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A terapia para apraxia verbal se diferencia das terapias para afasia e disartria, basicamente por:
abordar o discurso de forma global
centrar-se na organização da articulação
focar o trabalho nas técnicas de fonação
estimular os aspectos semântico-pragmáticos da linguagem
Através do analisador coclear, pode-se realizar duas formas de emissões otoacústicas produtos de distorção.
Os gráficos referentes a cada uma dessas formas são:
stim supress e entrada/saída
FFT smoothing e stim polarity
input/output e audiococleograma
espectro de amplitude e DP Gram
A terapia fonoaudiológica para pessoas submetidas à cirurgia de correção de insuficiência velofaríngea deve ser iniciada após:
a retirada das pontes
a cessação do edema
a revisão médica dos 6 meses
o término do efeito de anestesia
Um paciente com afecção bilateral grave dos lobos parietais apresenta alteração, undamentalmente, do seguinte sistema:
lexical
sintático
semântico
morfológico
A gagueira, abordada historicamente por diferentes teóricos, tem como suas três principais correntes:
tônica, clônica e mista
cognitiva, afetiva e neuromotora
fonatória, psicomotora e psíquica
articulatória, emocional e lingüística
Segundo o gerativismo de Noam Chomsky, o dispositivo de aquisição da linguagem necessita da seguinte condição para ser detonado:
exposição aos dados da língua da criança
interação da criança através do maternalês
experiência da criança em interação com seu ambiente
interação lingüística de qualidade com outros indivíduos
Na reabilitação do paciente disfônico, o exercício mais adequado para as fendas das regiões anterior e medial da glote membranosa é:
voz salmodiada
fonação sussurrada
ataque vocal brusco
emissão inspiratória
Considere uma queiloplastia com resultado funcional insatisfatório, seja pela demora na intervenção, seja por não se considerar o aspecto funcional da musculatura.
Isto tem como conseqüência uma dificuldade na emissão de fonemas do tipo:
nasais
glóticos
bilabiais
posteriores
Como aspectos psicomotores fundamentais para a terapia de discalculia, podem ser destacados:
coordenação dinâmica geral, equilíbrio, noção espacial, noção temporal e ritmo
eixo corporal, praxia, coordenação oculomotora, orientação espacial e lateralidade
postura, imitação de gestos, coordenação oculomotora, imagem do corpo e pré-escrita
esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal e pré-escrita
O desenvolvimento da referência objetal em sua fase inicial, ou seja, do primeiro ao quarto/quinto ano de idade, deve ser avaliado, fundamentalmente, com a observação da criança quanto à:
relação com brinquedos e jogos
atuação e manipulação dos objetos
compreensão e utilização das palavras
evolução dos aspectos psicomotores e afetivos
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