternativa CORRETA:

    A) A configuração audiométrica do tipo Ascendente apresenta como característica: piora entre 5 a 10 dB por oitava em direção às frequências altas.

    B) De acordo com Lloyd e Kaplan (1978) as habilidades para ouvir a fala em um indivíduo com perda auditiva de grau moderado apresentam-se como dificuldade com fala fraca ou distante.

    C) A perda auditiva com média tonal (500, 1k e 2k) equivalente à 41 - 55 dB NA, segundo a classificação do grau de perda auditiva de Lloyd e Kaplan (1978), é a de grau moderadamente severo.

    D) Segundo a classificação de JERGER (1972), a curva timpanométrica do Tipo B apresenta timpanograma plano, sem pico para o valor de referência, caracterizada por ausência de mobilidade do sistema tímpano-ossicular.

    E) Segundo Silman e Silverman (1997) na perda auditiva condutiva os limiares de via óssea são maiores que 15 dB NAe os limiares de via aérea maiores que 25 dB NA, com gap aéreo-ósseo maior ou igual a 15 dB.

O termo disfagia refere-se a um sistema relacionado com qualquer alteração no ato de engolir que dificulte ou impeça a ingestão oral segura, eficiente e confortável (Alves, 2003). Assinale a alternativa CORRETA quanto ao tema.

    A) A principal função das vias alternativas de alimentação é permitir ao paciente com problemas de deglutição por via oral que se mantenham em estado de alerta para realização de exercícios e manobras facilitadoras.

    B) As disfagias mecânicas podem ser decorrentes do câncer ou de seu tratamento, traumas, infecções, próteses orais mal adaptadas; já as disfagias neurogênicas estão relacionadas com alterações do sistema nervoso central ou periférico, podendo estar presentes como sequelas de acidente vascular cerebral, doença de Parkinson, traumatismo cranioencefálico, paralisia cerebral, doenças degenerativas, entre outras.

    C) A presença da traqueostomia é frequentemente encontrada nos pacientes com distúrbios da deglutição. Este recurso tem como principal finalidade, permitir ao paciente com disfagia a manutenção do seu estado nutricional.

    D) Alguns dos diversos materiais utilizados na avaliação clínica das disfagias são: luvas, espátulas, lanterna, estetóscopio, seringas de 10, 15 e 20 ml, e espessante de alimentos.

    E) A escolha da consistência principal para iniciar a avaliação clínica da deglutição e, posteriormente, o treino da alimentação por via oral, é preferencialmente a líquida.

Com relação aos conhecimentos fonoaudiológicos em Motricidade Orofacial, assinale a alternativa CORRETA.

    A) O impulso distal é utilizado como facilitador para aumentar a propriocepção e a força muscular através das cadeias musculares faciais, durante exercícios de motricidade oral.

    B) A paralisia facial decorre do comprometimento do 7º par craniano, nervo facial responsável pelos movimentos dos músculos da expressão facial, entre outras funções. Na paralisia facial central, toda a hemiface fica comprometida, sem movimentação ou com movimentação incompleta.

    C) As zonas motoras se relacionam com as terminações nervosas do nervo facial na região da face, e os pontos motores são regiões musculares de intersecção a qual gera uma reação de contração involuntária quando ativada.

    D) Indivíduos respiradores orais tendem a apresentar alterações craniofaciais e dentárias; alterações dos órgãos fonoarticulatórios; alterações corporais; alterações das funções orais.

    E) A função respiratória é um objetivo secundário na reabilitação fonoaudiológica na área da motricidade oral.

Assinale a alternativa que contempla músculos mastigatórios que têm ação na elevação da mandíbula.

    A) Músculo masseter; músculo pterigoideo lateral; músculo pterigoideo medial e músculo temporal.

    B) Músculo masseter; músculo temporal e músculo pterigoideo lateral.

    C) Músculo temporal; músculo masseter e músculo pterigoideo medial.

    D) Músculo temporal; músculo pterigoideo lateral e músculo pterigoideo medial.

    E) Músculo pterigoideo lateral e músculo masseter.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...