Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
a língua desempenha várias funções, entre elas a criação de pressão intraoral, extração do líquido e propulsão do líquido para a faringe.
a função dos lábios se restringe a, sozinhos, manterem o vedamento adequado à captação do bico ou mamilo.
a mandíbula contribui para o alargamento da cavidade oral a partir da pressão negativa intraoral.
o palato muscular em contato com o dorso da língua tem a função de realizar o vedamento posterior da cavidade oral.
monotonia, redução da intensidade e alterações na qualidade.
articulação imprecisa, redução da intensidade e alterações na qualidade.
restrições na modulação da frequência e intensidade, redução da intensidade e alterações da qualidade.
restrições na modulação da frequência e intensidade, elevação da intensidade e alterações da qualidade.
Roberto é fonoaudiólogo e postou, em um grupo de profissionais, a sua indignação quanto aos valores cobrados por colegas para atendimentos realizados na área fonoaudiológica. Esses colegas questionaram se ele os havia denunciado ao órgão responsável. Roberto alegou que não, justificando que esses órgãos nunca faziam nada, só serviam para cobrar, e bem, a mensalidade dos seus inscritos. A conversa continuou nesse grupo, e um integrante resolveu comentar que deveriam ser divulgados os nomes e endereços desses profissionais que estivessem cobrando os valores referidos.
O conselho de Fonoaudiologia tem o seu código de ética, e este regulamenta os direitos e os deveres, além de estabelecer as infrações dos fonoaudiólogos inscritos nos conselhos de Fonoaudiologia. No relato acima, quais infrações podem ser observadas?
I - Estabelecer ou aceitar honorários a preço vil ou incompatível com a atividade realizada.
II - Praticar concorrência desleal.
III - Emitir comentários difamatórios, caluniosos, preconceituosos, jocosos, depreciativos ou ofensivos, em desfavor de fonoaudiólogos, de clientes, do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia e demais órgãos da categoria, bem como os expor a situações vexatórias e constrangedoras.
IV - Divulgar nome, endereço ou qualquer outra informação que identifique ou caracterize o cliente.
V - Publicar, nas redes sociais ou nos demais meios de comunicação, artigos de conteúdo depreciativo acerca da profissão, de colegas, de clientes, de contratantes, dos órgãos representativos da classe e de seus representantes.
Dificuldades alimentares na infância são extremamente comuns. Estudos realizados em diferentes regiões do mundo mostram que a queixa de não comer está entre as principais situações, não apenas nos consultórios de pediatras como também na clínica de especialistas, como gastroenterologistas e fonoaudiólogos. O modo como uma mãe comunica com seu filho no momento de alimentá-lo, e a reação a cada mensagem que ele emitirá, fará a diferença no desenvolvimento da alimentação dessa criança. Para ofertar uma efetiva terapia, o fonoaudiólogo deve ter conhecimento sobre refeição e sobre a sua relação com aspectos físicos, sensoriais, de aprendizado e de comunicação. Para uma comunicação acontecer, é necessário sintonia entre os pares. Em um momento de refeição de uma criança, quando lhe é ofertado o alimento e ela chora, empurra a colher ou joga o alimento no chão, o que essa criança está querendo dizer?
I - Doi quando eu como... provavelmente algumas crianças podem recusar alimentos muito específicos porque não se sentem bem fisicamente.
II - Eu não consigo comer isso... isso pode ser devido a alguma alteração na motricidade orofacial.
III - Eu me sinto desconfortável com esse tipo de alimento... dificuldades sensoriais impactam a alimentação quando, por exemplo, a criança não processa a textura.
IV - Eu tenho medo de comer... nenhuma memória de desconforto vivenciada durante o ato de comer pode gerar mudança no comportamento como ansiedade e aversão àquela situação.
V - Eu não quero assim. Eu quero comer do meu jeito... a criança é aversa à imitação, prefere o seu jeito personalizado de ser.
Analisando a queixa da criança e a sua provável associação, podemos afirmar que estão CORRETAS as assertivas:
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