Questões de Fonoaudiologia do ano 2020

Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Depois de realizar várias anamneses, um fonoaudiólogo observou que a maioria dos seus pacientes encaminhados por dentistas apresentava as seguintes queixas:


- cansaço ou dor muscular ao mastigar;

- dores de cabeça com frequência;

- dor na nuca ou torcicolo;

- dores de ouvido ou na região próxima a ele;

- ruídos na região das articulações temporomandibulares (ATM) ao mastigar ou abrir a boca.


Diante disso, o profissional elaborou alguns planos de ação terapêutica para esses clientes. Nessa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. O plano deve incluir massagens miorrelaxantes nos músculos levantadores da mandíbula e exercícios de abertura e fechamento de boca com guia de língua.

PORQUE

II. Os sintomas relatados são característicos de quadros de disfunção temporomandibular (DTM) e envolvem a hiperfunção dos músculos levantadores da mandíbula (masseteres, pterigoídeos mediais e temporais). Nesses casos, a lubrificação das ATM é importante, porém ela deve ser feita sob o maior controle possível, para evitar o deslocamento do disco articular.


A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

    A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

    B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

    C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

    D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

    E) As asserções I e II são proposições falsas.

Pedro Henrique tem 13 anos e mudou-se com sua família para Brasília há um ano, em busca de tratamento cirúrgico para fissura pós-forame incisivo incompleta, visto que, em sua cidade, não havia recursos para tratá-lo. Recentemente, Pedro realizou correção cirúrgica e foi encaminhado pela equipe de cirurgia plástica ao ambulatório de fonoaudiologia. Na avaliação fonoaudiológica de Pedro, foi observada presença de fricativa posterior e de plosiva faríngea, caracterizando uma articulação compensatória. É interessante observar que Pedro, até os 12 anos, não fez nenhum tipo de tratamento cirúrgico ou de reabilitação para sua malformação, porque nasceu em uma cidade pequena e sem recursos. De acordo com esse caso, o princípio do Sistema Único de Saúde que não foi garantido a Pedro é o da

    A) descentralização.

    B) universalidade.

    C) igualdade.

    D) integralidade.

    E) hierarquização.

Uma criança de 5 anos e 6 meses, do sexo feminino, que faz uso de mamadeira e se alimenta preferencialmente de comidas mais macias, apresenta alteração nas funções estomatognáticas. Durante avaliação fonoaudiológica, pôdese observar hipotonia muscular, alteração de postura na musculatura orofacial e mordida aberta anterior. Em relação ao caso, o provável diagnóstico é

    A) distúrbio oral miofuncional e deglutição atípica.

    B) disturbio da articulação temporomandibular.

    C) distúrbio miofuncional orofacial e deglutição normal.

    D) distúrbio miofuncional orofacial e disfagia.

    E) distúrbio miofuncional orofacial e deglutição adaptada.

A audição é o primeiro dos sentidos a apresentar perdas funcionais detectadas objetivamente. Embora a perda auditiva instale-se de maneira lenta, seu impacto na vida do indivíduo idoso é considerável, já que nessa época o somatório de problemas de saúde confere novas dimensões às perdas auditivas. Considerando essas informações, avalie as assertivas a seguir.


I - A diminuição da audição nos idosos deve-se a fatores tóxicos, metabólicos, mecânicos, neurais, vasculares, ambientais. Tanto a transmissão do material sonoro até o órgão sensorial quanto sua percepção e decodificação encontram-se comprometidas com o passar do tempo.

II - A acuidade auditiva declina mais em homens do que em mulheres, predominando as perdas nas frequências agudas, gerando um leve declínio da inteligibilidade de fala em ambientes com condições sonoras ideais.

III - O zumbido é queixa frequente entre idosos, ou seja, de 3% na segunda década de vida e de 10% na sexta. Sendo que sons altos e vozes de grande intensidade são pouco tolerados.

IV - O nível sonoro expresso em decibéis é percebido como pressão no aparelho auditivo. Acima de 100 decibéis, nossos ouvidos começam a estar em situação de risco. Aos 120 decibéis, encontram-se em perigo e, aos 150 decibéis, reagem com dor.


É CORRETO o que se afirma em:

    A) I e III, apenas.

    B) II e III, apenas.

    C) III e IV, apenas.

    D) IV e I, apenas.

    E) II e IV, apenas.

O envelhecimento é um conglomerado complexo de eventos biológicos que mudam a estrutura e função de diversas partes do corpo. As assertivas abaixo estão relacionadas à voz senil e às principais alterações vocais encontradas.


I - Calcificação e ossificação gradual das cartilagens.

II - Atrofia dos músculos laríngeos intrínsecos.

III - Aumento da frequência fundamental nos homens e redução nas mulheres.

IV - Aumento nos tempos máximos de fonação.

V - Aumento do grau de nasalidade e redução na intensidade de fala.

VI - Menor tessitura vocal.


Podemos afirmar que estão CORRETAS:

    A) I, II e III, apenas.

    B) III, V e VI, apenas.

    C) II, III e IV, apenas.

    D) IV, V e VI, apenas.

    E) I, V e VI, apenas.

Flávia, uma fonoaudióloga recém-formada, foi convidada a realizar um trabalho educacional em uma escola particular da sua cidade. Chegando à escola, a coordenadora apresentou-lhe uma demanda de atendimento clínico individualizado, de uma criança que já havia passado por um processo de avaliação e com os seguintes achados: VWC, 8 anos, sexo masculino, estudante da 1.ª série do ensino fundamental. De acordo com a análise fonológica realizada, VWC apresentava os seguintes processos fonológicos: ensurdecimento de plosivas e fricativas, em que o traço comprometido era o [+voz] (/g/ a [k], /b/ a [p], /z/ a [s], /Z/ a [S]); simplificação de líquidas, com ausência do traço [+contínuo] (/P/ a [l]) e simplificação de encontros consonantais (omissão do fonema /P/ em sílabas CCV – consoante-consoante-vogal). De acordo com os preceitos éticos e a legislação vigente, a conduta correta de Flávia deve ser

    A) encaminhar esse paciente para o seu consultório.

    B) encaminhá-lo para a clínica com profissional experiente.

    C) fornecer, no mínimo, três indicações profissionais.

    D) atender o aluno, só que em contraturno na própria escola.

    E) fazer o atendimento domiciliar a esse paciente e família.

Em um dia de trabalho com pacientes especiais e adultos, um fonoaudiólogo resolveu aplicar a seguinte terapia: Com o paciente sentado em uma cadeira e ao lado do terapeuta forma-se uma concha com a mão, flexionam-se ligeiramente as articulações do dedo e traz o polegar para a mão. Coloca a mão sobre os lábios do paciente, seguraos em contato e cuida para que essa mão não atrapalhe a respiração pelo nariz. Faz-se uma pressão sobre os lábios e faces e produz-se um efeito de vácuo. Em seguida, faz-se uma vibração em sentido dorso-cranial. Essas vibrações são intercaladas com pequenas pausas. O terapeuta esperava como reação
I - o aumento da pressão intraoral. II - a diminuição da pressão intraoral. III - a protusão dos lábios. IV - a retração dos lábios. V - o aumento da tensão e do impulso com relaxamento final da língua.
De acordo com o caso acima, estão CORRETAS as assertivas:

    A) I, III e V, apenas.

    B) I, II e III, apenas.

    C) II, III e IV, apenas.

    D) III, IV e V, apenas.

    E) I, IV e V, apenas.

Dos símbolos audiométricos recomendados no registro das respostas obtidas na pesquisa de limiares de audibilidade, ? indica:

    A) Presença de resposta mascarada, por via aérea (fones), em orelha direita.

    B) Presença de resposta mascarada, por via aérea (fones), em orelha esquerda.

    C) Ausência de resposta mascarada, por via aérea (fones), em orelha direita.

    D) Ausência de resposta mascarada, por via aérea (fones), em orelha esquerda.

    E) Ausência de resposta não mascarada, por via aérea (fones), em orelha esquerda.

A perilinfa localiza-se entre o labirinto membranoso e o ósseo com função de:

    A) absorver endolinfa.

    B) projetar cílios para dentro da camada gelatinosa.

    C) determinar a orientação da cabeça.

    D) amortecer as vibrações ósseas.

    E) equilibrar a pressão entre sistema vestibular e sistema nervoso central.

Considere a alternativa que descreve, corretamente, a função do músculo Platisma:

    A) tracionar o lábio inferior e o ângulo bucal, abrindo parcialmente a boca (expressão de espanto). Puxa a pele sobre a clavícula em direção a mandíbula.

    B) comprimir as bochechas contra os dentes, comprime as bochechas distendidas.

    C) tracionar (repuxar, puxar, mover) o lábio superior para cima.

    D) tracionar a orelha para cima e para frente.

    E) elevar a orelha.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...