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A técnica do /b/ prolongado promove:
Os mecanismos de mudança da freqüência da voz dependem diretamente da:
Analise as proposições abaixo em relação a tipos de voz.
1) Voz rouca - é a mais comum das alterações vocais. É uma qualidade vocal do tipo ruidoso.
2) Voz soprosa - caracteriza-se por uma emissão rude e desagradável, com grande esforço na fonação.
3) Voz comprimida - é uma voz tensa e desagradável, caracterizada por vibração restrita da mucosa das pregas vocais e contração exagerada do vestíbulo laríngeo.
4) Voz bitonal - apresenta emissão de ar não sonorizado, representado por um ruído audível à fonação.
5) Voz áspera - é uma voz com qualidade vocal, altura e intensidade diversas.
A seqüência correta é:
Analise as proposições abaixo em relação ao uso de sons facilitadores na terapia vocal.
1) Sons nasais: suavizam a emissão e dissipam energia sonora no trato vocal.
2) Sons fricativos: direcionam o fluxo aéreo para o ambiente e aumentam o tempo máximo de fonação sem esforço.
3) Sons vibrantes: mobilizam a mucosa e reduzem o esforço fonatório.
4) Sons plosivos: produzem grande contratação do músculo tiroaritenóideo e relaxa o músculo cricotireóideo.
5) Sons hiperagudos: produzem clareza na emissão e promovem a coaptação das pregas vocais.
6) Som basal: produzem relaxamento do músculo tiroaritenóideo e contratação do músculo cricotireóideo.
A seqüência correta é:
Em relação aos fatores que determinam o desenvolvimento da comunicação infantil, analise as proposições abaixo.
1) A criança não necessita ter uma intenção ou um motivo para se comunicar.
2) Não há necessidade de se ter um conteúdo para comunicar.
3) Há necessidade de uma situação ou contexto.
4) A criança necessita ter capacidades cognitivas para atuar sobre o mundo e compreendê-lo.
Estão corretas apenas:
Em relação ao desenvolvimento da comunicação prélingüística da criança, pode-se afirmar que os comportamentos estão caracterizados por:
Os pais, no tocante às atitudes para facilitar o desenvolvimento da linguagem da criança, devem:
Relacione os tipos de afasia, com as suas respectivas manifestações clínicas.
1) Estereotipias
2) Agramatismos
3) Parafasia semântica
4) Neologismos
( ) Seqüências fonêmicas ou grafêmicas que não existem, mas assemelham-se às palavras da língua, não sendo, portanto, compreendidas pelos interlocutores.
( ) Alterações na estrutura sintáxica, caracterizada pela omissão de elementos gramaticais.
( ) Repetições perseverativas e involuntárias de um determinado comportamento.
( ) Troca de um vocabulário por outro, estando os dois relacionados semanticamente.
A seqüência correta é:
A afasia transcortical mista caracteriza-se:
Em relação ao autismo e a psicoses infantis, a ecolalia tem-se caracterizado como um quadro freqüente. Relacione os tipos de ecolalia a suas características.
1) Ecolalia tardia
2) Ecolalia imediata
3) Ecolalia mitigada
( ) Repetições ocorrem após um lapso de tempo da emissão modelo.
( ) Repetições ocorrem com modificação da emissão original, no sentido de torná-la mais adequada à comunicação.
( ) Repetições ocorrem imediatamente depois da emissão modelo.
A seqüência correta é:
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