Questões sobre Geral

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Sabe-se que as cirurgias de cabeça e pescoço, frequentemente, acarretam alteração na deglutição. Na avaliação dessa função, geralmente, deve-se considerar

I. iniciar a avaliação na consistência pastosa fina.

II. o volume inicial de 6 ml.

III. introduzir o alimento na porção remanescente mais funcionante.

IV. proceder inicialmente à higiene oral.

V. solicitar a emissão da vogal /a/ entrecortada após a deglutição.

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – II.
  • B. II – III.
  • C. I – III – IV.
  • D. II – III – IV.
  • E. III – IV – V.

O paciente que é diagnosticado com câncer de laringe e não pode ser submetido a uma cirurgia parcial, que mentenha as funções deste órgão, deverá ser submetido a uma laringectomia total. Com referência a esse procedimento cirúrgico, leia as afirmativas a seguir.

I. As perspectivas de reabilitação oral de um paciente laringectomizado total são método da deglutição, método da aspiração e método da injeção.

II. Uma das possibilidades de o paciente submetido à laringectomia total apresentar disfagia é quando, diante da presença de fístulas traqueoesofágicas, já que as vias aérea e digestiva não se comunicam no laringectomizado total.

III. Todos os métodos de aquisição da voz esofágica são diferentes quanto à captação do ar do meio externo, porém iguais quanto à expulsão desse ar para a fonação.

IV. Para atendimento de um paciente laringectomizado total, é sempre necessário adequar à mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios.

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – IV.
  • B. II – III.
  • C. III – IV.
  • D. I – II.
  • E. I – II – III.

O fenômeno voz manifesta-se:

  • A.

    somente como voz cantada;

  • B.

    somente como voz falada;

  • C.

    como voz falada e cantada;

  • D.

    como voz articulada;

  • E.

    nas disfonias.

A reabilitação fonoaudiológica nas laringectomias parciais decorre das alterações básicas impostas pela ressecção cirúrgica efetuada, a qual pode limitar uma ou até mesmo todas as funções da laringe. Desse modo, analise as afirmativas a seguir

. I. Nas laringectomias parciais verticais, o maior impacto é na deglutição e, nas laringectomias parciais horizontais, o impacto maior é na fonação.

II. A laringectomia fronto-lateral, quando ocorre com a aritenoidectomia, a qualidade vocal tem a tendência de ser áspera.

III. No atendimento de pacientes submetidos à cordectomia, deverá ser priorizado o trabalho de coaptação glótica.

IV. Nas laringectomias parciais, quando diante da aspiração, é importante considerar 03 fatores básicos: não elevação laríngea, não adução das pregas vocais e alteração do segmento faringo-esofágico.

V. A terapia fonoaudiológica nas hemilaringectomias é semelhante à da laringectomia frontal anterior.

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – II.
  • B. II – III.
  • C. III – IV.
  • D. IV – V.
  • E. III – IV – V.

São estruturas da fonação:

  • A.

    lábios, língua, dentes, palato duro, palato mole, mandíbula e laringe;

  • B.

    lábios, língua, dentes, palato duro, palato mole e laringe;

  • C.

    lábios, língua, dentes, palato duro, palato mole e mandíbula;

  • D.

    lábios, língua, palato duro, palato mole, mandíbula e laringe;

  • E. lábios, língua, dentes, palato duro, mandíbula e laringe.

De acordo com as possibilidades de educação do surdo é CORRETO afirmar que

  • A. é considerado aspecto positivo para a educação do surdo o seu processo de inclusão na escola regular, pois favorece o contato com o mundo ouvinte e as relações sociais.
  • B. para a educação do surdo, o seu processo de inclusão na escola regular o expõe a materiais orais e escritos que acarretam inúmeras frustações ao indivíduo e consequente lentidão no processo de aprendizagem.
  • C. na educação do surdo em classe especial, em escola regular, normalmente não há variedade de problemas de aprendizagem.
  • D. a educação do surdo em escola especial é interessante, pois, além de permitir um contato significativo com crianças ouvintes, há ainda a divisão por faixa etária e estágios de desenvolvimento.
  • E. a educação do surdo em escola especial bimodal não permite a escolha do canal mais fácil para comunicação.

Nos mamíferos, os pulmões se comunicam com o ar exterior através:

  • A.

    das cavidades nasais;

  • B.

    das estruturas do trato respiratório;

  • C.

    da laringe e cavidades nasais;

  • D.

    dos órgãos da respiração;

  • E.

    da traquéia, da laringe e das cavidades nasais.

O atendimento à beira do leito visa, principalmente, à reabilitação dos pacientes com

  • A. distúrbios de deglutição.
  • B. distúrbios de linguagem.
  • C. afasia.
  • D. disfonia.
  • E. distúrbio de fala.

É correto afirmar que são estruturas do trato respiratório e órgãos da respiração, respectivamente:

  • A.

    traquéia, laringe, faringe, cavidades orais e nasais - pulmões;

  • B.

    traquéia, laringe, faringe e cavidades nasais - pulmões;

  • C.

    traquéia, laringe, faringe, cavidades orais e paranasais - pulmões;

  • D.

    traquéia, laringe, faringe - pulmões;

  • E.

    traquéia, esôfago, faringe, cavidades orais e nasais - pulmões.

Desenvolver monitoramento auditivo, perceber o espaço vocal, conhecer e aplicar técnicas de projeção vocal, conhecer e aplicar técnicas de melhor nitidez articulatória, são técnicas para serem aplicadas em

  • A. disfêmicos.
  • B. profissionais da voz.
  • C. idoso.
  • D. crianças.
  • E. deficientes auditivos.
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