Questões sobre Geral

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Um recém-nascido nasceu com 33 semanas, pesando 1.400 Kg e teve o Apgar no 1º minuto – 4 e, no 5º minuto, – 5, necessitando de ventilação. Em relação à conceituação da idade gestacional, do peso da criança ao nascer e do grau de hipóxia, pode-se chegar às seguintes classficações:

  • A. Rn a termo, baixo peso, anoxiado grave.
  • B. Rn pós-termo, baixo peso, anoxiado moderado.
  • C. Rn pré-termo, de muito baixo peso, anoxiado grave.
  • D. Rn pós-termo, de muito baixo peso, anoxiado moderado.
  • E. Rn pré-termo, de muito baixo peso, anoxiado moderado.

A sucção não-nutritiva:

  • A. possibilita a transição para a alimentação por via oral, mais rápido e mais facilmente.
  • B. retarda o crescimento do recem-nascido.
  • C. deixa o tempo de digestão mais lento.
  • D. provoca, no início, um descontrole no ciclo sonovigília.
  • E. diminui a oxigenação durante e após as mamadas.

A reabilitação baseada na comunidade, em consonância com o Sistema Único de Saúde:

  • A. é implantada pela iniciativa da comunidade, através de organizações não-governamentais, em áreas desassistidas pelo poder público.
  • B. transforma os membros da família em auxiliares de reabilitação, profissionalizando-os através de cursos de curta duração, oferecidos pelas Secretarias de Saúde.
  • C. é indicada para portadores com dificuldade de locomoção ou fora de possibilidades terapêuticas, visando a garantia de um trabalho humanizado.
  • D. insere-se nas unidades básicas do Programa de Saúde da Família, com a lotação de profissionais de reabilitação, garantindo uma atenção básica.
  • E. constitui um conjunto de ações de urgência, visando a remoção do paciente para o hospital.

A assistência domiciliar consiste:

1) numa proposta para desafogar as assistências ambulatorial e hospitalar, priorizando os pacientes com impossibilidades terapêuticas.

2) numa proposta de assistência pré-hospitalar, garantindo atendimento de urgência, através de ambulâncias com socorristas.

3) numa assistência oferecida por profissional de saúde, com formação de primeiros socorros, paraassistir pacientes com risco iminente de morte ou seqüela.

4) numa proposta que envolve profissionais de nível médio e participação da família, como cuidadores de pacientes crônicos, visando um trabalho humanizado.

Estão corretas apenas:

  • A. 2 e 4
  • B. 2 e 3
  • C. 1 e 3
  • D. 1 e 4
  • E. 1 e 2

Na área de Fonoaudiologia, têm indicação para assistência domiciliar os portadores de:

  • A. deficiência auditiva.
  • B. afasia e disfagia.
  • C. laringectomia.
  • D. distúrbio de leitura e escrita.
  • E. gagueira.

Na área específica de Fonoaudiologia, a Reabilitação Baseada na Comunidade:

  • A. consiste em ações de promoção, proteção e recuperação do paciente, no âmbito do domicílio com a participação exclusiva do fonoaudiólogo.
  • B. envolve a família e os agentes comunitários de saúde, como auxiliares do terapeuta na aplicação de técnicas de reabilitação com supervisão indireta.
  • C. permite que os cuidadores possam aplicar técnicas de reabilitação sem que ofereça riscos de vida, utilizando, com a supervisão do fonoaudiólogo, recursos disponíveis na vida diária.
  • D. possibilita que a família atue como facilitador do processo terapêutico, elevando a auto-estima do paciente e intervindo na sua recuperação, com aplicação de técnicas de diversos níveis de complexidade.
  • E.

    garante que agentes comunitários de saúde atuem como monitores do trabalho executado, verifiquem o impacto da intervenção, pela avaliação de cada caso assistido pelos familiares.

Ingram (1964) dividiu os leitores disléxicos em:

  • A.

    audioespaciais e visuofonéticos;

  • B.

    audioespaciais e visuoespaciais;

  • C.

    audiofonéticos e visuoespaciais;

  • D.

    audiofonéticos e visuofonéticos;

  • E.

    espaçovisuais e audioespaciais.

Segundo Pereira e Cavadas (1998), muitas manifestações podem ocorrer em crianças e adolescentes que têm alteração do processamento auditivo, dentre elas pode-se encontrar:

  • A.

    a dificuldade de compreender em ambiente ruidoso;

  • B.

    a facilidade de compreender o que lêem;

  • C.

    o zumbido;

  • D.

    um possível problema de fala, envolvendo predominantemente os fonemas /p/, /b/, /t/ e /d/;

  • E.

    o desempenho escolar ruim, independente da posição do aluno em sala de aula, do tamanho da sala, do ruído ambiental e da intensidade e clareza da voz do professor.

O campo dinâmico da voz, CDV, é definido como o campo de variações possível ao indivíduo em questão. Na pesquisa do CDV, o seguinte teste é básico:

  • A.

    tempo máximo de fonação;

  • B.

    análise eletroacústica dos fenômenos vocais;

  • C.

    relação s/z;

  • D.

    sons de apoio;

  • E.

    variação de controle glótico: sussurrada, soprosa , fluida, neutra, comprimida.

A desordem no processamento auditivo central (PAC) é um distúrbio da audição no qual há um impedimento da habilidade de analisar e/ou interpretar padrões sonoros. Quanto aos testes especiais na avaliação do PAC, pode-se afirmar que:

  • A.

    no teste de fala filtrada e de fusão binaural, os 25 monossílabos são distorcidos; na condição passabaixo foi feita uma atenuação progressiva de 2500 a 800 Hz;

  • B.

    no teste diótico consoante vogal, os estímulos verbais são as sílabas [pa], [ta], [ca], [ba], [da], [ga], combinadas entre si;

  • C.

    no teste de fala com ruído branco, os estímulos verbais são 20 monossílabos, que são mixados a um ruído branco, através de um audiômetro;

  • D.

    no teste diótico com sons não verbais competitivos, os estímulos são 6 sons ambientais combinados entre si de modo a formar 24 pares;

  • E.

    no teste de escuta monótica e diótica com sentenças, os estímulos são 12 sentenças sintéticas de 2ª ordem elaboradas em português.

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