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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Com relação às habilidades envolvidas na interpretação do som ouvido, que constituem o Processamento Auditivo, é correto afirmar que:
a associação está relacionada às habilidades de integração de informações auditivas com informações de outras modalidades sensoriais.
problemas na organização de saída podem ser identificados por linguagem expressiva pobre, articulação imprecisa, disgrafia e disortografia.
o déficit de discriminação causa a dificuldade em aplicar as regras da língua à informação auditiva de entrada.
a associação se processa no nível das áreas corticais terciárias e do Corpo Caloso.
Fonoaudiologia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
É resultante da falta de fusão dos processos palatinos entre si e com o septo nasal a fissura:
pré-forame.
transforame incisivo.
pós-forame.
submucosa.
submucosa oculta.
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Quando há conflito na integração entre as informações vestibulares, visuais e proprioceptivas, aparecem sintomas e sinais de alteração do equilíbrio corporal. Nesse contexto, é correto afirmar que:
não há semelhança entre a tontura presente nas vestibulopatias periféricas e a presente nas vestibulopatias centrais.
nas síndromes vestibulares periféricas, a tontura pode estar acompanhada de fraqueza, incoordenação de movimentos, distúrbios de motricidade e de sensibilidade.
as manifestações clínicas de uma mesma vestibulopatia podem variar em cada indivíduo, de acordo a personalidade, com o estilo de vida, com a idade e com a resposta aos efeitos.
na labirintopatia, a tontura pode estar acompanhada de fraqueza, incoordenação de movimentos, distúrbios de motricidade e de sensibilidade.
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Analise as proposições a seguir:
1. O avanço da idade produz mudanças fisiológicas que podem alterar a voz. O processo de envelhecimento vocal é conhecido como Presbiafonia.
2. A boca, a garganta e o nariz funcionam como caixas acústicas e são chamados de cavidades de ressonância.
3. As disfonias funcionais podem ser ocasionadas por uso incorreto da voz, por inadaptações vocais ou por alterações psicogênicas.
Está (ão) correta (s):
1, apenas.
2, apenas..
1, 2, 3.
2 e 3, apenas..
1 e 2, apenas..
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Com relação à reabilitação do Deficiente Auditivo, sabe-se que:
uma estratégia utilizada é proporcionar comunicação com desconhecidos e em ambientes estranhos, para que seja mais estimulada a produção da fala e para que ele tenha segurança em qualquer situação.
antes de buscar os pais como auxílio é preciso saber se estes têm competência para ensinar lições.
a primeira habilidade a ser desenvolvida é a discriminação auditiva, já que ela prepara para a percepção das pequenas diferenças acústicas do mundo sonoro.
o Método Aurioral não tem como objetivo o desenvolvimento dos aspectos supra-segmentais da fala, pois estes estão relacionados à qualidade vocal, o que não é preponderante ao Deficiente Auditivo.
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São disfonias representadas por lesões de laringe, nas quais o comportamento vocal tem maior ou menor envolvimento na gênese da alteração:
Disfonias Organofuncionais.
Disfonias Orgânicas congênitas
Disfonias Orgânicas Endocrinológicas.
Disfonias Orgânicas Psiquiátricas.
Disfonias Orgânicas por Câncer de Cabeça e Pescoço
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Para melhorar seu desempenho, o ideal é que o Deficiente Auditivo faça uso de Aparelho de Amplificação Sonora Individual. Sobre este fato, é certo afirmar que:
é possível optar entre utilização de AASI ou de Implante Coclear, pois ambos têm o mesmo sistema de funcionamento e, portanto, terão a mesma aplicação.
na presença de um ruído, é possível aos AASI digitais regular a amplificação das freqüências, reduzindo aquelas nas quais o ruído se encontra.
na fase de adaptação, não se pode dar atenção à vontade da criança e, no caso de ela retirar o AASI, este deve ser recolocado imediatamente.
dentre as características eletroacústicas dos AASI, há o ganho, que é a quantidade de amplificação fornecida e que é baseado no nível de desconforto do paciente.
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A higiene vocal é o cuidado para manter a qualidade da voz e conservar a saúde das estruturas que a produzem. São dicas básicas de higiene vocal infantil todas as abaixo, exceto:
Fale sempre articulando bem. Com a boca fechada o som sairá abafado.
Procure falar de forma suave para não ficar cansado.
Se precisar falar baixo sussurre para diminuir o volume da voz.
Fale pouco quando sentir que sua voz não está boa.
Procure beber água sempre que sentir um pouco de sede ou quando estiver falando muito.
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Em relação à gagueira, analise as proposições a seguir:
1. A fluência refere-se ao fluxo contínuo e suave de produção da fala.
2. A gagueira pode ser definida pelas rupturas involuntárias do fluxo da fala.
3. São características da gagueira: repetições de sons e de sílabas, prolongamento de sons, bloqueios, pausas extensas e intrusões nas palavras.
4. A gagueira neurogênica ocorre em decorrência de um dano cerebral de origem vascular ou traumática, e acomete falantes já disfluentes.
Está (ão) correta (s):
1, apenas.
2 e 3, apenas.
1, 2 e 3, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
1 e 4, apenas.
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Assinale a alternativa incorreta:
Quando o bebê faz a pega correta no peito materno, a língua fica entre os roletes gengivais e anteriorizada
Durante a pega no peito, a articulação temporomandibular apresenta uma pequena rotação do côndilo dentro da cavidade articular e um discreto movimento de translação que pode ser considerado desprezível.
O movimento de protrusão mandibular, durante a ordenha no peito, é o principal responsável pelo crescimento da mandíbula.
Durante o abaixamento da mandíbula, o mamilo permanece em contato com o palato duro por ação exclusiva da musculatura da língua.
A língua só sai da sua posição na região anterior, entre a mandíbula e o peito, durante os movimentos de protrusão mandibular.
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