Questões sobre Fonoaudiologia Educacional

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Carlos é professor do ensino infantil há 10 anos. Procurou um(a) fonoaudiólogo(a) com a queixa de que, nos últimos três anos, tem perdido a voz com frequência ou ficado com voz rouca, sentindo fadiga vocal e dificuldade em manter a intensidade, principalmente no final do dia e no decorrer da semana. Considerando a conduta fonoaudiológica frente a queixa de Carlos, são CORRETAS as afirmações:
l. o(a) fonoaudiólogo(a) deve realizar avaliação vocal, iniciar a terapia e realizar orientações pertinentes a rotina de Carlos. II. o(a) fonoaudiólogo(a) deve investigar o uso da voz além do âmbito profissional e os hábitos da rotina de Carlos. III. o(a) fonoaudiólogo(a) deve encaminhá-lo para avaliação otorrinolaringológica. IV. orientar que Carlos solicite remanejamento para outra função, com menor esforço vocal, para que a terapia fonoaudiológica seja eficaz.

    A) apenas I, II e IV.

    B) apenas II e IV.

    C) apenas I, II e III.

    D) apenas I e IV.

Analise as afirmativas a seguir: I. Em uma instituição escolar ou mesmo em uma organização de saúde, o fonoaudiólogo ocupa-se de fazer um diagnóstico nutricional para elaborar uma dieta que atenda às necessidades das crianças e dos pacientes. Para isso, ele investiga o estado de saúde dos indivíduos, seus hábitos alimentares e seu estilo de vida. A análise de saúde é feita através de medições de peso, altura, quantidade de gordura e massa muscular. II. A comunicação é uma habilidade essencial e está intrínseca ao ser humano. Nós nos comunicamos através da fala, das expressões faciais, dos gestos, do contato visual, da escrita, da digitação e de muitas outras formas. Cabe ao fonoaudiólogo, então, tolher o progresso das crianças, dos jovens e dos adultos na trilha pela comunicação eficiente. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir: I. Quando a terapia fonoaudiológica é realizada com crianças, é muito comum envolver o uso de atividades lúdicas, uma vez que a criança aprende brincando e retém mais informações quando estas são apresentadas de forma direta, através de uma palestra ou mesmo de um texto com linguagem rebuscada. II. O fonoaudiólogo educacional deve compreender que a escola é uma instituição com dinâmica própria e peculiar, responsável pela mediação do processo de construção do conhecimento. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir: I. O ambiente escolar contribuiu para o avanço da Fonoaudiologia educacional e, atualmente, essa é uma área importante e reconhecida da Fonoaudiologia. II. Observa-se que as influências de conceitos de outras ciências estão, cada vez mais, presentes na atuação do fonoaudiólogo. Na área de fonoaudiologia educacional não é diferente. No entanto, estudos e pesquisas acerca dessas áreas tornam-se fundamentais para um exercício profissional eficiente e coerente com a realidade institucional na qual esse profissional pode se deparar. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir: I. Muito embora a linguagem, especialmente, a escrita, seja o foco da sua atuação, o fonoaudiólogo educacional se vê diante de várias situações-problema na escola, que envolvem conhecimentos de outras áreas, como a audição, a linguagem, a motricidade orofacial e a voz. II. O fonoaudiólogo educacional precisa lidar com questões que envolvem, fundamentalmente, aspectos de gestão escolar, pois o seu planejamento de atuação não pode ser desarticulado do projeto político pedagógico da escola. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir: I. A atuação clínica contribuiu para a consolidação da fonoaudiologia. No entanto, o crescimento dessa profissão ultrapassou os limites da clínica. Prova disso é o avanço da Fonoaudiologia educacional. II. A Fonoaudiologia pode proporcionar à criança uma maneira de se comunicar, seja através de exercícios para fortalecimentos da musculatura dos membros inferiores e quadris ou mesmo através de acompanhamento psicoterápico. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir: I. Considera-se de fundamental importância o conhecimento de pressupostos teóricos relacionados ao processo de aprendizagem escolar, articulados aos de desenvolvimento infantil, para a atuação do fonoaudiólogo no ambiente escolar. II. A terapia fonoaudiológica visa a facilitar ou a aprimorar a comunicação das crianças através do tratamento medicamentoso e do acompanhamento neuropsicológico. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir: I. A compreensão da educação e de suas políticas públicas é crucial para o entendimento da dinâmica escolar por parte do profissional de Fonoaudiologia educacional. II. A Fonoaudiologia é uma ciência aplicada e, essencialmente, influenciada por uma diversidade de áreas científicas, ao longo de sua formação e, principalmente, ao longo de seu crescimento. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir: I. Quando é notada alguma dificuldade no aprendizado, na pronúncia das palavras ou qualquer outra dificuldade no desenvolvimento da linguagem da criança, um especialista em fonoaudiologia infantil deve ser procurado. Essa especialidade tem como objetivo avaliar e estudar os métodos de prevenção e de terapia para a resolução de dificuldades no desenvolvimento da comunicação em geral. II. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) desenvolve trabalho compartilhado e colaborativo em pelo menos duas dimensões: clínico-assistencial e técnico-pedagógica. A primeira produz ou incide sobre a ação clínica direta com os usuários; e a segunda produz ação de apoio educativo com e para as equipes. Além disso, o apoio e a atuação do NASF também podem se dar por meio de ações que envolvem coletivos, tais como ações sobre os riscos e vulnerabilidades populacionais ou mesmo em relação ao processo de trabalho coletivo de uma equipe. Essas dimensões podem e devem se misturar em diversos momentos, guiando-se de forma coerente pelo que cada momento, situação ou equipe requer. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Quanto ao desenvolvimento do sistema fonológico, assinale a alternativa CORRETA referente à idade em que a criança adquire os sons mais complexos, produz de forma adequada as palavras mais simples e começa a usar palavras mais longas, estabilizando o sistema fonológico.

    A) Entre três anos e seis meses e cinco anos.

    B) Entre um ano e um ano e seis meses.

    C) Entre um ano e seis meses e quatro anos.

    D) A partir dos nove anos.

    E) Dos quatro aos sete anos.

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