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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre as afasias de recepção ou compreensão, de Wernicke, afasias sensoriais ou afasias fluentes, é correto afirmar que os portadores apresentam dificuldade em:
compreender o símbolo das palavras.
organizar as regras convencionais da língua.
usar as regras da língua nas bases fonética e fonológica.
usar as regras da língua nas bases fonética, fonológica, semântica, sintática e morfológica.
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O que diferencia um tratamento com base fonológica de uma abordagem tradicional, enfocando fonemas isolados é que:
a seleção de processos e traços e o fato de a terapia voltar-se a esses alvos, com fundamento em hipóteses sobre a estrutura organizacional do sistema fonológico da criança.
o objetivo dos programas de terapia com base fonética é facilitar o desenvolvimento de um sistema fonológico inteligível, em oposição ao aperfeiçoamento de fonemas isolados, tratados um de cada vez.
a terapia fonético-fonológica deve ser baseada na pressuposição de que a criança tem um desvio fonológico.
o tratamento deve ser planejado para remediar o aprendizado fonético-fonológico.
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A terapia tradicional dos transtornos de fala tem por objetivo treinar a criança para que ela seja capaz de produzir corretamente cada um dos sons que apresentam problemas. A abordagem terapêutica proposta por Hodson e Paden difere da tradicional em:
trabalhar com cada som errado emitido.
"treinar" segmentos fonêmicos em vez de facilitar a emergência de padrões fonológicos.
usar o período em que a criança incorpora por si mesma, de forma gradativa, um padrão em seu sistema, para facilitar a emergência de outros padrões fonéticos.
procurar aproveitar a habilidade das crianças em fazer generalizações e trabalhar apenas o número suficiente de fonemas dentro de um padrão, a fim de estimular essa tendência.
Fonoaudiologia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As habilidades auditivas podem ser avaliadas através de testes comportamentais especiais realizados em cabina acústica. Dentre as habilidades abaixo descritas não é uma habilidade exclusivamente auditiva:
Habilidade em detectar sons.
Habilidade em discriminar sons.
Habilidade em identificar sons não-verbais na presença de outros sons.
Habilidade em selecionar um estímulo e ignorar outro.
Habilidade em identificar sons não-verbais no silêncio (reconhecer) com dois, três, quatro ou mais eventos acústicos que se sucedem.
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Como se tem evidenciado, a apropriação do sistema de escrita é um processo evolutivo, que ocorre de modo progressivo, à medida que a criança tem oportunidade de interagir com a escrita e com pessoas que escrevem. A partir de tal interação, é correto afirmar que a criança:
passa a elaborar hipóteses ou idéias a respeito do que é a escrita, as quais revelam diferentes graus de conhecimento por ela constituídos e organizados.
aprende a escrever de imediato e que os "erros" nem sempre são inerentes ao processo.
nas etapas iniciais dessa longa caminhada, consegue compreender as relações entre a oralidade e a escrita.
a partir do momento em que a segmentação silábica é alcançada, a criança direciona sua atenção para os componentes surdos das palavras.
Fonoaudiologia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre a participação do fonoaudiólogo no tratamento das alterações auditivas na infância é incorreto afirmar:
A avaliação audiológica deve ser realizada somente após o tratamento medicamentoso.
É função do fonoaudiólogo a avaliação e o treinamento no nível do processamento auditivo normal.
O fonoaudiólogo atua na orientação de pais e educadores quanto ao controle dos fatores de risco e adequação das condições físicas e ambientais às necessidades da criança.
O fonoaudiólogo deve orientar os educadores no sentido de localização do aluno em sala de aula, favorecendo a visão do professor e a manutenção da atenção.
O fonoaudiólogo deve atuar como membro da equipe educacional e participar do planejamento pedagógico orientando sobre atividades que favoreçam o desenvolvimento das habilidades prejudicadas pela doença auditiva.
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As alterações de escrita decorrentes das chamadas trocas surda/sonoras, em geral, estão relacionadas:
à metodologia utilizada no aprendizado da leitura e escrita.
ao conhecimento sobre as possibilidades de construção de sílabas.
aos processos de percepção e produção de fala.
à compreensão do que é linguagem.
Fonoaudiologia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A versão 2000 do JCIH (Joint Committee on Infant Hearing) sugere a adoção dos seguintes indicadores de risco para perda auditiva na fase neonatal (do nascimento aos 28 dias de vida). Assinale a alternativa incorreta:
Toda doença ou condição que requeira admissão em UTI por período igual ou maior a 56 horas.
Sinais sugestivos de síndrome conhecida associada à perda auditiva sensorioneural ou condutiva.
História familiar de perda auditiva.
Anomalias craniofaciais, incluindo aquelas com alterações morfológicas de pavilhão auditivo e meato acústico externo.
Infecções intra-útero tais como citomegalovírus, herpes, toxoplasmose ou rubéola.
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Na proteção específica à saúde fonoaudiológica, é correto afirmar que:
os programas educacionais de caráter público tanto quanto o de caráter específico, são aqueles direcionados a população em geral.
os programas públicos se direcionam à educação da comunidade para um conhecimento restrito sobre saúde fonoaudiológica.
atualmente, o melhor para o controle dos distúrbios da comunicação está na ênfase aos programas educacionais.
não se deve envolver a mídia nas estratégias educacionais da população, pela dificuldade em dar continuidade a esses programas.
Fonoaudiologia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa incorreta no que diz respeito à exposição aos ruídos e seus riscos para a audição:
A alteração temporária do limiar consiste na redução do limiar audiométrico logo após a exposição ao ruído, e tende a voltar ao normal após, no máximo, 14 horas depois do fim da exposição.
O trauma acústico é definido como um problema auditivo permanente, causado por um longo tempo de exposição a níveis sonoros elevados.
A exposição contínua a elevados níveis de ruído pode ocasionar lesões nas células da cóclea, acarretando uma perda auditiva irreversível e progressiva, caso o indivíduo permaneça exposto ao ruído por longos períodos.
A Pair (perda auditiva induzida por ruído) é uma perda sensório-neural, que acomete inicialmente a faixa de freqüências entre 3 e 6kHz.
O risco de Pair aumenta muito quando a média da exposição está acima de 85dB em oito horas de trabalho.
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