Questões de Fonoaudiologia do ano 2020

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O reflexo de sucção aparece ainda em vida intrauterina e sua função é vital para o neonato manter-se alimentado e hidratado. Considerando as estruturas envolvidas na sucção do neonato e suas funções, assinale a alternativa INCORRETA:

    A)

    a língua desempenha várias funções, entre elas a criação de pressão intraoral, extração do líquido e propulsão do líquido para a faringe.



    B)

    a função dos lábios se restringe a, sozinhos, manterem o vedamento adequado à captação do bico ou mamilo.



    C)

    a mandíbula contribui para o alargamento da cavidade oral a partir da pressão negativa intraoral.



    D)

    o palato muscular em contato com o dorso da língua tem a função de realizar o vedamento posterior da cavidade oral.



Em relação ao controle neurológico da deglutição, julgue as afirmações a seguir:
I. A deglutição pode ser disparada por diferentes centros nervosos acima do tronco cerebral. II. Três nervos encefálicos possibilitam o controle sensorial eferente da fase oral da deglutição: o Facial VII, o Hipoglosso XII e o Trigêmeo V. III. O controle motor dos componentes faríngeos da deglutição ocorre por meio dos seguintes pares de nervos encefálicos: Trigêmeo V, Facial XII, Glossofaríngeo VII e Hipoglosso X. IV. Os nervos encefálicos envolvidos na deglutição são: Trigêmeo V, Facial VII, Glossofaríngeo IX, Vago X, Hipoglosso XII e Acessório XI.
Estão CORRETAS as afirmações:

    A) apenas I e IV.

    B) apenas II e III.

    C) apenas I, III e IV.

    D) apenas II, III e IV.

“Qualquer privac?a?o sensorial auditiva podera? acarretar problemas nos processos comunicativos, interferindo no desenvolvimento cognitivo global, no aprendizado e nas relac?o?es interpessoais, podendo, ainda, prejudicar o desenvolvimento escolar e, consequentemente, a atuac?a?o profissional da populac?a?o acometida” (VIEIRA; MACEDO; GOLÇALVES, 2007).
Sobre o tema, qual alternativa indica CORRETAMENTE quais métodos objetivos podem ser utilizados na avaliação audiológica infantil?

    A) audiometria tonal limiar, logoaudiometria e imitanciometria.

    B) audiometria de reforço visual, imitanciometria e emissões otoacústicas evocadas por transiente.

    C) emissões otoacústicas evocadas, imitanciometria e PEATE.

    D) audiometria de reforço visual, PEATE e emissões otoacústicas evocadas por estímulo-frequência.

“A timpanometria e? uma medida objetiva, dina?mica, que avalia a mobilidade do conjunto ti?mpano-ossicular em resposta a graduais variac?o?es de pressa?o no meato acu?stico externo” (ENDO; CURI, 1998). As curvas timpanométricas são sugestivas de diferentes condições de orelha média. As curvas do tipo A, Ar, B e C são associadas, respectivamente, à:

    A) mobilidade normal do sistema tímpano ossicular; baixa mobilidade do sistema tímpano-ossicular; ausência de mobilidade de sistema tímpano-ossicular; pressão de ar de orelha média desviada para pressão negativa.

    B) ausência de mobilidade de sistema tímpano ossicular; pressão de ar de orelha média desviada para pressão negativa; mobilidade normal do sistema tímpano ossicular; baixa mobilidade do sistema tímpano-ossicular.

    C) baixa mobilidade do sistema tímpano-ossicular; mobilidade normal do sistema tímpano ossicular; pressão de ar de orelha média desviada para pressão negativa; ausência de mobilidade de sistema tímpano-ossicular.

    D) pressão de ar de orelha média desviada para pressão negativa; ausência de mobilidade de sistema tímpano-ossicular; mobilidade normal do sistema tímpano ossicular; baixa mobilidade do sistema tímpano-ossicular.

Considerando o sistema de classificação das disfonias de Behlau et al. (2001) assinale a alternativa que corresponde à descrição: alterações vocais causadas pelo uso incorreto da voz, inadaptações vocais e alterações psicogênicas.

    A) disfonia organofuncional.

    B) disfonia psicogênica.

    C) disfonia orgânica.

    D) disfonia funcional.

“A doença de Parkinson (DP) é uma das afecções degenerativas mais frequentes do sistema nervoso central. Suas principais manifestações clínicas envolvem o sistema motor e incluem: tremor de repouso, rigidez muscular, acinesia e alterações posturais. Em fases mais avançadas da DP, pode haver significativo comprometimento da produção da voz e articulação dos sons de maneira a prejudicar a comunicação oral” (DIAS; LIMONGI, 2003). Na Doença de Parkinson, os distúrbios da voz decorrem de três fatores principais, que são eles:

    A)

    monotonia, redução da intensidade e alterações na qualidade.



    B)

    articulação imprecisa, redução da intensidade e alterações na qualidade.



    C)

    restrições na modulação da frequência e intensidade, redução da intensidade e alterações da qualidade.



    D)

    restrições na modulação da frequência e intensidade, elevação da intensidade e alterações da qualidade.



Carlos é professor do ensino infantil há 10 anos. Procurou um(a) fonoaudiólogo(a) com a queixa de que, nos últimos três anos, tem perdido a voz com frequência ou ficado com voz rouca, sentindo fadiga vocal e dificuldade em manter a intensidade, principalmente no final do dia e no decorrer da semana. Considerando a conduta fonoaudiológica frente a queixa de Carlos, são CORRETAS as afirmações:
l. o(a) fonoaudiólogo(a) deve realizar avaliação vocal, iniciar a terapia e realizar orientações pertinentes a rotina de Carlos. II. o(a) fonoaudiólogo(a) deve investigar o uso da voz além do âmbito profissional e os hábitos da rotina de Carlos. III. o(a) fonoaudiólogo(a) deve encaminhá-lo para avaliação otorrinolaringológica. IV. orientar que Carlos solicite remanejamento para outra função, com menor esforço vocal, para que a terapia fonoaudiológica seja eficaz.

    A) apenas I, II e IV.

    B) apenas II e IV.

    C) apenas I, II e III.

    D) apenas I e IV.

A avaliação clínica é uma etapa fundamental no processo de diagnóstico dos distúrbios miofuncionais orofaciais, possibilitando a compreensão das relações entre as condições anatômicas e funcionais do sistema estomatognático, além de permitir estabelecer o raciocínio terapêutico e a necessidade de encaminhamentos, fornecendo, ainda, dados quanto ao prognóstico do caso. Em relação a esse processo avaliativo, foram feitas algumas afirmações. Classifique-as com V para as verdadeiras ou F para as falsas.
( ) Para diagnosticar uma alteração miofuncional orofacial, é preciso examinar os constituintes do sistema estomatognático e as funções orofaciais, identificando não mais que as alterações morfológicas. ( ) Além do exame presencial junto ao paciente, análises mais refinadas ou detalhadas podem ser realizadas por meio de fotos, no que diz respeito às estruturas estáticas, como também por meio de filmagens, para os aspectos dinâmicos. ( ) Assimetrias musculares podem estar relacionadas principalmente à mastigação unilateral crônica, cuja possível etiologia relaciona-se à presença de mordida cruzada posterior, dor nos dentes, falhas dentárias ou contato dentário prematuro. ( ) O frênulo lingual também deve ser avaliado, podendo ser classificado quanto à sua extensão e fixação. O indivíduo com frênulo curto pode apresentar dificuldade na mobilidade de língua, dificultando a lateralidade do bolo alimentar durante a mastigação, bem como na fala, principalmente na produção do fonema /r/.
A sequência CORRETA de classificação de cima para baixo é:

    A) F, V, V, F.

    B) V, V, V, F.

    C) F, V, V, V.

    D) F, F, V, V.

    E) V, F, V, F.

Roberto é fonoaudiólogo e postou, em um grupo de profissionais, a sua indignação quanto aos valores cobrados por colegas para atendimentos realizados na área fonoaudiológica. Esses colegas questionaram se ele os havia denunciado ao órgão responsável. Roberto alegou que não, justificando que esses órgãos nunca faziam nada, só serviam para cobrar, e bem, a mensalidade dos seus inscritos. A conversa continuou nesse grupo, e um integrante resolveu comentar que deveriam ser divulgados os nomes e endereços desses profissionais que estivessem cobrando os valores referidos.

O conselho de Fonoaudiologia tem o seu código de ética, e este regulamenta os direitos e os deveres, além de estabelecer as infrações dos fonoaudiólogos inscritos nos conselhos de Fonoaudiologia. No relato acima, quais infrações podem ser observadas?

I - Estabelecer ou aceitar honorários a preço vil ou incompatível com a atividade realizada.

II - Praticar concorrência desleal.

III - Emitir comentários difamatórios, caluniosos, preconceituosos, jocosos, depreciativos ou ofensivos, em desfavor de fonoaudiólogos, de clientes, do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia e demais órgãos da categoria, bem como os expor a situações vexatórias e constrangedoras.

IV - Divulgar nome, endereço ou qualquer outra informação que identifique ou caracterize o cliente.

V - Publicar, nas redes sociais ou nos demais meios de comunicação, artigos de conteúdo depreciativo acerca da profissão, de colegas, de clientes, de contratantes, dos órgãos representativos da classe e de seus representantes.

    A) II, III e IV, apenas.

    B) III, IV e V, apenas.

    C) I, IV e V, apenas.

    D) I, III e V, apenas.

    E) I, II e III, apenas.

Dificuldades alimentares na infância são extremamente comuns. Estudos realizados em diferentes regiões do mundo mostram que a queixa de não comer está entre as principais situações, não apenas nos consultórios de pediatras como também na clínica de especialistas, como gastroenterologistas e fonoaudiólogos. O modo como uma mãe comunica com seu filho no momento de alimentá-lo, e a reação a cada mensagem que ele emitirá, fará a diferença no desenvolvimento da alimentação dessa criança. Para ofertar uma efetiva terapia, o fonoaudiólogo deve ter conhecimento sobre refeição e sobre a sua relação com aspectos físicos, sensoriais, de aprendizado e de comunicação. Para uma comunicação acontecer, é necessário sintonia entre os pares. Em um momento de refeição de uma criança, quando lhe é ofertado o alimento e ela chora, empurra a colher ou joga o alimento no chão, o que essa criança está querendo dizer?


I - “Doi quando eu como...” – provavelmente algumas crianças podem recusar alimentos muito específicos porque não se sentem bem fisicamente.

II - “Eu não consigo comer isso...” – isso pode ser devido a alguma alteração na motricidade orofacial.

III - Eu me sinto desconfortável com esse tipo de alimento...” – dificuldades sensoriais impactam a alimentação quando, por exemplo, a criança não processa a textura.

IV - Eu tenho medo de comer...” – nenhuma memória de desconforto vivenciada durante o ato de comer pode gerar mudança no comportamento como ansiedade e aversão àquela situação.

V - Eu não quero assim. Eu quero comer do meu jeito...” – a criança é aversa à imitação, prefere o seu jeito personalizado de ser.


Analisando a queixa da criança e a sua provável associação, podemos afirmar que estão CORRETAS as assertivas:

    A) II, III, IV, apenas.

    B) III, IV, V, apenas.

    C) I, V, V, apenas.

    D) I, II e III, apenas.

    E) I, III, V, apenas.

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