Questões sobre Geral

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Percepção, discriminação, memória, análisesíntese e figura-fundo são itens que fazem parte da avaliação da leitura e escrita no que diz respeito ao aspecto:

  • A.

    motor;

  • B.

    cognitivo;

  • C.

    fala;

  • D.

    leitura e escrita;

  • E.

    sensorial, visual e auditivo.

São aspectos freqüentemente apontados como desencadeadores de problemas de aprendizagem, EXCETO:

  • A.

    alterações fonético-articulatórias.

  • B.

    transtornos do déficit de atenção com ou sem hiperatividade associada.

  • C.

    alterações nas habilidades de processamento auditivo.

  • D.

    distúrbios do sono, como os observados em respiradores orais.

  • E.

    alterações no sistema fonológico.

Para o preenchimento correto da lacuna da frase "Atividades de equilíbrio estático e dinâmico, como ficar num pé só, favorecem a _____" tem de ser usado o que está expresso na opção:

  • A.

    motricidade fina;

  • B.

    discriminação auditiva;

  • C.

    motricidade geral;

  • D.

    seqüência temporal;

  • E.

    memória auditiva.

Com relação às funções da orelha média, é correto afirmar que:

  • A.

    compensa a perda de energia sonora através de três mecanismos principais.

  • B.

    atenua estímulos acústicos intensos, acima de 70- 90dB, em aproximadamente 35dB, pela contração reflexa e simultânea dos músculos acústicos.

  • C.

    recupera a perda de energia sonora em quase 40dB, devido à razão de área entre o tímpano e a platina do estribo.

  • D.

    compensa a diferença de impedância, em cerca de 2dB, através do complexo sistema de alavanca que se presume existir entre os ossículos.

  • E.

    protege a orelha interna contra a entrada de corpos estranhos.

Em crianças pequenas com distúrbios de linguagem, são avaliados processos ligados ao desenvolvimento. São eles:

  • A.

    capacidades cognitivas, níveis de comunicação e exame ortopédico;

  • B.

    habilidades sociais, capacidades cognitivas e exame periodontal;

  • C.

    níveis de comunicação, coordenação motora global e exame hematológico;

  • D.

    habilidades sociais, exame ortopédico e exame periodontal;

  • E.

    capacidades cognitivas, habilidades sociais e níveis de comunicação.

A avaliação audiológica em crianças a partir de 6 meses é geralmente realizada através do condicionamento e da observação comportamental. Considerando-se que essa avaliação seja feita em um ambiente de campo livre, é correto afirmar que:

  • A.

    a criança deve ser colocada em uma cadeira ou no colo da mãe, a qual tem que estar entre dois alto-falantes, posicionados em um ângulo de 45º em relação à cabeça da criança.

  • B.

    um sinal acústico controlado deverá ser apresentado em um nível bem acima do limiar (75-90 dBNA), e as respostas comportamentais observadas.

  • C.

    o sinal acústico deverá ser diminuído em etapas de 25dB para cada resposta positiva observada na criança.

  • D.

    deverão ser utilizados, na avaliação, diversos tipos de brinquedos sonoros, uma vez que esses possuem energia sonora em várias freqüências, o que facilita determinar a perda auditiva em função da freqüência.

  • E.

    dentre os diversos tipos de sinais gerados eletronicamente, o mais indicado é o tom puro.

Paciente de 30 anos apresenta quadro de paralisia facial no lado direito. Relata dor ao redor da orelha direita, no entanto não refere diminuição auditiva. Com base nessas informações, quais os achados audiométricos e imitanciométricos compatíveis com o quadro clínico deste paciente?

  • A.

    Audição normal bilateral, LRF (SRT) alterados, IRPF (IRF) alterados, timpanogramas do tipo "A", reflexos acústicos contra e ipsi-laterais presentes em ambas as orelhas.

  • B.

    Perda condutiva leve na orelha esquerda e audição normal na orelha direita, LRF (SRT) compatível com a perda auditiva na orelha esquerda e normal na orelha direita, IRPF (IRF) normais, timpanogramas do tipo "C" para orelha esquerda e "A" para orelha direita, reflexos acústicos contra e ipsi-laterais ausentes em ambas as orelhas.

  • C.

    Audição normal bilateral, LRF (SRT) normais, IRPF (IRF) normais, timpanogramas tipo "A", reflexos acústicos contra-laterais direitos presentes e esquerdos ausentes, reflexos ipsilaterais ausentes na orelha direita e presentes na orelha esquerda.

  • D.

    Perda auditiva condutiva leve bilateral, LRF (SRT) compatíveis com a perda auditiva, IRPF (IRF) normais, timpanogramas do tipo "B", reflexos acústicos contra-laterais ausentes e ipsilaterias presentes em ambas as orelhas.

  • E.

    Audição normal bilateral, LRF (SRT) normais, IRPF (IRF) normais, timpanograma tipo "Ar" para orelha direita e "A" para orelha esquerda, reflexos acústicos contra e ipsi-laterais presentes em ambas as orelhas.

Paciente com 45 anos, do sexo feminino, refere diminuição auditiva na orelha esquerda, percebida ao acordar. Refere, ainda, zumbido, cujo aparecimento se deu antes da diminuição auditiva. Após avaliação audiológica, foi diagnosticada uma perda auditiva unilateral de grau severo na orelha esquerda. Na avaliação vocal, apresentou LRF (SRT) compatíveis com as médias das freqüências da fala em ambas as orelhas, o IRPF (IRF) alterado na orelha esquerda e normal na orelha direita. Esses sintomas e achados audiológicos caracterizam:

  • A. surdez súbita.
  • B. caxumba.
  • C. doença de Menière.
  • D. sarampo.
  • E. surdez ototóxica.

Paciente com 32 anos, do sexo feminino, refere sensação de zumbido tipo "cachoeira", diminuição da acuidade auditiva em ambas as orelhas, iniciada há quatro anos, acentuando-se após a gravidez de seu primeiro filho. Diante desse histórico, que achados audiométricos e imitanciométricos são esperados?

  • A.

    Curva audiométrica plana, gap aéreo-ósseo máximo de 40dB, valores de complacência baixos, timpanogramas do tipo "B", ausência de reflexos acústicos contra-laterais em ambas as orelhas.

  • B.

    Curva audiométrica descendente, ausência de gap aéreo-ósseo, timpanogramas do tipo "A", valores de complacência normais, presença de reflexos acústicos contra-laterais em ambas as orelhas.

  • C.

    Curva audiométrica ascendente, gap aéreo-ósseo podendo ultrapassar 50dB, ligeira redução da condução óssea na freqüência de 2000Hz, timpanogramas do tipo "Ar", valores de complacência acentuadamente baixos, ausência de reflexos acústicos contra-laterais em ambas as orelhas.

  • D.

    Curva audiométrica em "U", ausência de gap aéreo-ósseo, timpanogramas do tipo "A", valores de complacência normais, presença de reflexos acústicos contra-laterais em algumas freqüências e ausência em outras.

  • E.

    Curva audiométrica horizontal, ausência de gap aéreo-ósseo, timpanogramas do tipo "C", valores de complacência baixos, ausência de reflexos acústicos contra-laterias em ambas as orelhas.

Pelo fato de poderem ser medidas de maneira não invasiva e por serem sensíveis ao estado coclear, as emissões otoacústicas têm usos clínicos em potenciais que incluem:

  • A.

    triagem de disfunção do sistema periférico e central da audição.

  • B.

    predição do limiar auditivo.

  • C.

    avaliação da integridade neural.

  • D.

    monitorizarão dos efeitos de agentes nocivos à cóclea, tais como vírus e bactérias.

  • E.

    avaliação de perda auditiva flutuante (Doença de Menière).

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