Questões sobre Geral

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Paciente apresenta aos testes de diapasão: rinne negativo, weber com lateralização para a orelha pior e teste de schwabach prolongado.

Esse resultado é característico da seguinte deficiência:

  • A.

    central

  • B.

    sensorial

  • C.

    funcional

  • D.

    condutiva

Distúrbios vocais decorrentes de afecções neurológicas, como, por exemplo, traumas cranianos ou esclerose lateral amiotrófica, limitam ou impedem a comunicação.

Nesses distúrbios, a terapia de voz tem o objetivo prioritário de:

  • A.

    reduzir a hipernasalidade

  • B.

    diminuir a qualidade vocal instável

  • C.

    maximizar a inteligibilidade da voz

  • D.

    equilibrar a coordenação fono-respiratória

A presença de sulcos longitudinais na língua, normalmente dois ou três, é indicativa da existência de:

  • A.

    mordedura freqüente durante a fala

  • B.

    deglutição indevida com projeção lingual

  • C.

    alteração da língua, relativa à função de articulação

  • D.

    desproporção entre a largura da língua e a largura da cavidade oral

Em reabilitação vocal, os sons a serem utilizados com o objetivo de propiciar uma emissão normotensa e equilibrada em ressonância são classificados como:

  • A.

    plosivos

  • B.

    vibrantes

  • C.

    fricativos

  • D.

    hiperagudos

De acordo com a perspectiva sócio-histórica, a atenção, a percepção e a memória são funções nicialmente naturais, que passam a ser voluntárias.

Este processo ocorre por:

  • A.

    treinamento específico

  • B.

    mediação da linguagem

  • C.

    interferência da escolarização

  • D.

    estimulação psicomotora global

Nos pacientes portadores de deglutição atípica ou adaptada, observamos, primordialmente, contração do seguinte músculo:

  • A.

    mentalis

  • B.

    masseter

  • C.

    orbicular

  • D.

    bucinador

A Associação Americana de Psiquiatria utiliza os seguintes grupos de sintomas para caracterizar a síndrome autística:

  • A.

    isolamento social e relacional / ausência de fala e linguagem / dificuldade com mudanças

  • B.

    problemas emocionais de origem familiar / alterações gramaticais persistentes / problemas de interação social e relacional

  • C.

    distúrbios sociais e comportamentais / problemas afetivos profundos / presença persistente de atividades repetitivas e metódicas

  • D.

    incapacidade qualitativa na interação social / distúrbios na comunicação e na atividade imaginativa / repertório restrito de atividades e interesses

Na avaliação fonoaudiológica de um bebê, além das investigações como histórico, dados hospitalares e observação de reflexos e padrões motores, torna-se fundamental realizar a palpação com o objetivo principal de:

  • A.

    aferir o padrão respiratório

  • B.

    verificar estruturas intra-orais

  • C.

    determinar o tipo de alimentação

  • D.

    descobrir malformações genéticas

O conceito de consciência fonológica, indispensável à compreensão dos transtornos da língua escrita, é caracterizado como:

  • A.

    inventário mental dos fonemas da língua

  • B.

    transtorno específico das aquisições fonológicas

  • C.

    compreensão da organização fonológica de forma seqüencial

  • D.

    capacidade de reconhecimento de unidades inferiores à palavra

Segundo o Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais – D.S.M. IV – o diagnóstico de distúrbio ou transtorno de déficit de atenção baseia-se nos seguintes critérios:

  • A.

    desatenção, impulsividade e hiperatividade

  • B.

    hiperatividade, distração e labilidade emocional

  • C.

    impulsividade, distração, baixo rendimento escolar

  • D.

    desatenção, labilidade emocional e baixo rendimento escolar

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