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A mastigação é um processo do sistema estomatognático, que pode ser dividido didaticamente em três fases: incisão, trituração, pulverização. Quanto aos movimentos mandibulares, pode-se considerar que os músculos:
temporal, masseter, pterigóide medial, pterigóide lateral são levantadores da mandíbula;
pterigóide lateral, supra-hióideos (especialmente ventre posterior do digástrico, gênio-hióideo e milohióideo) são depressores da mandíbula;
supra-hióideos estabilizam a posição do osso hióide, tornando-o fixo para a efetivação do movimento de abertura de boca;
pterigóideos laterais em conjunto com os mediais e feixes anteriores dos temporais são responsáveis pela protrusão da mandíbula;
pterigóideos laterais, em contração bilateral, são responsáveis pela lateralidade mandibular.
A mandíbula liga-se à base do crânio por meio da articulação têmporo-mandibular (ATM). Dentre os componentes da ATM, NÃO se inclui:
a cavidade condilar (osso temporal);
a eminência articular do osso temporal;
o disco articular;
o processo coronóide;
o côndilo mandibular.
Com relação à anatomia do lobo frontal, pode-se afirmar que o conjunto das áreas opercular e triangular é representativo da área:
de Broca:
8 de Brodman;
de Langman;
de Exner;
4 de Brodman.
A Psicologia Cognitiva estuda os processos cognitivos envolvidos na leitura e na escrita. Baseados na teoria de desenvolvimento intelectual de Piaget, muitos autores descrevem o desenvolvimento da leitura e da escrita em estágios, na seguinte seqüência:
adivinhação lingüística | aproximação visual | decodificação seqüencial | decodificação hierárquica;
aproximação visual | adivinhação lingüística | decodificação hierárquica | decodificação seqüencial;
decodificação seqüencial | decodificação hierárquica | adivinhação lingüística | aproximação visual;
decodificação hierárquica | aproximação visual | decodificação seqüencial | adivinhação lingüística;
aproximação visual | decodificação hierárquica | adivinhação lingüística | decodificação seqüencial.
Uma professora, portadora de nódulos vocais, apresentando voz rouco-soprosa, redução de freqüência e de intensidade, além de fadiga vocal, procura tratamento fonoaudiológico. Se o terapeuta propõe exercícios para modificar a coaptação glótica e o grau de compressão medial, ele está optando por uma terapia:
psicológica;
etiológica;
sintomática;
fisiológica;
eclética.
Segundo Behlau e Pontes (1993), os exercícios de mudança de posição de cabeça constituem uma técnica de:
favorecimento de coaptação das pregas vocais;
sons de apoio;
ação direta no aparelho fonador;
utilização de fala encadeada;
ação indireta no aparelho fonador.
Dentre as metodologias de oralização da criança surda, o método criado por Guy Perdoncini, na década de 60, foi o:
verbotonal;
audiofonatório;
acupédico;
aural;
multissensorial.
Prizant e Wetherby (1990) esboçaram um esquema descritivo da integração entre o desenvolvimento de comunicação e de linguagem e o desenvolvimento sócio-emocional, durante os 4 primeiros anos de vida da criança.O desenvolvimento sócio-emocional que envolve a consolidação das relações de apego e o estabelecimento de representações internas de relações e interações ocorre:
no primeiro ano de vida;
no segundo ano de vida;
no terceiro ano de vida;
no quarto ano de vida;
entre dois e quatro anos.
Durante décadas, as pesquisas se direcionavam para a busca da causa da gagueira. A Teoria da Hiperatividade Muscular foi proposta por:
Johnson;
Van Ripper:
Sheehan;
Starkweather;
Gregory.
Quando um paciente é capaz de escrever palavras soletradas e palavras sem sentido, mas pronunciáveis, porém não consegue escrever palavras ditadas de forma irregular, ele é portador de agrafia:
fonológica;
fonética;
léxica;
profunda;
hipercinética.
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