Questões sobre Fonoaudiologia Educacional

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Uma das diretrizes da Política Nacional de Educação Especial (PNEE) é oferecer atendimento educacional especializado e de qualidade, em classes e escolas regulares inclusivas, classes e escolas especializadas ou classes e escolas bilíngues de surdos, a todos que demandarem esse tipo de serviço, para que lhes seja assegurada a inclusão social, cultural, acadêmica e profissional, de forma equitativa e com a possibilidade de aprendizado ao longo da vida.

No que concerne às políticas de inclusão, julgue os itens a seguir. 
Entende-se como primeira língua, no âmbito da PNEE, a língua para instrução, comunicação, interação e ensino.

Uma das diretrizes da Política Nacional de Educação Especial (PNEE) é oferecer atendimento educacional especializado e de qualidade, em classes e escolas regulares inclusivas, classes e escolas especializadas ou classes e escolas bilíngues de surdos, a todos que demandarem esse tipo de serviço, para que lhes seja assegurada a inclusão social, cultural, acadêmica e profissional, de forma equitativa e com a possibilidade de aprendizado ao longo da vida.

No que concerne às políticas de inclusão, julgue os itens a seguir. 
A inclusão de surdos e deficientes auditivos na educação dá-se a partir da adoção da língua brasileira de sinais (Libras) como primeira língua, bem como da língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua para todos que fazem parte dessa população.

Uma das diretrizes da Política Nacional de Educação Especial (PNEE) é oferecer atendimento educacional especializado e de qualidade, em classes e escolas regulares inclusivas, classes e escolas especializadas ou classes e escolas bilíngues de surdos, a todos que demandarem esse tipo de serviço, para que lhes seja assegurada a inclusão social, cultural, acadêmica e profissional, de forma equitativa e com a possibilidade de aprendizado ao longo da vida.

No que concerne às políticas de inclusão, julgue os itens a seguir. 
O público alvo da PNEE são educandos com deficiência, transtornos psiquiátricos e superdotados.

Uma das diretrizes da Política Nacional de Educação Especial (PNEE) é oferecer atendimento educacional especializado e de qualidade, em classes e escolas regulares inclusivas, classes e escolas especializadas ou classes e escolas bilíngues de surdos, a todos que demandarem esse tipo de serviço, para que lhes seja assegurada a inclusão social, cultural, acadêmica e profissional, de forma equitativa e com a possibilidade de aprendizado ao longo da vida.

No que concerne às políticas de inclusão, julgue os itens a seguir. 
O processo de decisão quanto aos serviços e recursos educacionais especializados deve contar com a participação do educando e da família dele.

Uma das diretrizes da Política Nacional de Educação Especial (PNEE) é oferecer atendimento educacional especializado e de qualidade, em classes e escolas regulares inclusivas, classes e escolas especializadas ou classes e escolas bilíngues de surdos, a todos que demandarem esse tipo de serviço, para que lhes seja assegurada a inclusão social, cultural, acadêmica e profissional, de forma equitativa e com a possibilidade de aprendizado ao longo da vida.

No que concerne às políticas de inclusão, julgue os itens a seguir. 
As estruturas de escolas especializadas, escolas regulares inclusivas e escolas bilíngues são adequadas ao público da PNEE e não dependem de formação específica dos profissionais da educação que utilizarão seus recursos.

Uma das diretrizes da Política Nacional de Educação Especial (PNEE) é oferecer atendimento educacional especializado e de qualidade, em classes e escolas regulares inclusivas, classes e escolas especializadas ou classes e escolas bilíngues de surdos, a todos que demandarem esse tipo de serviço, para que lhes seja assegurada a inclusão social, cultural, acadêmica e profissional, de forma equitativa e com a possibilidade de aprendizado ao longo da vida.

No que concerne às políticas de inclusão, julgue os itens a seguir. 
As classes especializadas são organizadas em escolas regulares inclusivas, com acessibilidade estrutural e pedagógica para atendimento das especificidades do público ao qual são destinadas, garantindo a equidade.

Uma das diretrizes da Política Nacional de Educação Especial (PNEE) é oferecer atendimento educacional especializado e de qualidade, em classes e escolas regulares inclusivas, classes e escolas especializadas ou classes e escolas bilíngues de surdos, a todos que demandarem esse tipo de serviço, para que lhes seja assegurada a inclusão social, cultural, acadêmica e profissional, de forma equitativa e com a possibilidade de aprendizado ao longo da vida.

No que concerne às políticas de inclusão, julgue os itens a seguir. 
A PNEE considera planos de desenvolvimento individual e escolar os instrumentos de planejamento e de organização de ações, elaborados pela escola para atender o público-alvo da educação especial.

Uma paciente de 3 anos e 5 meses de idade foi encaminhada para o serviço especializado de neuropediatria por apresentar características autísticas. Após consulta, o neuropediatra a encaminhou para avalição fonoaudiológica para auxílio diagnóstico. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos do processo de avaliação fonoaudiológica, julgue o item a seguir.


Deve-se observar as expressões afetivas da criança (por exemplo: alegria, raiva, tristeza, frustrações etc.) durante o processo avaliativo.

Uma paciente de 3 anos e 5 meses de idade foi encaminhada para o serviço especializado de neuropediatria por apresentar características autísticas. Após consulta, o neuropediatra a encaminhou para avalição fonoaudiológica para auxílio diagnóstico. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos do processo de avaliação fonoaudiológica, julgue o item a seguir.


O processo deve conter avaliação da responsividade social, ou seja, observar se a criança reproduz os gestos iniciados pelo terapeuta.

Uma paciente de 3 anos e 5 meses de idade foi encaminhada para o serviço especializado de neuropediatria por apresentar características autísticas. Após consulta, o neuropediatra a encaminhou para avalição fonoaudiológica para auxílio diagnóstico. 
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos do processo de avaliação fonoaudiológica, julgue o item a seguir.
O processo deve conter avaliação da atenção compartilhada, que diz respeito à forma com a qual a criança faz a manipulação dos brinquedos.

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